quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FRÁGIL COMO UMA BOLHA DE SABÃO



FRÁGIL COMO UMA BOLHA DE SABÃO
(por Eduardo Santos)

Um tempo atrás cursei uma disciplina, na faculdade, chamada Físico-química V. Em poucas palavras, dá pra dizer que é um dos grandes terrores do curso para todo bom aluno que seja normal, diga-se de passagem. No entanto, curiosamente, na primeira aula, foi-nos proposto que analisássemos as bolhas de sabão. Achei aquilo, no mínimo, esquisito. Pensei até que fosse uma pegadinha e que estávamos sendo gravados, mas percebi que a proposta era séria. Imergi na ideia, apesar de ainda me parecer um tanto louca. Nunca mais olhei o mundo da mesma forma! Não imaginava que para manter a existência de uma simples bolha eram necessários tantos fatores físicos e químicos.
Saí da sala naquele dia com um misto de sentimento, não sabia se estava maravilhado pela nova perspectiva a qual havia sido apresentado ou desiludido por não conseguir mais enxergar uma brincadeira de criança de forma tão simplória.
Confesso que passei a aplicar o mesmo olhar crítico a outras áreas da vida e percebi que temos a tendência de simplificar coisas não tão simples, como a vida humana. Sei que pode parecer estranho concluir que a vida humana é mais complexa do que parece partindo da bolha de sabão que é uma coisa, aparentemente, muito mais frágil; mas como diria Tiago: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.”1
Ao mesmo tempo, inegavelmente, sabemos de muitos, ou poucos, processos bioquímicos, físico-químicos etc., que acontecem a todo o momento em escala microscópica, às vezes até menor, para que possamos simplesmente piscar o olho. E fica mais interessante quando nos damos conta de que muitas dessas reações, que nem notamos, acontecem em cadeia, ou seja, se uma falha, estraga-se toda uma sequência. Poderíamos pensar somente na vida micro, mas se olharmos a escala macro, enxergamos as relações interpessoais, atividades sociais e outras coisas.
Pasmo diante de toda essa descoberta, passei a pensar sobre o Grande Designer. Como pôde fazer parecer tão simples coisas tão cheias de detalhes? Mais do que isso: Como põe todas elas pra funcionar em sincronia? Fica o mistério...
Bom, o que dá pra dizer é que sendo frágil ou não, simples ou complicada, microscópica ou macroscópica, misteriosa como sempre, ainda é como dizem por aí: “É a vida! É bonita e é bonita!”2

Referências:
1.       Tiago 4:14-Nova Versão Internacional. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/4>. Acessado em: 02/01/2015.
2.       JÚNIOR, L. G. do N. O que é, o que é?. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/gonzaguinha/o-que-e-o-que-e.html>. Acessado em: 02/01/2015.

18 comentários:

  1. Muito bom!

    Das simples às mais complicadas, como explicar as leis da natureza? Como pode ser tudo obra do acaso? É tudo tão grandioso que é impossível pensar na inexistência do Grande Designer.

    Em João 12:37 diz: "Eles tinham visto Jesus fazer todos esses milagres, mas não criam nele". Mesmo vendo, eles não criam, como então crer em algo que não se vê?

    Nós, principalmente da área de exatas, vemos muitas explicações lógicas para tudo, mas não me permito a crer que as reações químicas e fenômenos físicos surgiram do acaso, existe sim um mestre por trás de tudo isso.

    Bem citou uma amiga: "como química, posso aceitar a perfeição da tabela periódica não sendo obra divina?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, Pamela. Acho que o texto deixa isso claro. Cada vez que me permito pensar e observar as maravilhas desse mundo tão lindo, imagino a sabedoria de quem bolou tudo isso. Assim que tiver a oportunidade, vou perguntar pra Ele: "Vem cá, qual foi a sensação, ao final, de ver uma síntese tão perfeita e com um rendimento de 100%?" rs

      Excluir
  2. Sim as coisas da natureza são realmente maravilhosas, e quando estudadomos a quimica das coisas ai sim vemos como tudo que Deus criou é maravilhoso e estudar quimica realmente é maravilhoso meu sobrinho querido, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, muito bom mergulhar nas maravilhas da criação e a Química, assim como outras coisas, nos possibilita isso. Então, nada melhor do que aproveitar a ferramenta, né? Obrigado pela presença!!;)

      Excluir
  3. Aprender boas lições de química,refletir sobra a magnitude de nosso criador ; tudo isso com meu irmão mais novo! Não tem preço.

    Parabéns pelo texto pupilo! =P

    Amo-te.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e pelas lições! Espero estar fazendo da maneira correta!! =D Beijo grande e também te amo! ;)

      Excluir
  4. Gostei muito deste texto Edu. A resposta pra sua pergunta já temos: "E viu Deus tudo que tinha feito. E eis que tudo era muito bom".
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Airton... e não temos como discordar, realmente, é muito bom! Obrigado pelo elogio. Um grande abraço pra você também!

      Excluir
  5. Dudu, na boa, fiquei aqui imaginando vc saindo da sala com os sentimentos misturados - a maravilha da nova perspectiva e a desilusão por não conseguir mais enxergar uma brincadeira de criança de forma tão simplória. E aí você vem e faz a mesma coisa comigo...
    Tô pensando em ir pra varanda, agora à noite, brincar de bolinha de sabão... E pensar um pouco mais no mistério da vida, que é mesmo bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Denize. Tive este medo, mas esqueci de dizer que é uma sensação passageira, uma espécie de insegurança que logo some quando nos damos conta de quão maravilhosa e miraculosa a vida é. Ao nos depararmos com essa conclusão, só há espaço pra uma imensa sensação de alegria e paz por saber que, por mais que sejamos frágeis em nossa complexidade, ainda somos mantidos vivos. Esse milagre me impulsiona cada vez mais a pensar no grande mistério da vida e me deleitar na certeza do amor de um grande criador.

      Excluir
  6. O importante é sabermos que a vida é feita de grandes pequenas coisas que quando somadas se tornam grandiosas. Para Deus, não existe, pequeno ou grande, muito ou pouco , importante!. Parabéns, meu lindo, sobrinho, pela escolha!. Tia Tetê. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo e mais um pouco, tia!!rs Realmente, o que existe pra Deus é apenas a importância de sua linda criação. Obrigado pela presença. ;) Tenha um ótimo dia.

      Excluir
  7. Deus nos formou perfeitos,já pensou que tudo que fazemos existe algum processo químico e físico,quando vc vai beber água,como é gostoso,aquela água geladinha, qdo vc se apaixona,como o coração acelera,qdo vc vai fazer a sua necessidade fisiológica,fala a verdade a a sensação é incrível, qdo vc chora,enfim são perfeição. dádiva de Deus que nos deu gratuitamente,como é bom ser formado por esse mestre do Designer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do fechamento do seu comentário é mesmo muito bom ter sido formado pelo Mestre do Design. É inexplicável! Um grande abraço, Susanna!

      Excluir
  8. Interessante o seu texto. Com situações como essa que agradeço a Deus, por cada dia, pela a minha vida, pelo mundo. Graças a perfeição dele, que temos essa mistura de química e física que as vezes não sabemos explicar. Temos simplesmente ter gratidão.

    ResponderExcluir
  9. Ótima observação, Bárbara. As coisas inexplicáveis da vida....graças a Deus que elas acontecem, pois, na minha opinião, a grande maioria delas nos mantém vivos. Pensar nelas também me estimula a nutrir mais e mais esse sentimento de gratidão por tudo que temos e somos, mesmo sem merecer, mesmo sem entender!

    ResponderExcluir

O que você acha?