sábado, 18 de abril de 2015

O GUIA


O GUIA
(Por Jackson Valoni)

Toda criança já fez alguma besteira. Eu fui, e sou, muito bagunceiro. Já torci o braço e a perna, e gostava quando meus amigos vinham escrever no gesso. Apesar de ser bagunceiro, eu tinha limites. Deveria seguir regras que meus pais colocavam, senão eu me dava mal em casa.

O livro de Êxodo mostra Deus falando pessoalmente com Moisés no Monte Sinai e, pouco mais tarde, na Tenda da Congregação. Deus escreveu com o próprio dedo um guia fundamental de sobrevivência física e espiritual. Somente um Ser que possui por atributos as funções de Legislador e Juiz (Tiago 4:12) e cujo caráter reflete a justiça seria capaz de elaborar uma lei com apenas dez "artigos" que revelam a essência do Autor, do próprio Deus, que é o amor. Guardar os mandamentos de Deus é uma prova de amor a Ele (João 14:15).

Pra que servem as leis? “O pecado é a transgressão da lei.” (I João 3:4)
Felizmente, somos salvos pela graça de Deus (Efésios 2:8). Só pelo amor dEle temos esperança de algo muito melhor do que temos hoje. A lei não salva, de jeito nenhum! (Gálatas 2:16-21) Mas vejo a importância de se guardar as leis quando sei que até Jesus veio para cumpri-las. Apesar de não representarem a fórmula para a salvação, são as leis divinas que me ajudam a estar mais próximo dela. (Mateus 5:17-19)

Meu desejo, hoje, é que meu entendimento sobre a salvação seja melhor que o do jovem rico (Marcos 10:17-22). Ele seguia os mandamentos de Deus, até citou alguns para Jesus, mas não percebia que aquelas leis existiam tão somente para aproximar os homens de Deus e receber o amor dEle de modo ainda mais visível. Quero sentir prazer em honrar meus pais, guardar o sábado, adorar somente a Deus. Que Ele afaste de nós os desejos que não convêm a um cristão. (Êxodo 20:1-17)
Amém.

2 comentários:

  1. Um jogo sem regras é uma bagunça. Até um par ou ímpar tem suas regras, ou vai dar confusão. Não é a regra do par ou ímpar que define quem vai ser o vencedor. Mas sem elas fica difícil saber se vencemos ou se perdemos. Nem dá pra jogar.
    Por que nos parece tão difícil aceitar que regras e leis também devem ser respeitadas, na vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei de trânsito, regra do impedimento, receita de bolo, votos de matrimônio... tudo serve pra dar ordem e organizar as coisas.

      Mas sua pergunta é retórica: Por que nos parece tão difícil aceitar que regras e leis também devem ser respeitadas, na vida?

      Excluir

O que você acha?