sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ÁRVORES E BANQUINHOS DE JARDIM


ÁRVORES E BANQUINHOS DE JARDIM
Denize Vicente – Oshawa/ON – Canadá

Cameron Bailie tinha 27 anos de idade quando saiu de casa, no dia 10 de janeiro deste ano. Desapareceu em circunstâncias misteriosas e oito dias depois seus sapatos foram encontrados em locais separados no Lakeview Park, em Oshawa, na província de Ontario, no Canadá. No último dia 17 de junho, para a tristeza de amigos e familiares que incansavelmente fizeram de tudo para localizar o rapaz, o corpo de Cameron Bailie foi encontrado no Lago Ontario, naquele mesmo parque. Que dor!

Há uma coisa interessante, na cultura canadense: famílias que perdem seus queridos costumam plantar em algum parque da cidade uma árvore, in memoriam; outras vezes elas colocam banquinhos de jardim nesses parques para que as pessoas que amam aquele que se foi tenham um lugar pra sentar e se recordar dele.

Há sempre uma plaquinha com uma mensagem da família, indicando em memória de quem aquela árvore foi plantada ou o banquinho foi colocado ali. É algo bem comum para os canadenses, mas é uma coisa que sempre me comove.



Terça-feira eu fui curtir uma tarde no Lakeview Park. Eu pude ver o banco de praça colocado no parque em memória de Cameron Bailie. O que mais me tocou foi ler as mensagens de seu filho, com desenhos, dentro de um saquinho preso com fitinhas, no banco. Lucian, um menino de apenas cinco anos de idade. Fiquei imaginando o que deve sentir aquela criança, quando se senta ali pra se lembrar do seu pai...



Jesus Cristo, um pouco antes de morrer, jantou com Seus amigos mais queridos e próximos; Ele sabia que iria partir e que iria deixá-los. No jantar, serviu pão e vinho e disse que aquele momento deveria se repetir outras vezes, para que os amigos se lembrassem dEle. “Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: - Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.”. (Lucas 22:19)

Eu desejo que você viva ao lado dos seus queridos por muito tempo; mas se um dia você perdeu alguém amado, ou se vier a perder, não tenha dúvidas de que as memórias são as coisas mais belas e confortadoras do mundo!

Cameron Bailie não pode mais brincar, sorrir e correr com seu filho, assim como Jesus Cristo não pode mais ser visto por aqui, conversando e caminhando com Seus amigos, eu e você. Eu desejo que as memórias da vida de Jesus sejam o meu e o seu alento para continuarmos vivendo neste mundo até o dia em que iremos todos nos reencontrar.


Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.

De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras.” 
(I Tessalonicenses 4: 13-18)


____________________________

Referência:

https://www.durhamregion.com/news-story/7414360-family-friends-gather-at-lakeview-park-to-say-goodbye-to-cameron-bailie/ - acessado em 27.09.2017

https://www.thestar.com/news/crime/2017/03/27/family-of-missing-oshawa-man-believes-he-was-lured-from-home.html -  acessado em 27.09.2017

6 comentários:

