domingo, 22 de fevereiro de 2015

GENTILEZA GERA GENTILEZA?



GENTILEZA GERA GENTILEZA?
(Por Lucileide Santos)

No livro Como conhecer a Deus – um plano de cinco dias, de Morris Venden, li uma ilustração que conta a história de Joe, e se desenrola mais ou menos assim: Joe era um escravo que havia sido selecionado para venda, naquele dia, apesar da idade avançada. Enquanto estava exposto para ser vendido repetia em volume progressivo: “Eu não vou trabalhar! Eu não vou trabalhar!”. Mesmo com a repetida afirmação, no fim do dia Joe foi comprado. Qual não foi sua surpresa ao chegar à fazenda em que viveria e avistar uma linda casinha toda bonitinha, arrumadinha, ser informado que ali seria sua nova residência. Ele olhou meio ressabiado, esboçou um sorriso e disse: ”Tudo bem, mas eu não vou trabalhar??”. Seu “dono” o olha nos olhos e diz: ”Joe, te comprei para ser livre!”.

Joe deve ter pensado: ”Não creio! Pegadinha, né?! Onde está a câmera escondida?”. Você se assusta com o fato de que boas atitudes estão tão escassas que quando as realizamos algumas pessoas até estranham? A mim assusta. Por exemplo, hoje, ao cair na rua, uma velhinha foi surpreendida por um sujeito de bom coração. Qual não foi o meu espanto ao notar que a senhora socorrida estava mais preocupada em esconder seus pertences do que agradecer. O legal foi que o rapaz nem se abalou! O objetivo ali era servir ao próximo.

A graça da atitude bondosa é que ela vem quando não se espera. O elemento surpresa torna as coisas notáveis e belas. Às vezes um simples “obrigado” já faz diferença na sociedade “apressadinha” de hoje que não tem tempo para a benevolência.

O legal é ver que, por ser gentil, faço a diferença e mostro Alguém bem maior do que eu. Alguém que um dia virou pra mim e disse: “Vai lá, filha! Seja a luz do mundo e arrase, pois bom é amar ao próximo como você se ama!”.

Experimente a ferramenta da gentileza mesmo que ela não lhe traga retorno, porque, afinal, devemos ser gentis por opção e não por reconhecimento. Viralize essa ideia!!

6 comentários:

  1. Ser gentil por opção e não para ter reconhecimento ou retorno. Taí. Disse tudo, Lu!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim,Dê! Essa é a nossa verdadeira missão.

    ResponderExcluir
  3. E nunca devemos esquecer de também retribuir as gentilezas que recebemos diariamente.

    ResponderExcluir
  4. Gentileza gera Gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que importa é continuarmos a fazer a nossa parte, Barbara! =)

      Excluir

O que você acha?