terça-feira, 9 de maio de 2017

CRENÇAS - 2, 3, 4 e 5


CRENÇAS - 2, 3, 4 e 5
Airton Sousa - Direto de Florianópolis Paciência - Rio

O texto de hoje é muito complexo; estudei muito antes de escrever e confesso que para mim é difícil falar de coisas complexas. O mais importante é que eu creio na Trindade. É uma das crenças da Igreja Adventista, a segunda doutrina daquela lista de 28. Neste texto, já englobaremos quatro crenças: A Trindade, O Pai, O Filho e O Espírito Santo. Peço que não deixe que a simplicidade com que vou escrever oculte o fato de que é um tema complexo, misterioso e grandioso.


O Farol do Calcanhar, mais conhecido como Farol de Touros, localizado no litoral Norte do Rio Grande do Norte é considerado o maior farol do Brasil e a segunda maior torre de orientação da América Latina.

São 62 metros da base até o topo, o equivalente a um prédio de 16 andares. Para chegar ao alto é preciso subir 298 degraus. Lá em cima trabalha o faroleiro, considerado a alma do farol. Ele é encarregado de manter o funcionamento do aparelho óptico, que ilumina os mares e permite a orientação pelos mares, mesmo a longas distâncias.

O facho luminoso transmitido pelo farol avança no mar até uma distância de 70 quilômetros da costa. A lâmpada responsável por isso tem 1000 watts de potência. As cores da torre, preta e branca, também facilita a orientação. 

Atualmente, muitas embarcações utilizam aparelhos com orientação espacial (GPS), mas os barcos de pequeno porte ainda são orientados pelos faróis.


Deus é muitas vezes, como esse farol. Ele é o Pai Eterno, que possui amor, luz e sabedoria infinita. Com Ele, fazendo parte da Trindade, está Seu Filho Jesus, que também é a Luz do mundo, e o Espírito Santo, aquele que ilumina.


A Trindade
A Trindade se refere à unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como três pessoas. É uma palavra formada das palavras “Tri” e “unidade” e descreve o conceito de ser tríplice. Bom esclarecer que esta palavra, “Trindade”, não é encontrada na Bíblia; é usada para facilitar o entendimento.

O Pai
Deus, o Pai Eterno, é o criador, a Fonte, sustentáculo, e soberano de toda a criação. Ele é Justo e Santo, Misericordioso e Gracioso. As qualidades e poderes exibidos no Filho e no Espírito Santo são também revelações do Pai.

O Filho
Deus, o Filho Eterno, encarnou em Jesus Cristo. Através dEle todas as coisas foram criadas e o caráter de Deus é revelado; a salvação da humanidade é completada e o mundo é julgado. Eternamente Deus, Ele tornou-se eternamente homem. Foi concebido pelo Espírito santo e nasceu da virgem Maria. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz, pelos nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dos mortos e subiu ao céu. Ele voltará novamente em glória para libertação final do Seu povo e para a restauração de todas as coisas.

O Espírito Santo
Deus, o Espirito Santo, trabalhou ativamente com o Pai e o Filho na criação, encarnação e redenção. Ele inspirou os escritores da Bíblia. Encheu a vida de Cristo com Seu poder. Ele atrai e convence os seres humanos; e àqueles que lhe respondem positivamente Ele renova e transforma à imagem de Deus. Ele distribui dons espirituais à igreja e guia-a em toda a verdade.

Em outras palavras, crer na trindade significa que eu creio que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são essencialmente um Deus, mesmo quando eles têm características próprias e ao mesmo tempo diferenças. Sentiu a complexidade?

Poderia escrever muito mais, o assunto é vasto, mas tentei resumir meu ponto de vista. O registro é para que você conheça essa crença. Você consegue compreender isso? Talvez não; mas devemos lutar para ampliar nosso conhecimento e entender pontos como esse. O Novo Testamento nos pede que obedeçamos à palavra de Jesus de fazer discípulos e batizar “no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28:19)

Neste dia, convido você a agradecer ao Pai por Sua bondade e grande amor por nós, pelo Filho que morreu em nosso lugar e pelo Espírito Santo que nos move a aceitar esse grande amor.
Bom dia, mas bom dia mesmo!

_________________________

Referências:

Texto baseado no Livro Nisto Cremos – Lição para Classe Bíblica da Escola Sabatina (Editora e ano de publicação não informados).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?