terça-feira, 24 de outubro de 2017

A CRUZ DE SAVOIA


A CRUZ DE SAVOIA
Airton Sousa - Direto de Paciência - Rio

Escrever sobre as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia me deu uma alegria muito grande! Eu vibrei muito quando terminei. Vibrei por cada pesquisa feita, por todo ensinamento que tive, e agradeci a Deus por ter me trazido de volta a essa igreja, da qual fiquei afastado por quase trinta anos. Se você me perguntar por que estou nessa igreja, eu respondo sem pestanejar: é essa igreja que mais me aproxima de Deus.

Quando morei em São Paulo, passei a torcer pelo Palmeiras (sim, aquele time que todo mundo diz que não tem Mundial, ignorando o título de 1951. “Me respeite!”). Essa paixão quase me levou a tatuar a “cruz de Savoia” no meu braço.

Estava decidido. Eu tinha o dinheiro e havia escolhido o estúdio onde faria a tatuagem. O cara me cobrou na época “trezentos paus”, na gíria paulistana. Eu fui. No caminho comecei a pensar: se um dia eu voltasse para a igreja, como faria para remover a tatuagem? Esse pensamento se misturou ao medo e eu desisti. Mas antes de continuar com a resenha, deixe eu falar uma coisa: ninguém é obrigado a remover a tatuagem quando volta para a igreja. Esse era um pensamento meu, coisa pessoal, entende? Voltei para casa sem ter feito a tal tatoo, mas eu achava, acho ainda, aquele símbolo lindo.

A cruz de Savoia é um brasão de origem italiana, que representava uma dinastia do século XVI e é representado por uma cruz branca sobre um fundo vermelho. O branco significa a paz e o vermelho significa sangue. Ou seja, para que haja paz, é preciso haver luta. A cruz de Savoia foi símbolo do Palestra Itália, primeiro nome do Palmeiras. Em 2014 voltou a estar estampada na camisa do centenário do clube. Eu tenho essa camisa até hoje.

A cruz de Savoia simboliza também luta e fervor.

Passado algum tempo, a vontade de tatuar a cruz de Savoia voltou e eu não lembrava por que não havia feito, da última vez, e lá fui novamente; e novamente no caminho lembrei o motivo... e mesmo com todo o incentivo do meu filho, que já tinha seu corpo inteiro tatuado com os mais diversos símbolos e brasões, eu voltei para casa. Um dia eu iria voltar para a igreja e não queria voltar com aquela tatuagem.

Mas este não é um texto da cruz de Savoia.


Um dia, eu estava descendo ali no calçadão de Campo Grande, aqui no Rio, quando ouvi de longe os sons do saxofone. Era um músico de rua mostrando seu talento ao tocar “A Mensagem da Cruz”, em troca de uns trocados. O sax é um dos mais belos e inspiradores instrumentos musicais. O hino é o mais lindo do Hinário Adventista, da Harpa Cristã e do Cantor Cristão. Parei pra ouvir e saí dali cantando baixinho “Rude cruz se erigiu / Dela o dia fugiu / Como emblema de vergonha e dor / Mas contemplo essa cruz / Porque nela Jesus / Deu a vida por mim, pecador...”.

Enquanto ele tocava o hino, de forma calma e expressiva, eu pensava na letra e me emocionava com as verdades que se tornavam mais evidentes e convincentes. Sempre que ouço e também quando começo a cantar essa música, meus olhos se enchem de lágrimas ao me lembrar do símbolo de liberdade e de perdão que a cruz passou a representar para mim.

Liberdade!
Salvação!
Vitória!

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)



Um dia eu voltei para a igreja. Voltei sem a tatuagem da cruz no meu braço, mas, em compensação, voltei com a cruz de Jesus Cristo gravada no meu coração, para sempre.

3 comentários:

  1. Lindo Texto! ESTAVA PESQUISANDO PORQUE QUERIA TATUAR A CRUZ DE SAVOIA POR CAUSA DO MEU TIME....PAlMEIRAS..Obrigada!JESUS!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito legal mesmo. Parabéns!
    Eu to procurando uma mais discreta pra poder fazer uma tatuagem com cruz, mas quero algo mais estilizado e para menina, rs.
    Peguei uma bem aqui mas ainda nao me decidi 100%.

    ResponderExcluir

O que você acha?