sexta-feira, 27 de outubro de 2017

HOJE TEM TEXTÃO


HOJE TEM TEXTÃO
Denize Vicente - Rio de Janeiro/RJ

Poizé... Hoje tem textão!
Eu gosto do Leo Buscaglia, você sabe, e vou começar o post de hoje com um trecho de um de seus livros e depois vou falar de coisas minhas e de coisas suas...

"Quando eu era um garoto pobre do gueto de Los Angeles, sonhava em ir para a universidade e ser professor - um desejo aparentemente impossível, dada a nossa condição financeira. Minha mãe, que tinha também seus sonhos, era sempre mais realista quando se tratava dos sonhos dos filhos. Ela queria que eu fosse barbeiro. 'As pessoas sempre terão cabelos', argumentava ela com muita lógica. 'Está sempre crescendo. Sempre vão precisar de um bom barbeiro. Não pode falhar.'

Eu era um garoto teimoso e recusei-me a abandonar o meu sonho. Achei o meio de realizá-lo. Depois de cinco anos de ginásio, tornei-me professor com o salário monumental de seis mil dólares por ano. Mamãe não demorou a chamar a atenção para o fato de que, calculando pelo preço do corte de cabelo, eu poderia ganhar muito mais, sem ter perdido tanto tempo me preparando. Será que as mães alguma vez se enganam?

Não posso imaginar o mundo sem os sonhadores que têm a sensação de que tudo será melhor amanhã. Essas sensações transformam-se em uma espécie de profecia autorrealizável fazendo-nos trabalhar para melhorar as coisas.

Não estou sugerindo que comecemos a viver uma ilusão, mas é uma descoberta psicológica interessante que cem por cento dos realistas encontram-se entre as pessoas mais deprimidas da nossa sociedade. Sempre vou preferir a ilusão saudável. Se nossos sonhos nos transformam em pesquisadores ativos e participantes da vida, criando as contingências necessárias para fazer com que as coisas aconteçam, então eles podem ser as forças positivas que conduzem à felicidade e ao crescimento.

Branca de Neve nos ensina. Ela sonhou que algum dia um príncipe apareceria. Mas, enquanto esperava, em lugar de ficar limpando o chão, levou uma vida divertida com os sete anões."

Hoje acordei pensando em sonhos. Alterei o texto que seria publicado na coluna de hoje. Isso fez com que o post entrasse mais tarde... Não sei por que, mas mudei tudo. Eu estava falando de companheirismo e alguma coisa me fez mudar o tema, escrever outro texto. Será que é porque você estava precisando ler sobre sonhos? Não sei. Realmente não sei. “Só sei que foi assim...”.


Bem, eu gostava de ter um diário. Uma vez, arrumando o escritório, aqui em casa, encontrei um deles. Era o diário do ano em que comprei meu primeiro carro. As anotações revelavam a alegria de uma garota que acabava de conquistar um de seus sonhos. Pra chegar lá, várias pessoas estiveram envolvidas e eu ainda me lembro da festa que aconteceu no meu coração quando o negócio foi fechado! Curiosamente, eu nem sabia dirigir quando comprei meu primeiro carro... e fico pensando que muitos sonhos começam mesmo assim. Comecei o sonho do meu primeiro carro comprando um adesivo do Garfield ("Deixe suas frustrações para a hora do rush"). E eu costumava dizer: "Eu não tenho carro, mas já tenho o adesivo...". 


Não importa por onde você começa a realizar o seu sonho. Um dia, quando a oportunidade surgiu, eu aproveitei. As oportunidades aparecem quando você nem espera. Como o mar, elas não têm cabelo. Você sabe o que isso significa.


Meu cunhado escolheu o carro, dentro do meu orçamento, vendi os dólares para o sogro do meu irmão, e minha cunhada foi minha "instrutora de autoescola".

Meus pais sempre nos incentivaram a sonhar alto e nos ensinavam a ir em busca dos nossos sonhos. Acho que devo tudo que tenho, na vida, a eles. Enquanto eu dizia que se viesse um caminhão no sentido contrário eu iria largar o volante e gritar, minha mãe dizia calma e graciosamente: "Fulana, sicrana, minhas amigas, que nem são mais inteligentes que você, dirigem..."; e foi assim que eu comecei a sonhar com o carro e com a habilitação.

