quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO PASSO

Dicas de Cah


PRIMEIRO PASSO
(por Carina Baptista)

Você já parou para pensar em como quer estar daqui a 10 anos? Quem serão seus melhores amigos, como estará sua saúde, quantos carimbos terá no passaporte, para quantas pessoas você será uma influência positiva, quanta história terá para contar? Já pensou em como tudo isso depende de você?
Todo mundo quer ser feliz; se não quer, tem alguma coisa errada. A questão principal é: "qual o caminho para a felicidade?” E, ainda, "o que é felicidade?" Alguns acham que a felicidade está na garagem, no tamanho da casa, na quantidade de viagens internacionais ao ano, nas festas de final de semana, nas roupas e nos sapatos, nos restaurantes etc. Outros pensam que a felicidade está em respirar ar puro, correr na beira da praia, ver o sol nascer e depois se pôr, na companhia dos amigos, nos detalhes incríveis da natureza. Cada um deve buscar saber o que o faz feliz e trabalhar para alcançar, ciente de que tudo que escolhemos tem consequências que podem ser boas ou ruins.
Independentemente dos seus sonhos, para alcançá-los é preciso estar saudável; isso implica um equilíbrio entre a saúde física, mental e espiritual (sim, essa é muito importante, talvez a mais importante). Nosso corpo é uma máquina fantástica, moldada por um Criador inteligente e que nos ama; além disto, é um templo. (I Cor 6:16)
Ao buscarmos fortalecer nossa saúde espiritual, entendemos que cuidar das demais áreas é extremamente importante. Nosso Criador nos fez seres inteligentes, com livre arbítrio, portanto, com possibilidade de escolha. Isso torna ainda mais maravilhosa a ideia da criação. O cuidado com a saúde espiritual se dá, por exemplo, através de estudo diário da palavra, oração, comunhão.
 Quando nos alimentamos bem e praticamos exercícios, nosso corpo funciona a pleno vapor e nos possibilita realizar nossas tarefas diárias. A preguiça, o desânimo, o cansaço excessivo, dentre outros sintomas, podem ser resultado de uma vida sem cuidado com a alimentação, com o repouso e com os exercícios físicos.
Estar com a mente limpa nos deixa tranquilos para ter ânimo de desenvolver hábitos mais saudáveis, resolver problemas, listar planos e executá-los. Ficamos aptos para o trabalho, para as tarefas de casa. A saúde mental também contribui para que tenhamos relacionamentos, em qualquer nível, mais promissores.
Percebem como é legal cuidar da nossa saúde? Quantas coisas boas poderemos ter se entendermos que nosso corpo precisa ser cuidado com carinho? Esse é o primeiro passo para viver mais e melhor.

A proposta desta coluna é apresentar materiais para aprendermos, juntos, coisas que farão nosso espírito, corpo e mente (ou coração) serem de fato saudáveis e felizes. Com dicas de especialistas e também de alguém (eu!!) que tem como objetivo viver feliz e melhor! Será um prazer ter você por aqui. Para terminar, gostaria de deixar um versinho para você pensar: “O coração alegre é bom remédio; mas o espírito abatido faz secar os ossos.” Prov. 17:22

10 comentários:

  1. Como dizia o grande filósofo Paulo Cintura: "Saúde é o que interessa; o resto não tem pressa."
    Brincadeiras à parte, precisamos mesmo cuidar do nosso corpo, respeitando-o como um templo. Porque saúde é muito mais do que apenas a ausência de doença...
    "Mens sana in corpore sano", não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aii Denize!! Com saúde temos a possibilidade de buscar o "resto" : ) Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Show!

    Também acredito que a saúde espiritual seja a mais importante. Quando estamos bem espiritualmente, passamos a dar mais valor às saúdes física e mental... temos uma maior consciência de que nos tornamos, por diversas vezes, escravos de hábitos que só nos enfraquecem e, então, deixamos de lado o que nos faz mal. Quase um efeito dominó, mas ao invés de derrubar, eleva!


    "A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer." Provérbios 14:30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Pamela!! Muitas pessoas cantam a liberdade de poder fazer "tudo" e esquecem que isto é um tipo de prisão: da necessidade de uma liberdade falsa. Nada como estar com espírito em paz. Muito obrigada pelo seu comentário, volte sempre!! ; )

      Excluir
  3. Adorei seu texto de estreia! E o tema foi fantástico também.
    Eu, particularmente acredito que felicidade é "fazer o bem, sem olhar a quem".
    A felicidade é um modo de vida e não um destino.

    Se a felicidade pode ser encontrada num sorvete gostoso, numa brisa leve no rosto, num cheirinho de terra quando vem a chuva, no canto suave de um rouxinol, ENTÃO SERVE tudo pra ser e fazer feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooown Vivian lindaa!! Muito obrigada este feedback é muito importante pra gente!! ; ) Fazer o bem para as pessoas certamente é um motivo de felicidade praticamente universal, ficamos muito felizes quando fazemos outros felizes e isto é algo incrível e divino. Um prazer tê-la aqui, volte sempree!!

      Excluir
  4. Belo texto, Carina. É engraçado como um bom desbravador acaba falando sobre as três pontas do triângulo mesmo sem perceber, né?! Uma ótima dica para se ter um ano melhor ainda...Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Para ser feliz hoje e sempre,nunca esqueça da palavra MÁGICA.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto amiga, adorei! Muito bem escrito. Que orgulho. haha =)
    Concordo plenamente. Equilibrar a saúde do corpo, mente e espirito é A receita.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto!! Como dizem aos aniversariantes, desejo tudo de bom... Porém, eu desejo muita saúde porque com ela nós conseguimos ir atrás dos nossos sonhos, desejos e muitas outras coisas. Mas, se estivermos sem saúde? O que faremos?
    Com a correria do dia a dia, as pessoas não estão se preocupando tanto com isso, e devemos alertar desse risco.

    ResponderExcluir

O que você acha?