domingo, 26 de abril de 2015

ALEGRO



ALEGRO1
(Por Lucileide Santos)

Nosso primeiro fruto do Espírito é a alegria. Essa característica é imprescindível na vida das pessoas.

Quando penso em alegria, lembro-me de uma senhorinha que congrega na mesma igreja que eu. Desde criança, observo aquela irmãzinha e como dela emana leveza! Estar com ela é realmente muito agradável!

As palavras podem gerar diversos efeitos de sentido, dependendo de quem as recebe e da maneira como são usadas. Para que não haja esse problema em nossa conversa, hoje, vamos delimitar um pouco o que pode significar alegria quando tratamos sobre os dons do Espírito.

Alegria deriva da palavra latina Alacritas2 do verbo Alacer que significa “de ânimo leve”, “contente”. No original grego, “chara”, traduzimos essa palavra como “gozo”, que também significa uma vida graciosa e bondosa, resultado de bem-estar e prazer na presença de Deus.

As pessoas que recebem a alegria de estar na presença do Senhor se tornam pessoas leves e de fácil lidar.

Receber esse dom do Espírito nos transformará tanto na maneira de enxergamos as situações na vida, como nas nossas relações no trabalho, com os filhos, com pais e amigos, ou seja, transformará nossa forma de ultrapassar as dificuldades.

Muitas vezes nos sentimos tentados a pensar que ser uma pessoa alegre significa nunca estar triste ou ter uma vida animada e cheia de festas, mas esse, meu querido leitor, é um ledo engano.

Um pouco mais acima, lhes apresentei o que é ser alegre quando se trata da alegria como dom do Espírito. Vejamos agora o outro significado de alegria:

a·le·gri·a 3
(alegre + -ia)

substantivo feminino
1Sentimento de grande contentamento, que geralmente se manifesta por sinais exteriores. = FELICIDADE, GÁUDIO, JÚBILO, REGOZIJO ≠ TRISTEZA
2. O que está na origem desse sentimento.
3. Acontecimento feliz.
4. Divertimento, festa.

Como havia dito antes, existem diversas maneiras de se entender uma mesma palavra. Na definição do dicionário, eu concordo com o fato de que pessoas alegres experimentam uma grande sensação de contentamento, a mesma que experimentou Davi no Salmo 23 quando menciona as memoráveis palavras: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Normalmente, nos sentimos tentados a restringir essas palavras aos bens materiais, mas ao concluir o que está exposto nessas premissas o salmista se referia também ao prazer de estar na presença de Deus e à alegria trazida pelo contentamento de saber que sua vida estava sendo guiada pelo Altíssimo.

Que a cada dia possamos experimentar a verdadeira alegria de estar na presença de nosso Senhor.

____________________________________  
Referências:

1. Andamento musical leve e ligeiro para dar mais alegria e vivacidade à música.

2. http://origemdapalavra.com.br/ - Acessado em 21-04.2015

3. "Alegria", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/Alegria [consultado em 21-04-2015].


4 comentários:

  1. Comecei o dia bem! Li seu texto e aprendi um pouco mais de um dos dons do Espírito mais felizes: a alegria.

    Adorei o título, tudo a ver. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você começou bem o dia,Jack!
      A alegria é mesmo uma benção e é uma grande demonstração do cuidado de Deus.

      Excluir
  2. "Alegria, alegria,
    a tristeza é tão vazia,
    Viva a alegria de viver..."


    Canto essa música sempre que estou feliz, porque, realmente, "um sorriso custa pouco se ele ajuda o mundo louco a viver mais leve, mais feliz...".

    E graças a Deus, que nos dá alegria para viver!

    ResponderExcluir

O que você acha?