domingo, 12 de abril de 2015

VAI UMA BÚSSOLA AÍ?


VAI UMA BÚSSOLA AÍ?
(Por Lucileide Santos)

Diz-se a um cego, Estás livre, abre-se-lhe a porta que o separava do mundo, Vai, estás livre, tornamos a dizer-lhe, e ele não vai, ficou ali parado no meio da rua, ele e os outros, estão assustados, não sabem para onde ir, (...) aventurar-se, sem mão de guia nem trela de cão, no labirinto dementado da cidade, onde a memória para nada servirá, pois apenas será capaz de mostrar a imagem dos lugares e não os caminhos para lá chegar.1

Assim como as personagens desse trecho de José Saramago, nos sentimos muitas vezes tateando, apenas com lembranças de como agir ou para onde seguir. Decisões, caminhos e direções são palavras que fazem parte de nosso cotidiano.

É bem verdade que quando pensamos na responsabilidade das tomadas de decisões que teremos de tomar chega a dar um friozinho na barriga! Mas diferente das personagens do Livro "Ensaio sobre a Cegueira" não precisamos apelar para a "mão de guia" ou a "trela de cão". Você quer chegar a um bom lugar tendo certeza de ter feito boas escolhas e de um futuro feliz garantido? Quer uma bússola? Um sábio uma vez escreveu o seguinte: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.".

Isso mesmo! Para não experimentarmos a sensação de escuridão e de estarmos perdidos podemos lançar mão de um guia muito eficaz: A Bíblia.
Quem inspirou esse livro tem garantia de sabedoria suprema e nunca erra! Com certeza, por Esse nós acertamos o caminho.

_________________________________
Referência:
1 - José Saramago in Ensaio sobre a cegueira. Pág. 211

4 comentários:

  1. A Biblia tem sido para mim uma bussola desde a infancia. Quando mudei pra são Paulo ganhei uma Biblia de minha mãe, com uma dedicatória: "Este livro fará você esquecer o pecado, ou o pecado fará fazer esquecer este livro". Esta Biblia tem me acompanhou durante vários anos.Em 2009 no casamento do meu filho, repassei a Bilbia pra ele e sua esposa, como uma mapa que guiaria o seu casamento. Tenho uma nova e gosto de ler todos os dias. Também tenho um aplicativo baixado no celular. Isso mesmo, para nunca experimentar a sensação de escuridão. Obrigado por esta linda meditação. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonita a sua história,Amigão!
      Aposto que o fato de você ter a Bíblia como guia lhe trouxe muitas bençãos e alegria! Esse é o verdadeiro pulo do gato para a vida, aquele macete que os professores só ensinam nos cursinhos de vestibular! rs
      Se seguirmos esse Livro seremos felizes!

      Excluir
  2. O que me encanta, nessa bússula, é a precisão. Passados tantos anos, desde que foi escrita, não precisa de ajuste, manutenção nem reparos. E continua servindo à sua finalidade. Precisamente.
    Incrível, isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Verdades,Suzi! E é isso que nos dá segurança para seguirmos em frente confiantemente.

      Excluir

O que você acha?