quarta-feira, 8 de abril de 2015

DEIXE DEUS SER DEUS

DEIXE DEUS SER DEUS
(Por Eduardo Santos)

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”  (Isaías 55:8-9).

Desde que me lembro, sempre gostei muito daquelas histórias bíblicas em que Deus fala ao homem diretamente, não através de profetas. Mas, ultimamente, tenho desenvolvido um apreço enorme pelo livro de Jó. Creio que o motivo seja o fato de encontrar similaridades variadas com a vida de todo ser humano. No entanto, não é isso que me encanta, não mesmo. Vamos a uma rápida passagem pela história, acho que me farei entender melhor ao fim.

Jó era um homem rico, digo, riquíssimo e muito respeitado no Oriente, em seu tempo. Era um homem íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1). Em um dado momento, houve uma reviravolta em sua vida e, aos seus olhos, sem motivo nenhum ele perde tudo, ou quase tudo. O interessante dessa parte é que as catástrofes vêm em sequência, sem dar-lhe a oportunidade, sequer, de respirar. Jó, sem entender coisa alguma, vê sua bela vida sendo transformada em motivo de zombaria e desgosto.

Por um longo tempo, permaneceu paciente e, de maneira nenhuma, blasfemou. A ponto de dar origem à famosa expressão que faz menção à sua paciência e irritar sua própria esposa, recebeu dela o desajuizado conselho: “(...) Amaldiçoa a Deus, e morre.” (Jó 2:9). Felizmente, ele não o seguiu! Mas é possível notar aquele ser, outrora silente, bastante questionador.

O intrigante é que passamos a ver Jó tentando encontrar as respostas para sua situação, questionando como as coisas ocorriam para as pessoas corretas e para as corruptas, convocando Deus para o tribunal a fim de apresentar sua própria defesa. Digo “intrigante” por já ter-me visto nessa situação, mas poderia poupar esse adjetivo para classificar a atitude Divina...

Encontramos a resposta de Deus a Jó nos capítulos 38-41. Pensando como um ser humano, poderíamos esperar que a resposta viesse detonando Jó por ter falado sobre coisas que ele nem mesmo tinha noção. Mas Deus, gentilmente, lhe faz alguns questionamentos que o levam à conclusão de que não sabia do que estava falando. Então ele se expressa numa das falas mais sábias da história bíblica: “(...) ‘Estou sem palavras, pasmado ─ fogem-me as palavras. Não deveria nunca ter aberto a boca! Falei demais, muito mesmo. Estou pronto para me calar e ouvir’.” (Jó 40: 3-5, Bíblia – Versão “A mensagem”).

Todos passamos por situações difíceis e devemos saber que, assim como na história de Jó, a causa de tanto sofrimento é o pecado e seu originador (Satanás). Mas aprendemos, nessa mesma história, que Deus está atento a tudo e não nos desampara nunca; Ele está sempre no controle. E, se aos nossos olhos, as coisas parecem desandar, fica a resposta Divina encontrada em Isaías 55: 8 e 9.

Se permitirmos que Ele nos guie, nossa história será escrita da forma certa. Isso me lembra daquele ditado: “Deus escreve certo em linhas tortas.”. Eu penso um pouquinho diferente. Se as vemos tortas, é porque nos faltam óculos para enxergá-las paralelas!

6 comentários:

  1. Quando deixarmos Deus ser Deus,aprendemos a confiar, não a entender. Pois "Deus não joga dados". Então seremos surpreendidos a cada momento. Pois Ele tem controle de tudo em suas mãos. Abraços, Edu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dessa sua frase: " Deus não joga dados...". É isso mesmo, Ele sabe o que tá fazendo. Não precisamos entender o que passa em Sua mente, apenas confiar de que é o melhor para nossas vidas! Abraços, Amigão.

      Excluir
  2. Às vezes, pela misericórdia dEle, conseguimos algumas vitórias mesmo sem pedir orientação ou ajuda a Deus. Permitir que Deus mostre sua divindade em nossa vida é mais do que um ato de fé. É questão de sobrevivência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso, é um enorme privilégio ser alvo dessa demonstração de divindade através por meio de Suas bençãos.

      Excluir
  3. Também acho, Dudu: Deus escreve certo por linhas certas; a gente é que enxerga torto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Não dá pra ficar colocando a responsabilidade de uma inaptidão nossa em um ser que é perfeito.

      Excluir

O que você acha?