sexta-feira, 6 de outubro de 2017

COPIANDO OS GRINGOS


COPIANDO OS GRINGOS
Denize Vicente – Whitby/ON - Canadá

Mania de copiar norte-americano muita gente tem. Não sei se isso é "privilégio" dos brasileiros, mas no Brasil a gente vê muito disso. Eu acho que certas coisas deveriam, mesmo, ser copiadas, não importa de que parte do mundo elas venham. Quer um exemplo? O "Dia de Ação de Graças". Mas... por enquanto o brasileiro preferiu copiar só o "Dia das Bruxas" mesmo.

Nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças - "Thanksgiving Day" – é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Aqui no Canadá a comemoração acontece na segunda segunda-feira de outubro. As lojas, que também já têm decoração de Halloween e de Natal, estão repletas de motivos ligados ao Thanksgiving – quadros, abóboras decorativas, folhas de outono...






“Qualquer hora dessas eu comemoro por lá...”, era o que eu dizia. E agora, veja você, estou aqui pronta pro meu primeiro almoço de ação de graças em terras canadenses. Sim, diferentemente dos Estados Unidos, aqui não é jantar... é almoço.

É uma data bem badalada. E é dia de feriado. Em algumas famílias é um almoço ainda mais movimentado que o de Natal. E é uma data festiva que não tem aquele ar comercial de dar e receber presentes. Eles se reúnem apenas para agradecer. No cardápio, geralmente, há um peru assado e torta de abóbora, a famosa “Pumpkin Pie”.
Como você pode ver, abóbora não falta...


Você poderia adotar essa ideia, importar esse costume, copiar os gringos... O feriado você não consegue; um almoço também talvez não role porque você vai estar trabalhando; mas um jantarzinho com seus queridos... ah, isso você pode fazer. No final de setembro o João falou sobre meu seriado favorito, “Friends”, na sua coluna “Alerta de Spoiler”, e quem acompanhava a série deve se lembrar de alguns dos episódios mais engraçados e também emocionantes, aqueles dos Dias de Ação de Graças... Foram dez! Em todas as temporadas havia o episódio do Thanksgiving Day.

Você também pode ter os seus jantares. Tão atrapalhados quanto os deles, talvez, mas igualmente emocionantes. Hoje ainda é sexta e dá tempo de preparar o cardápio. Não precisa ser alguma coisa trabalhosa, cardápio de mil itens... Pode ser uma comemoração simples, na sua casa; um jantar com alguém que você ama - se não puder reunir toda a sua família e seus amigos - e o motivo, o mais lindo: agradecer as bênçãos. Bênçãos da vida. A saúde de seu pai e da sua mãe, a saudade dos que se foram e deixaram boas lembranças, a vida das suas crianças, o emprego que você conseguiu, aquela nota de dez reais achada no bolso da calça guardada, a proteção no dia a dia, a bala perdida que não lhe atingiu, o documento que estava perdido e você acabou de achar, a comida que está sobre a sua mesa diariamente... Há tanto para agradecer! E a gente com aquele velho hábito de reclamar...

Comece a copiar boas coisas.

Comece a comemorar o "Dia de Ação de Graças" este ano. Experimente! Mesmo que você só consiga fazer um arroz com feijão e ovo. Ano que vem, programe-se para fazer um jantar especial; e até, quem sabe, oferecer a quem tem fome um pouco de comida, em gratidão por tudo o que Deus lhe dá! Reúna seus queridos e experimente agradecer.


Pra terminar, eu queria dizer uma coisa pra você que está aí se perguntando se tem motivos suficientes para inaugurar a temporada do “Thanksgiving” na sua casa. Você que tá afundado em problemas, aborrecimentos, dívidas e tristezas. Você, que anda mais amargo do que óleo de fígado de bacalhau...

Tá lá na Bíblia, na primeira carta que Paulo escreveu para o pessoal que morava na cidade de Tessalônica (cap. 5:18): “Em tudo dai graças...”. Repare que não é “por tudo” - afinal, ninguém vai agradecer por ter perdido o emprego, né? Dar graças “em tudo” é coisa de quem sabe reconhecer que, em qualquer situação, há um propósito e haverá um recurso. Leia de novo: há um propósito e há um recurso. Entendeu?

Dar graças “em tudo” é saber “como” passar pelo fogo; compreender “para que” e não querer perguntar “por quê?”. No final das contas, tem a ver com crer, mesmo sem entender, que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. (Romanos 8:28)

Seja grato!
Happy Thanksgiving Day!




2 comentários:

  1. Dou Graças por todos os dias que Deus me concede com saúde e disposição pra trabalhar e por ter você pra escrever coisa maravilhosas para mim! Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir

O que você acha?