Sonhos são assim. Eles surgem, na cabeça da gente, e há então duas possibilidades: ou você decide que vai realizá-los, ou volta a dormir. E não existe nenhum sonho irrealizável. O que existe é um sonhador que gosta mais da inércia do que de seus próprios sonhos. Meu irmão diz, em uma de suas lindas canções, que "nós vamos ver que um vencedor, antes de tudo, é sonhador...".


Martin Luther King tinha um sonho.

Você tem seus sonhos. Duvido que não. Eu tenho sonhos. Todos temos. Sonhos que envolvem não só conquistas materiais, mas também coisas ainda mais significativas. Viver em paz com sua família, ter filhos, reunir seus amigos no final do ano, rever alguém que partiu, libertar-se de uma medicação de uso contínuo, dormir oito horas por noite, fazer as pazes com alguém... Mudar de endereço e morar com conforto, fazer um Doutorado, trabalhar fora do Brasil, terminar a obra da sua casa, aprender outra língua, passar pra uma faculdade pública, viver sem dívidas financeiras, conseguir um emprego que lhe pague um salário justo...

Use isso como força motriz.
Tenha sonhos, tenha até “ilusões saudáveis”, trabalhe para melhorar as coisas. Abandone a depressão e essa coisa de viver o dia de hoje e pronto. Sonhe.


Confie a Deus os seus sonhos e planos. Sonhe com Ele. Conheça os sonhos de Deus pra você.

O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.
I Coríntios 2:9

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Deuteronômio 31:6

Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
Lucas 1.37

Sim, Deus tem sonhos. “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’.”
Jeremias 29:11

“Eu tenho um sonho e sei que não vou desistir, pois eu luto
e faço o que posso até conseguir aquilo que Deus tem pra mim.
Nada poderá me abater se tenho um sonho.”

  (imperdível dos 22min23seg aos 33h19)


6 comentários:

  1. Sonhos... Engraçado. Tive muitos sonhos. Alguns realizei, outros não é creio que ainda posso realizar mais alguns.
    Um sonho que tive intensamente, talvez no mesmo período em que vc Denize, planejava seu 1° carrinho, foi o de me tornar jogador de futebol e jogar no Maracanã.
    Um dia, passando em frente ao estádio Mário Filho (Maracanã), fechei meus olhos e disse assim pra Deus em oração: "Deus, um dia o Senhor me faz jogar nesse estádio?"
    Ele sabia que esse era, talvez, o maior sonho de minha vida.
    Passados alguns poucos anos, você acredita que Ele realizou esse sonho pra mim?!. Sim, Ele fez meu coração bater tão forte de alegria quando soube que pisaria num dos gramados mais conhecidos do mundo, onde grandes jogadores já pisaram. Ele realizou meu desejo da forma dEle, mas marcou minha vida pra sempre. Quando digo que "Ele realizou da forma dEle" é que nesse dia o estádio estava completamente vazio. Um conhecido muito influente do meu tio conseguiu a liberação, no final do ano e com o término dos campeonatos, do campo para que pudéssemos jogar. Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Hoje eu entendo porque Deus não quis essa vida de jogador pra mim. Mas que um dia realizei meu sonho, isso eu consegui.
    Os melhores sonhos são aqueles em que Deus também pode fazer parte. Sonhos que até pode parecer impossível, mas que são facilmente factíveis pra Deus.
    Por isso, sonhe. Sonhe alto, mas não deixe Deus de fora deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O velho Raul disse outra coisa bem legal, além do lance da metamorfose ambulante:
      "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só; mas sonho que se sonha junto é realidade.".
      Depois de ler suas palavras e citar Raul, não preciso dizer mais nada...

      Excluir
  2. Ah, esqueci! Nesse dia do Maracanã, fiz um gol!!! Kkkkkkk de pênalti que eu sofri. Depois fui comemorar com a galera. Invisível. Kkkkkkkk quem sabe não tinha alguns anjos ali?!?! Deus faz o serviço completo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, preciso dizer mais uma coisa sim: tenho certeza de que havia uma plateia invisível e angelical te aplaudindo.

      Excluir
  3. Lindo seu texto amiga, eloquente, simples...mas tocando.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui. Ao menos por aqui, né? :)
      A gente, no blog, fica feliz quando toca o coração de alguém. Cora Coralina me ensinou que a vida só faz sentido quando tocamos o coração das pessoas.
      ;)

      Excluir

O que você acha?