sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

COM CERTEZA!

Pensando Bem

COM CERTEZA!
(por Denize Vicente)

Adriana Falcão, no livro “O Doido da Garrafa fala de um homenzinho imaginário que somente tinha certezas, jamais usava ponto de interrogação, e nunca se valia de expressões como “talvez”, “quem sabe” e “porventura”... E de tantas certezas que tinha, dava até consultas e aconselhamentos sobre as dúvidas dos outros, gente do país inteiro!

O homenzinho, então, pendurou em sua porta uma placa: “Consultor de tudo. E o negócio foi crescendo, crescendo muito, todos no país já não tinham mais dúvidas, até que um dia ele acordou apaixonado, e foi perdendo, uma a uma, todas as certezas que tinha...

É um conto singelo que, com certo exagero, revela, na verdade, a pretensão que a gente carrega de ter todas as convicções. A gente quer ter soluções, logo e sempre, todas as respostas para as interrogações, e sonha saber tanto, que possa até se orgulhar das certezas que tem. Mas ninguém precisa de todas as certezas. Ninguém precisa estar convicto de tudo para viver satisfeito.

Pode ser que você acorde, num dia desses, depois de tanto querer dominar o desconhecido, e perceba que aos poucos, ou de repente, por alguma razão, perdeu todas as antigas e passageiras certezas que faziam de você alguém muito certo de tudo.

Pensando bem, todos os dias o improvável pode acontecer, como pode, também, ocorrer o óbvio; e não saber o que nos reserva o novo dia pode ser um grande presente! Não à toa Jesus Cristo disse claramente: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã... Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” (Mateus 6:34)

Convido você a viver o desafio do desconhecido a cada novo dia, e enfrentar as suas dificuldades mesmo sem ter todas as respostas. É importante, algumas vezes, contar com o benefício da dúvida; faz bem ter que pensar detidamente em soluções, e encarar o que nunca se viu, por onde nunca se andou, enfrentando aquilo de que nunca se ouviu falar. Na verdade, tudo funciona bem se você tem a única certeza necessária: nem a morte, nem a vida, nem o presente nem o futuro, nem altura nem profundidade, nada no Universo poderá me separar do amor de Deus.


24 comentários:

  1. Muito legal!


    Somos ansiosos, preocupados com o amanhã. Cada vez mais queremos respostas, tudo para ontem. "As preocupações roubam a felicidade da gente". Provérbios 12:25

    Difícil pôr em prática a expressão "Deixe nas mãos de Deus"! Sabe o "confiar, desconfiando"? Pois é, nem mesmo Deus é poupado disso, poucos realmente conseguem confiar plenamente!

    O importante mesmo é saber que podemos sim confiar nEle."Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada". Salmos 56:4

    Vivamos o presente e deixemos o futuro nas mãos dEle, não há motivos para aflição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Pamela. O bordão "O futuro a Deus pertence" virou só isso mesmo: um bordão. Seguimos querendo dominar o desconhecido e ter todas as certezas do mundo.

      "Confiar", essa palavrinha de origem latina, vem de CONFIDERE, (que significa “acreditar com firmeza, plenamente”), e é formada por COM, um elemento intensificador, seguido de FIDERE (“crer, acreditar”), que por sua vez deriva de FIDES, “fé”. Tudo não se encaixa perfeitamente??

      Obrigada pelas visitas diárias. E por contribuir para nossas reflexões com seus comentários.

      Excluir
  2. Quando li o blog ainda de madrugada, eu lembrei de uma ilustração que li num livrinho de meditações diárias:
    "Os nativos da tribo Campa me ensinaram lições de vida prática. Certo dia, esqueci a mochila no barco. Fiquei desesperado, tentando descobrir a maneira de recuperar meus pertences.
    - Não há nada que possamos fazer agora, disse o chefe da aldeia, amanhã, o barco retornará e o condutor trará sua mochila de volta.
    - E se não trouxer?", perguntei ansioso.
    - Nesse caso", respondeu o sábio cacique, guarde suas forças para resolver o problema amanhã. (Alejandro Bullon)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Guarde suas forças para resolver o problema amanhã"...
      Você foi ao ponto, Airton! Você, o cacique e Alejandro Bullón.
      Quanto mais cedo entendermos que "basta a cada dia o seu mal", mais rapidamente seremos felizes. A ansiedade, inclusive para ter certezas e soluções, não nos faz bem. Não mesmo!

      Excluir
  3. Concordo com a Pamela. O importante é deixar nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, é claro, você lembrou da música e já está assobiando por aí, enquanto caminha pela casa: "Segura na mão de Deus e vai..."
      rs

      Excluir
  4. Interessante! É exatamente isto, a sede por resolver todos os problemas e esquecer que tem um Deus que cuida da gente e provê o necessário para estas soluções causa doenças modernas que estão destruindo sociedades. Mas precisamos também entender que depender de Deus significa "depender e fazer sua parte".. "Deus traz vida ao morto mas é preciso que o homem retire a pedra".

    ResponderExcluir
  5. Issaê, Cah!
    Ninguém vai ficar deitado, esperando Deus agir. Cada um fazendo a sua parte. Mas cada um na sua. Especialmente porque quem sabe tudo é só Ele, mesmo. Sabemos de nada, nós, pobres inocentes... rs

    Querer ter tudo sob o seu próprio controle, todas as respostas pra tudo, gabar-se de ter todas as certezas é a maior furada. Porque, de uma hora pra outra, elas podem cair por terra. Uma certeza que não desaba é de que nada nos pode separar do amor de Deus. Nem mesmo esse nosso jeito torto de querer controlar tudo.