  1. Triste realidade vivida por esse jovem pai de apenas 27 anos. Dia 10 de outubro completa 9 meses que ele viu seu pequeno filho pela última vez, creio eu. A ferida tá aberta e a dor ainda machuca pra todos aqueles que conviviam e amavam esse jovem. O tempo certamente vai se encarregar de fechar a ferida e minimizar a dor. Mas a saudade! A saudade, logo entra em cena e se encarrega de, vez ou outra, nos trazer a mente detalhes daquele ou daquela que amávamos tanto, e que se foi, deixando seu lugar vazio... Talvez essa seja uma das funções da saudade. Nalguns momentos da vida, fazer do passado o presente pra que tenhamos, ainda que por alguns minutos, a sensação de ver preenchido aquele lugar vazio. E viver a emoção da saudade com intensidade. Lembro que aos 6 anos perdi o homem que mais amei na vida. Meu vô "José Alonso Areal". Acho que já comentei sobre ele num de seus posts. Pois bem, seu amor por mim era tão grande, que sinto falta de seu amor por mim até hoje. Tenho 53 anos e não consigo esquecer dos detalhes que marcaram minha vida com ele. Por exemplo: até hj como biscoito de maisena molhado no Nescau (naquela época era café com leite), porque ele fazia isso e me levava a fazer o mesmo. Tenho o hábito de me perfumar excessivamente, porque seu José toda vez que saia comigo passava perfume até nos meus "antigos cabelos" rsrsrs. Parte deles já se foram... Boa parte!! Sou tricolor (das Laranjeiras) por causa do meu vô. Homem inteligente e de bom gosto, diga-se de passagem... Mas ele se foi. Lembro dele no velório realizado no quartel geral dos bombeiros no centro do Rio. Naquele dia, não chorei. Só fui dar conta de que meu José não voltaria mais pra mim, um ano depois. Aos 7 anos num domingo, depois de uma noite sonhos com ele, acordei e amarguei, naquele domingo, a dura realidade da separação. A saudade veio tão intensa, mas tão intensa, que passei aquele domingo inteirinho, chorando a perda de meu avô. Lembro que minha mãe (que era da religião espírita à época), disse que o espírito dele tava do meu lado. Por isso meus prantos e dor. Cheguei até achar que ela tinha razão, mas hoje sei que naquele dia a saudade me visitou com força e sem dó. A saudade não respeita idade. Ao final daquele domingo, meu choro já não tinha mais uma gota de lágrima. Foi o dia mais triste de minha vida até aqui. Ah, eu tenho tanto pra falar do meu avô, que esse espaço torna-se muito pequeno e também não quero ser prolixo. Mas término esse comentário dizendo que Jesus acendeu a esperança real, concreta e verdadeira de um dia ver meu avô novamente. Imagino até como será a cena: to chorando. Tenho uma foto dele em meu escritório. Vou postar um que carrego em meu celular. Um dia muito próximo Jesus vai dar a morte o que ela merece. A morte. Nunca mais saudade. Aí sim poderei ficar pra sempre com o Sr José Alonso, molhando biscoitos... Vc me fez chorar de novo Denize! Mas foi bom. Bom sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chorei... não consigo dizer mais nada...

      Excluir
  2. Eu sonho com a eternidade onde não haverá mais saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai poder reencontrar o Zé Carlos...
      Não é maravilhoso saber disso?

      Excluir
  3. Se eu pudesse colocar um fundo musical a esse post, eu colocaria a música cantada pela Alessandra Samadello Eu Verei, mais como isso não é possível por hora, vou deixar escrito aqui a letra dessa música... Enquanto eu lia esse post a minha mente foi cantando essa música, alimentando ainda mais minha esperança! Lindo texto Denize! parabéns.

    Letra da música Eu Verei

    Um novo lar em uma nova terra
    Uma estrela no céu apareceu
    É a manhã que ressurge novamente
    É a estrela de Deus o nosso Rei.
    Nosso Senhor está vindo lá da Glória
    Com muitos anjos de luz ao seu redor
    Todas as coisas aqui são renovadas
    Todo o universo está a contemplar.
    Eu verei novo céu, nova terra
    Onde a paz e o amor estarão
    Eu verei meu Senhor vindo em Glória
    Meus olhos verão a salvação.
    Sei que o meu redentor vive pra sempre
    E que ao final seu poder me livrará
    Mesmo que eu morra terei vida eterna
    Com seu poder ele vai me ressuscitar
    Meu coração espera por esse dia
    Quando irei receber o meu troféu
    É o melhor de todos os presentes
    Ver com meus olhos Jesus vindo do céu
    Eu verei novo céu, nova terra
    Onde a paz e o amor estarão
    Eu verei meu Senhor vindo em Glória
    Meus olhos verão a salvação.
    Eu verei novo céu, nova terra
    Onde a paz e o amor estarão
    Eu verei meu Senhor vindo em Glória
    Meus olhos verão a salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...Todo o Universo estará a contemplar
      Eu verei novo Céu e nova Terra
      Onde a paz e o amor estarão..."

      Lindo isso. Que contraste com o que o Universo contempla hoje! Que diferença do que a gente vê nos jornais e na TV...

      "Meu coração espera por esse dia..."

      Obrigada, Paula, por compartilhar com a gente essa música.

      Quem quiser viajar também...
      Clica aqui: EU VEREI

      Excluir

O que você acha?