sexta-feira, 22 de setembro de 2017

FOLHAS SECAS


FOLHAS SECAS
Denize Vicente - Ontario - Canadá


Folhas secas. Eu gosto da cor, do barulhinho que fazem, do tapete que se forma no chão quando elas caem... Gosto da ideia, do efeito que surge quando acima delas tem um céu azul de outono... Gosto dos desenhos que elas têm.

Quantas vezes, no meio da sua pressa diária, você para e repara nas folhas de outono?

Quantas vezes se deixa levar pelo estalo das folhas caídas, pela cor que elas carregam, pela beleza que exibem?

A gente tem pressa pra tudo que é coisa e deixa passar as coisas mais lindas da vida. Um olhar um pouquinho mais atento e a gente ganha o dia! Apenas porque contemplou o belo.

No momento em que escrevo este texto, estou num lugar muito gostoso, chamado Courtice, na província de Ontario, no Canadá. Hoje é véspera de outono, e eu estou bem feliz porque vou curtir um pouco, aqui, a estação que tem o colorido mais impressionante que eu já vi na Natureza.


Eu não sei você, mas eu aprendi a ver nos detalhes o encanto das coisas e da vida. É o detalhe do tom daquela folha que caiu no chão, o detalhe do barulhinho bom que a chuva traz, o detalhe do céu azulíssimo sem nenhuma nuvem, o detalhe da onda que quebra antes de chegar à beira da praia, o detalhe do sorriso da criança...

“Detalhes... são coisas muito grandes pra esquecer”, já cantava há muito tempo o Roberto Carlos.

Dê um tempo nessa correria. Descanse um pouco. O sábado vem aí pra lhe dar mais uma chance de ver as coisas sob um novo prisma. Repare nos detalhes.

Experimente isso hoje, e já comece a se preparar para ter um Feliz Sábado! 

Folhas Secas

"Vejo-as e são muitas
O vento as jogou no chão
Já anunciam o outono
Agora a nova estação
(...)

E quando achamos então
Que para mais nada servem
Basta colocá-las na terra
E bom adubo serão
(...)

Enfeitarão as ruas da cidade
Serão habitat dos pássaros
Os quais alegrarão o ambiente
Cada um com seu canto

Sombra e abrigo serão
E alimentos também
Para alguns animais
Até para os homens

Agora estas folhas secas
Deixam-nos uma grande lição
A de que a seu tempo cada um
Temos a nossa missão!"

(Literatura de Cordel)


10 comentários:

  1. Uma bela reflexão! Realmente nessa correria do dia a dia não enxergamos as sutilezas que a natureza nos mostra a todo momento.

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais! Aproveite muito!

    ResponderExcluir
  3. Criação Divina!
    Vamos sempre agradecer por tudo que Ele nos proporciona, principalmente por ter você pra descrever a beleza dessas folhas para nos trazer um sentimento maravilhoso!
    God bless you forever!!

    ResponderExcluir
  4. Em minha criação, não fui ensinado a prestar atenção nos detalhes das belas criações de Deus e seus espetáculos. Há algum tempo atrás me pergunta: pq não consigo achar graça nos detalhes, nem tão pouco apreciar as belezas que os detalhes têm? Sempre quis ter essa visão detalhista, essa paixão que vc demonstra ter das artes, da natureza, da criação... Até que um dia, regressando de uma viagem que fiz a Minas Gerais, vindo pela BR 040, já dentro do município de Juiz de Fora, ao olhar para o céu, isso já devia ser algo em torno de 20h, vi um Céu que até então nunca havia contemplado. O impacto que tive dessa visão foi tão grande e tão intenso que meus olhos se encheram de lágrimas, e não tive como continuar dirigindo. