sexta-feira, 3 de abril de 2015

LIBERTAÇÃO


LIBERTAÇÃO
(Por Denize Vicente)

Quando eu era uma menininha, na minha infância, tinha minhas amiguinhas do prédio. Éramos crianças, e todos nos chamavam carinhosamente no diminutivo - a Rita era a “Ritinha”, a Virgínia era a “Virginha”, e eu era a “Denizinha”.

Eu fui criança num tempo em que brincar na rua era bom e não era perigoso. A gente brincava de casinha, fazia comidinha, pulava corda, amarelinha, andava de bicicleta, e brincava de roda. Sim! Brincávamos de roda, cantando alegremente. Às onze da manhã, todos os dias, a pedreira que havia em frente à nossa casa estourava, e eu sabia que era hora de me despedir das amiguinhas, subir, tomar banho, almoçar e seguir feliz pra escola. Bons tempos...

Uma das músicas que a gente cantava nas brincadeiras de roda, além da famosa “ciranda, cirandinha”, tinha uns versos bem interessantes:
Lá vem a lua saindo
Com três estrelas do lado
A do meio vem dizendo
Que a ......... tem namorado.
- Tô presa, meu bem, tô presa
Tô presa por um cordão.
Me solte, meu bem, me solte,
Me solte pelo coração.
Eu amo a letra ......
Por ela tenho paixão,
O nome que eu mais escrevo:
...... do meu coração.
Eu gostava do Jorge, irmão da Ritinha, embora ela nunca tenha desconfiado, nem ele, nem ninguém, até porque eu não cantava “Eu amo a letra J...”; eu sempre inventava um nome desconhecido, pra não me entregar, claro! A Ritinha gostava do outro menino, o Márcio, e ela não escondia; o apelido dele era Poeira e ela cantava assim: “Eu amo a letra ’Pu’ / Pulera tenho paixão / O nome que eu mais escrevo: ’ Puera’ do meu coração.
Assim mesmo! :)

Entre paixões escancaradas e outras ocultas, estávamos ali, cantando pela liberdade que somente um amor pode trazer: “Me solte, meu bem, me solte / Me solte pelo coração.

Quando penso em amor e liberdade, quando eu penso numa paixão daquelas, capaz de tirar as amarras da gente, soltar a alma pelo coração, não lembro somente da minha infância, do Jorge, e do Poeira. Lembro também de alguém que ao me ouvir gritando: “Me solte!!”, vem correndo pra me libertar. Uma paixão que não se atrasa, que se sacrifica, um amor que me vendo aflita, presa em meio às amarguras da vida, sofrendo com os cordões que me amarram às coisas que não me fazem crescer, que não contribuem para a minha felicidade, aprisionada nos maus hábitos que tento vencer, e louca pela liberdade, vem e me solta pelo coração.

Estou falando do amor de Jesus Cristo. Um Deus que veio atrás da gente pra tirar as amarras (não é a gente que corre atrás de Deus, já reparou?; a gente tá ali, preso por um cordão, sem ter como fazer nada; não dá pra correr, não dá pra ir atrás desse amor... e ele vem atrás da gente).

Hoje é a “Sexta-feira da Paixão”, um dia especial, numa semana em que se comemora a Páscoa. “Libertação” é a palavra que mais tem a ver com o momento. Esta não pode ser apenas mais uma Semana Santa na sua vida. Não mesmo. Você é a paixão de Cristo, deixe que Ele seja também a sua paixão. Permita que o Seu amor, a Sua vida, a Sua morte e a Sua ressurreição tragam pra você libertação e vida em abundância.
Não se esqueça: a paixão de Cristo é você.

8 comentários:

  1. "não é a gente que corre atrás de Deus, já reparou?... e ele vem atrás da gente".Pois é, e a agente achando que foi a gente que decidiu encontrar com Deus, é o contrário. Cada vez mais eu amo este Deus apaixonado e tremendo. Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando penso nisso eu fico "plasma", como dizem por aí... Um Deus desses, tremendo, fantástico, extraordinário, largando suas coisas e vindo atrás da gente, buscar a gente seja lá onde for. Pronto pra abraçar, pra tirar nossas amarras. É mesmo de ficar "plasma"!!!

      Excluir
  2. Concordo com Nosso Amigão , é mesmo Deus que corre atrás de nós, sinto isso o tempo todo... Ele envia os amigos que no convida a estar perto Dele, um culto, uma vigilia, um evento gospel, é a paixão de Cristo por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!!!!!! Que bom te ter aqui... Que bom saber que você percebe esse carinho do Pai. Que bom que você aceita. E que bom que você se permite aceitar esses convites...

      O que a gente precisa (eu, você, todos nós) é parar de correr dEle, parar de canseira em Deus. Entregar os pontos e deixar-se alcançar por Ele.

      Um beijo e FELIZ PÁSCOA!!!

      Excluir
  3. Nem sei o que comentar nesse texto com esse final maravilhoso! Vou comentar da infância então: eu também brincava na rua, de todas essas brincadeiras que você citou mas não conhecia essa cançao de roda! Adorei! Espero que um dia a vida possa se tornar mais fácil para que as crianças do futuro possam sentir essa liberdade de poder brincar na rua sem emdo de morrer com uma bala perdida, ou com um assalto! Sei que é difícil mas tenho essa esperança!

    Vou encerrar esse comentário com a sua citação:"Permita que o Seu amor, a Sua vida, a Sua morte e a Sua ressurreição tragam pra você libertação e vida em abundância." Perfeito!

    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonhemos com um mundo melhor, Lilica.
      Beijos, amadinha!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Depois eu canto pra vc aprender a melodia e cantar para a Pamela, Jackson! ;)

      Excluir

O que você acha?