domingo, 8 de fevereiro de 2015

ATÉ ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?


ATÉ ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?
(por Lucileide Santos)


Empenhada naquela arrumação do quarto, coisa básica de início de ano, encontrei um texto que acredito ser familiar a todos. Vamos fazer o seguinte, eu dou um trecho e você me diz qual é, ok?!
“Minha terra tem palmeiras...”

Isso mesmo, “Canção do exílio” de Gonçalves Dias! Esse texto me faz sorrir todas as vezes que o leio! Falar de um lugar melhor pra onde você deseja ir faz todo o sentido para mim. Engraçado que, neste instante em que escrevo, duas lembranças insistentes vêm a minha memória, aliás, duas belas lembranças: a Igreja Adventista de Vila Valqueire cantando com toda a animação o hino “Eu vou para o céu”, que mora no nosso coração (porque cantamos sempre), e um texto de João que está em Apocalipse 21 e 22.

Costumam dizer por aí que Gonçalves Dias foi um dos primeiros a tratar sobre exílio. Eu digo a vocês, meus queridos, que, muito antes disso, nosso amado apóstolo João já falava de uma terra para a qual ele desejava voltar e, ainda lhes digo mais, é impossível saber dela e não imaginar/desejar estar lá.

Todas as manhãs eu converso com Deus (algo que eu, particularmente, gosto muito de fazer! Acho que você também deveria experimentar. #ficaadica). Hoje, conversando e lendo a carta que Ele deixou para nós, me deparei com Isaías 11:6-9. Dá até pra fazer uma paráfrase:

Minha terra tem lobos que brincam com cordeiros
Leopardo e cabrito lá juntos dormirão
As crianças deles poderão cuidar e
Nenhum homem ou animal ali se ferirá ou morrerá.

Versos brancos à parte, o que preciso lhes dizer é que eu tenho um lar, você tem um lar e não é aqui! É melhor, muito melhor do que podemos imaginar. Gonçalves Dias queria voltar para o Brasil. Eu, como não me contento com pouco, quero algo melhor! Eu quero o Céu!

16 comentários:

  1. É muito interessante ver uma jovem com convicções tão sólidas assim, você passa muita leveza em servir a Deus! Que o Senhor continue te abençoando e dando tão lindas inspirações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Paulinha! Que o Senhor continue abençoando todas nós! ;)

      Excluir
  2. Querida sobrinha todos nos queros o noso lar, principalmente um lar ao lado do Nosso Pai eterno mas infelizmente alguma coisa nos faz perder algo no caminho da vida, mais sim so Jesus é a solução!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida tia, se por um acaso nos perdemos no caminho ou nos sentimos fracos podemos contar com o nosso Salvador. Ele mais do que ninguém deseja que estejamos no lar eterno. E você não vai perder essa chance,né?!

      Cola com Ele que é vitória garantida! ;)

      Excluir
  3. #tamojunto
    E eu desejo que não seja apenas aqui, nesta vida.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Diooogo! Que bom ver você por aqui. Esteja sempre a vontade para voltar,viu?! Fiquei feliz. =)

      Excluir
  5. Este belo texto deixou me coração cheio de saudades e um desejo renovado de morar neste lindo lugar. Afinal, também não me contento com pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Airton! Deus nos fez para sempre desejar o que é melhor. Não é a toa que Ele criou uma cidade linda lá no Céu...porque Ele mesmo não quer que nos contentemos com pouco.

      Excluir
  6. Lindo texto Lucileide! Este lugar está dsponível pra cada um de nós. Sou grato a Deus por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,saber que Deus preparou um lugar especial para nós é incrível,mas saber que esse lugar está disponível para todos traz uma alegria imensurável! Também sou muito grata a Deus por isso.

      Excluir
  7. QUE LINDO!!!!!!!!
    Esse texto também me fez lembrar uma outra canção do Exílio, que está na bíblia no salmos 137, Saudades da pátria.
    Amo muito esse salmos que virou até uma música e viajo quando a ouço. Tem tudo a ver com a nossa realidade, o povo de Israel tinha sido levado como escravo pra uma terra distante, eles choravam com saudades do lar e não sentiam mais vontade de cantar.
    A oração deles era pedindo que pudessem voltar ao lar, " Meu Deus, permita só uma vez mais O meu cantar, Sião meu lar ficou pra trás, Só em lembrar, que dor. Só resta a esperança que irei Voltar ao lar, Pra então cantar mais uma Vez, Senhor", Como esquecer meu lar Jerusalém?
    Lucileide um lindo texto, vou dormir ouvindo essa música, e como você, também não quero me contentar com pouco, quero meu lar, Jerusalém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, esse Salmo é mesmo muito bonito. Fico feliz que encontrarei com pessoas tão especiais, que assim como eu, aguardam o grande dia em que vamos voltar para casa.

      Excluir

  8. Que maravilha, né!?

    "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 21:4

    Não é por nada não, mas Gonçalves Dias podia ter desejado muito mais. Deus tem algo muito bom preparado para todos nós, não se trata de devaneio, é certeza de maravilhas que nossos olhos nunca enxergaram.

    Pelo menos nisso concordamos com Gonçalves Dias:
    "Minha terra tem primores,
    Que tais não encontro eu cá".



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,Pamela!

      Nossa Terra é mais bela do que tudo que alguém possa descrever,mais agradável do que qualquer sensação já sentida e pra lá é o que mais quero.

      Excluir

O que você acha?