sábado, 7 de fevereiro de 2015

QUAL É A MAGIA DA INTERNET?


QUAL É A MAGIA DA INTERNET? 
(por Jackson Valoni)

Vários relacionamentos tiveram seu início graças às salas de bate-papo, às mensagens de texto, MSN, WhatsApp... O que nos torna simpáticos na internet? Como chamar a atenção? Você é um dos famosinhos do Facebook?
As redes sociais têm seu papel. Nunca irei desmerecer essas ferramentas. Eu, particularmente, era fã de várias comunidades do Orkut. Rs
A autoconfiança que o mundo virtual proporciona quase cria uma dupla identidade, talvez um alter ego. Dependendo do conteúdo exposto na tela do computador ou do celular, algumas pessoas respondem de maneira natural (pela forma como elas são) ou de forma artificial (como elas gostariam de ser naquele momento). Algumas respostas, entretanto, são tão efusivas que me pergunto qual é o limite pra que uma opinião compartilhada não se torne imprudência.
Os debates realizados na internet despertam em mim a curiosidade de saber quem está do outro lado escrevendo. De que forma aquela pessoa costuma falar com os outros? Como é na "vida real"? As faíscas que saem das letras refletem quem a pessoa realmente é ou o ânimo que utiliza nas discussões sobre religião, política e moralidade é fruto da misteriosa autoridade que a internet dá?
O assunto que mais me atrai nesses grandes debates polêmicos - que revelam um pouco mais sobre cada um – é a religião. Política também me interessa, mas quando Deus está no assunto o povo vem em peso pra comentar. O famoso “bate-boca” entre ateus e cristãos desperta os mais exaltados comentários. O que intriga mesmo não é a descrença do ateu, mas o teor das respostas dos ‘defensores de Deus’. É natural que as pessoas queiram provar seus pontos de vista, mas o argumento da ignorância deveria ser suprimido ao invés de, rapidamente, propagado.
 “Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.” Provérbios 14:17
“As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém suas palavras causam problemas.” Provérbios 15:28
Então, releve as provocações! Mas releve e olhe pro Alto, que é o lugar em que podemos ser nós mesmos porque Deus enxerga o nosso coração. I Samuel 16:7
“Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente.” Provérbios 23:9
Fale ao Alto que Ele ouve. Use a rede social original: a oração.



12 comentários:

  1. Não esperava algo diferente, adorei!

    A internet pode ser bênção ou maldição, dependendo de como a utilizarmos.

    As discussões / debates religiosos realmente sempre são bem calorosos. Como bem disse, os "defensores de Deus" por vezes se excedem. Crer em Deus, ser cristão, vai muito além de bater no peito e dizer : - Eu creio! As atitudes falam muito mais do que qualquer palavra.

    Afinal, o que é ser Cristão? O verdadeiro cristão não prega o ódio, não " defende " Deus com palavras ofensivas. Não imagino Cristo ofendendo ninguém, Ele veio ser exemplo, pregou o verdadeiro amor, quis e ainda quer levar todos a Deus.

    Não precisamos e nem devemos ser agressivos ou usar palavras grosseiras para valer nossos argumentos sobre o Alto. "Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros." Provérbios 16:21

    Falemos Alto, falemos sobre o Alto, falemos com o Alto! "A oração é a respiração da alma ".

    Ps: graças às mensagens de texto? Acho que me identifiquei! Rs

    ResponderExcluir
  2. A amizade traz confiança pra falar sobre qualquer coisa. Não precisamos enfiar doutrinas e conceitos goela abaixo de ninguém.

    Quanto à mensagem se texto, você é suspeita demais pra falar rsrs Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O que me deixa triste, muito triste, nos debates na internet, é aquele tom agressivo - se o outro não pensa como eu penso, ele é inferior, ele é menos do que eu, ele não sabe das coisas, não enxerga (isso quando os adjetivos não são mais fortes: burro, imbecil, idiota, ridículo... e por aí vai).

    Parece muito difícil lidar com as diferenças de opinião e de conhecimento. Ponto de vista, eu costumo dizer, é apenas a vista do meu ponto. Mas quando estamos cheios de certezas, geralmente não admitimos que outros tenham dúvidas; menos ainda que tenham certezas diferentes das nossas; e, muito, muito menos, que sejam contrárias às nossas.
    E assim, definitivamente, não crescemos nem deixamos que o outro cresça.

    ResponderExcluir
  4. Bingo! Essa semana mesmo fui premiado com um adjetivo que nem vale a pena ser reescrito, porque votei no partido X. O melhor a fazer e seguir em frente...

    ResponderExcluir
  5. Estou me afastando das polêmicas e debates da internet. Decidi usar o aplicativo "Falando ao Alto". Muito mais eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aplicativo tem edição ilimitada. Aspecto simples e resultado incrível.

      Excluir
  6. É verdade ja deixei de falar com pessoas no face por isso para elas oq falam e certo e pronto eu como ja passei dos 40 não estou mais afim destas conversas bobas por isso q amei o blog de vocës, papo bom e saldavel!! A internet é uma arma na mão de algumas pessoas!! E vcs sempre de parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios! Palavras doces como a sua dão liga pra nossa vontade de fazer melhor!

      Excluir
  7. Show Jackson!
    Sou super fã das redes sociais e tudo mais que diz respeito à internet, me fascina a rapidez de compartimento de idéias (quem dera se todas elas fossem boas).
    Mas também sei o quanto toda essa modernidade digital, tem influenciado pessoas, nem sempre pro bem..
    As redes sociais tem afastado amigos, distanciado famílias, muitas vezes por um mau entendido!
    A internet nos deu poderes incríveis, é lamentável não sabermos usa-los
    Não temos limites, não respeitamos mais as opiniões alheias, nos envolvemos em discussões desnecessárias e principalmente, não temos tempo pra mais nada!
    Vi que o negócio estava ficando sério, quando vi pessoas "orando" no Facebook, seria cômico se não fosse trágico, a que ponto nos chegamos..
    Muito bom o assunto abordado, serve de alerta pra todos nos!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente virando zumbi por causa desse vício com a tecnologia. Tanto walking dead que até a forma de se expressar é afetada. Preocupante!

      Excluir
  8. A internet veio para ajudar e atrapalhar. Mesmo não falando pessoalmente temos que ter cuidado com as palavras, pois nesse meio é mais difícil de explicar o que se está falando, gerando várias interpretações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saber a entonação com que a pessoa está se expressando é um problema sério. Agora mesmo, por exemplo, posso estar querendo transmitir um sentimento de tristeza, frustração, raiva ou simples indiferença.

      Excluir

O que você acha?