sexta-feira, 24 de abril de 2015

"AMO CADA SÁBADO!"


"AMO CADA SÁBADO!”
(Por Denize Vicente)

Há algum tempo, eu era conhecida na “blogosfera” como “a garota do ‘Feliz Sábado!’”. Só descobri isso um tempo depois, porque, na verdade, eu nem me dava conta de que minha festa pelo sábado já começava de véspera, e também não percebia que as pessoas realmente notavam isso.

Talvez porque o sábado, pra mim, seja um dia especial de verdade, feito para ser o melhor dia da minha semana, eu sinto uma espécie de alívio quando a sexta-feira vai terminando e eu já posso ver, por trás dos montes, o sábado chegando... Por esse motivo, talvez, eu gostava muito, nos meus posts, de contagiar as pessoas com a ideia de que esse é o dia mais legal de todos!

Quando eu era criança, a gente cantava u’a musiquinha que dizia mais ou menos assim: Aos sábados eu vou passear / e olhar o que Deus fez / Eu vejo, então, belezas mil / Do Seu poder sem-par.

Eram muitos versos, nessa mesma música, e embora eu não me lembre de todos ainda guardo alguns na memória:
Eu posso ver as árvores / E quão feliz eu sou / Pois seu verdor também me diz: / “Foi Deus quem me criou”.

Eu vejo um sapinho bom / Ali por onde vou / Pulando vai, dizendo assim: / “Foi Deus quem me criou”
Eu paro então, a fim de ouvir / A voz de um bem-te-vi / “Foi Deus quem me criou também / Estou feliz aqui”

Eu vou até o rio e ali / Está um lambari / Que diz assim “Feliz estou / Pois Deus me pôs aqui”

E quando o sol se põe no além / Ao lar de volta estou / Disposto a ser melhor também / Pois Deus a mim criou.
(Enquanto escrevo a letra, vou cantando, aqui, com saudades da minha infância...)

Havia uma outra música, também, que falava de "visitar os doentes". E começava assim: O sábado é um dia feliz, / um dia feliz, um dia feliz / O sábado é um dia feliz / Amo cada sábado! E depois os versos davam mais ou menos "o roteiro" do dia feliz: ir à escolinha sabatina (uma escolinha que tinha na igreja que a gente ía), voltar em casa para almoçar, e depois visitar os doentes.

Pois é... canções do tempo de criança, que nos trazem recordações e que nos ensinaram coisas jamais esquecidas, como a importância do sábado como um dia especial - um dia pra estar ali, no meio da natureza, observando as criaturas, em sintonia com o Criador, dia de recompor as energias, compartilhar alegria, esperança e vida com o outro.

Sim, amadinhos, eu aprendi, quando criança, que cuidar dos enfermos, ir a um hospital visitar alguém que se encontra internado, caminhar no meio da natureza, reunir-se com a família, reservar um tempo para manter contato com o Papai do Céu são ingredientes perfeitos na receita do “Sábado Feliz!”.

Uma vez, num desses sábados felizes, eu saí de casa por volta das três horas da tarde e fui visitar alguém que estava internado em um hospital. Levei meu sorriso, um abraço e algumas flores. E muito embora eu tenha levado alegria e deixado ali um bocado de força e ânimo, "eu levei a melhor". Verdade! Pensei que estava indo fazer bem a alguém e quem saiu de lá satisfeita, feliz e revigorada fui eu mesma. Porque a alegria que você leva aos outros retorna, no mesmo instante, para fazer você feliz.

Naquela mesma tarde, saindo daquele lugar, tão feliz e animada, liguei pra minha mãe, pedindo o endereço de um outro hospital, onde Dona L. estava internada, pois eu queria seguir para lá. Só que já eram quatro e quinze da tarde, e o horário de visitação, eu não sabia, acabava às cinco. Não daria tempo de chegar. Anotei o endereço e me comprometi, comigo mesma, de ir vê-la no sábado seguinte.

Para minha tristeza... na quarta-feira Dona L. se despediu deste mundo.

Se você conhece alguém que precisa de carinho, de atenção, alguém carente de esperança, ansioso por uma visita, precisando de assistência, cuidado, alguém abandonado, com poucos ou nenhum amigo, alguém sofrido... corra pra fazer a sua parte! Não deixe pra depois. Arranje forças em meio ao cansaço, e experimente a alegria de ser um instrumento de amor.

Mais um sábado está chegando. Abra seu coração, transpire esperança, inspire esperança! Sabe o que eu lhe desejo, hoje? Que a sua casa seja um lar de esperança; suas palavras, fonte de esperança; seu olhar, que seja uma doce esperança; que a sua vida seja cheia de esperança; que até mesmo a sua sombra seja um brilho de esperança! E corra pra espalhar essa luz! Não perca a chance. “A vida é tão rara... A vida não para...”, já cantava o Lenine. “Será que temos esse tempo pra perder?” 1

Hoje é sexta-feira. Daqui a pouquinho o sábado vai pintar na nossa vida! Dia de alegria, de esperança, de harmonia e descanso... Dia de visitar os doentes, conversar com idosos, brincar com uma criança, rir e sorrir com seus amigos, almoçar junto com eles, ouvir o barulho do rio, abrir os braços como um passarinho no meio de um bosque e sair correndo como se estivesse voando, levar alimentos a quem tem fome... - não que você não deva fazer isso nos demais dias da semana, mas na correria do dia a dia duvido que seja assim tão frequente.

Separar um dia, a cada semana, para essa relação especial com as pessoas, com Deus e com a natureza faz parte do plano. Então, faça a sua parte... prepare-se desde hoje para curtir o sétimo dia. E é nessa “vibe” que eu lhe desejo um “Feliz Sábado!!!”


______________________

Referência:
1. Paciência – Letra e música: Lenine – Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9X-hhzu0riw - Acessado em: 27.03.15

5 comentários:

  1. Quando leio teus textos, imagino o início de algum filme da Disney. Isso é um elogio. Feliz sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahaha!!! "Isso é um elogio" foi muito bom para não deixar dúvida... Rsrsrsrsrs
      E filmes da Disney sempre tem música, né? :)))
      Feliz sábado, Jackson! Que o seu dia, hoje, seja tão mágico e especial como os filmes, mas que o protagonista seja você, levando alegria e esperança a alguém, neste sábado, para que ele seja um dia feliz!!!

      Excluir
  2. O sábado sempre foi uma festa pra mim, desde pequeno também, mas hoje ele tem um significado maior, depois de trabalhar a semana inteira, cansado, quebrado, o sábado é o dia de descanso. Dia também para meditar, refletir e ajudar o próximo.
    Então, relembrando os seus tempos de "garota do feliz sábado", eu que também ainda sou um garoto, venho desejar um abençoado e feliz sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é é a versão garoto do Nosso Amiguinho criança. Rs
      Que seu sábado esteja sendo feliz, Amigão!!,

      Excluir
  3. Amei o texto. Também guardo no meu coração as duas canções da escolinha que você mencionou!

    ResponderExcluir

O que você acha?