quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PANO AZUL


PANO AZUL
(por Eduardo Santos)


Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.”
(Gênesis 1:7).

É esquisito tentar imaginar o primeiro dia sem céu; chega a ser perturbador! Talvez isso aconteça pelo simples fato de conseguirmos vê-lo onde quer que estejamos, contanto que se esteja em local descampado. Acho que foi essa noção da imensidão do céu que me levava a pensar, quando criança, que ele era um grande pano azul que Deus havia posto sobre nós. Se acaso tivesse me questionado sobre a mudança no tom da cor do pano, creio que teria deixado essa teoria, de cara...
Falei, falei e a ideia de um dia sem céu ainda me incomoda. Também te incomoda? Passei a investigar e hoje vejo um exímio jogador de xadrez. Nunca gostei de jogar; penso que o motivo é nunca ter aprendido. Mas, pelo que sei, trata-se de organizar peças já posicionadas sobre o tabuleiro para realizar a jogada final, o famoso xeque-mate.

Se ainda falo Grego, passarei a falar Português, ou tentar. Alguns comentaristas do assunto sustentam a ideia de que o céu do qual falamos é o que conhecemos como atmosfera.1 Essa palavra tem origem grega e significa camada gasosa que envolve um corpo material. Voltamos a falar de gases, né?! Hoje, de forma diferente. Como disse na semana passada, não há evidências que comprovem se os gases foram criados ou se, simplesmente, organizados; temos apenas indícios, teorias.

Seria mero capricho organizar gases (incluindo vapor d’água) e usar um dia inteiro, praticamente, só pra isso? Por mais que não consigamos entender as atitudes divinas, acredite, não há nada que seja dispensável! Beleza, mas tem algum motivo pra Deus ter feito? Vários, provavelmente. Quer um exemplo? Existem gases importantíssimos, mas só se estiverem longe de nós, ou serão bem prejudiciais.

Parece difícil de imaginar algo assim - pelo menos pra mim foi. Pra resolver meu problema, observei meu cachorro. Espero que te ajude também. Uma vez, apliquei remédio de carrapatos nele. Ele precisava daquilo sob seu pelo. Mas, não satisfeito, ele decidiu que precisava saber se o remédio tinha gosto de biscoito, de cachorro, talvez. Resultado? Passou mal... O medicamento era imprescindível para meu amigo, mas só em seu exterior!

Voltemos à atmosfera... Ela é dividida (divisão térmica, a mais usada) em camadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. Assim como na história do meu cachorro, existem gases que precisam ficar onde estão para cumprir sua função.

Penso logo na dupla ozônio e oxigênio. São frutos da alotropia. Palavra nova? Já explico! Antes, precisamos lembrar que o gás que respiramos é formado por dois átomos de oxigênio, por isso representamos desta forma: O2. A alotropia é uma característica que alguns elementos químicos têm, de produzir diferentes materiais dependendo do número de átomos, ou, em linguagem gráfica, mudando o índice numérico - por exemplo, o oxigênio (O2) e o ozônio (O3).

Acho que todos concordamos que a camada de ozônio é indispensável para nossa sobrevivência. Mas acredite em mim, ninguém deveria desejar uma quantidade expressiva desse gás aqui próximo de nós. Vamos entender melhor: imagine uma barra de ferro que enferruja rapidamente. De forma bem simplificada: nós seríamos a barra enferrujada.

E o segundo dia termina da seguinte forma:
Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.” (Gênesis 1:8).

Tenha um ótimo dia com céu!

_____________
Referências:
1.      Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. p.:192.

2 comentários:

  1. Eu não quero ser uma barra enferrujada!!
    Adorei conhecer o conceito de alotropia (estou procurando u jeito de inserir essa palavra no meu vocabulário e usar nos bate-papos por aí).
    Mas o melhor de tudo, mesmo, é perceber, mais uma vez, que Deus é um Deus de detalhes. E um tremendo organizador, além de criador.
    Em suma, Ele é tremendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Denize? Eu também gosto muito do jeito que as coisas são. É quando olhamos pros detalhes de Deus que percebemos seu cuidado e carinho por cada um de nós. Em suma, Ele é tremendo mesmo!
      Abraços! ;D

      Excluir

O que você acha?