    ResponderExcluir
  6. Confiar em Deus com certeza é um princípio bastante sábio. Além da ansiedade não nos trazer nada de positivo ela nos paralisa e nos impede de trabalhar com clareza,por isso Deus pede para colocarmos nossos problemas e anseios em suas mãos. Para que desse jeito possamos ir mais longe ! ;)

    Belíssimo texto, querida amiga! Palavras sábias que alegraram meu dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, vou falar como o Airton, outro dia: Ah! Vc não vale...
      rs
      Fico feliz mesmo é por ter alegrado o seu dia!!
      Eu me amarro na história do Doido da Garrafa. Um dia eu conto por que ele ficou conhecido assim. Quem sabe dá um novo texto?

      Excluir
  7. É mais ou menos sobre isso que temos visto neste trimestre de estudo. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." (Provérbios 1:7). Quando entendermos a onisciência divina, junto com sua onipresença, veremos quanto tempo perdemos confiando em nossos próprios esforços para resolvermos nossas questões.
    Que essas suas belas palavras possam nos motivar, mais uma vez, a confiar, no sentido exato da palavra, nAquele que verdadeiramente sabe de todas as coisas, tem todas as certezas, e pode nos guiar pelos caminhos da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo a maior perda de tempo, Dudu.
      E gastar energia à toa é mó furada. #ficaadica

      Excluir
  8. Bom dia! Bom dia!

    Estou amando ler esse blog. Ele nos faz refletir todos os pontos da nossa vida, desde o cotidiano ao nosso lado espiritual.

    Em relação ao texto de hoje, acredito que de nada temos certeza, o único que possui essa sabedoria é Deus. Ele sabe de tudo, ele é o todo soberano. Além disso, trabalhamos com a razão e a emoção, o que não nos permite ter certeza de nada. A única certeza que devemos ter é que Deus existe e está ao nosso lado.

    Boa sexta!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Barbrinha"!!! Vc por aqui!! Que alegria!!
      Estar certa de que Deus está ao seu lado e de que nada pode separar vc do seu amor é, de verdade, a mais segura certeza.
      Obrigada pela visita. Continue vindo aqui trocar ideias com a gente!

      Excluir
  9. É bem interessante ler sobre isso hoje, especialmente no momento em que estou vivendo... preciso viver exatamente isso ! Ou seja cada dia sem me preocupar com o amanhã , já que para mim os dias têm sido lotado de certezas e incertezas , não daria mesmo para viver todas as coisas as lutas de hoje e ainda a de amanhã no hoje!! Para mim hoje é o décimo quinto dia de uma nova etapa que já se inicou em minha vida, difícil , porém mais claramente posso ver a atuação de Deus nesse dia! Lindo texto Denize.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, é isso. Cada dia deve ser vivido com suas certezas e incertezas, com suas surpresas agradáveis e suas próprias dificuldades.
      Amanhã é outro dia.
      As vitórias de hoje, e até mesmo possíveis fracassos, ficam no hoje. O amanhã trará suas próprias novidades. Agarrados na certeza que nos é realmente necessária (o amor de Deus não se distancia de nós) estaremos prontos para os desafios de cada novo dia.
      Conte os dias. Mas conte, acima de tudo, as bênçãos de cada dia. Você terá lindas histórias pra contar, quando levantar de vez dessa cama!
      Bons dias!!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi, Lidia! Então já valeu o post!! :)
      Volte sempre que quiser e se aceitar uma sugestão... volte todo dia!
      E tenha bons dias! ;)

      Excluir
  11. Muitos de nós temos medo do desconhecido, tolice mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encarar o que nunca se viu, por onde nunca se andou, enfrentando aquilo de que nunca se ouviu falar. É um desafio e tanto, Teteca!

      Excluir
  12. Bom eu so consegui ler hoje, exatamente por ter coisas a resolver, sim esperei pedi a Deus
    e fui exatamente sexta, graças a Deus tudo no seu tempo, o seu tema caiu como uma luva pena q não consegui ler no dia!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom daqui é isso: os textos nunca ficarão perdidos, caso a gente não consiga ler no dia da publicação. E uma leitura "atrasada" também serve.
      :)
      Beijos e bom domingo Kátia!

      Excluir
  13. Muito bom Denize!
    Estamos vivendo o desafio do desconhecido todos os dias, mas não prestamos atenção aos detalhes do cuidado do Pai!
    Li certa vez em algum lugar, se estamos a procurar as certezas desta vida por toda parte e não encontramos a não ser em Deus, isso é maravilhoso, significa que estamos no caminho certo!
    A bíblia diz que "o justo viverá pela fé" e viver pela fé é uma delícia, não tem coisa melhor nesse mundo, poder acreditar e confiar no cuidado e no amor de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Sabe, Bete,
    a fé é uma parada interessante. Não é algo do tipo ou você tem ou você não tem. Todos nós temos fé em alguma coisa; acreditamos em algo, tangível ou intangível. Eu me sinto bastante confortável com o tipo de fé que tenho - aquela da qual Paulo falou para os hebreus, um tempão atrás: "...a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Ter fé no amor é algo incrível. Fé no amor de um Deus amoroso e cuidador, então... Chega a dar paz!

    ResponderExcluir

O que você acha?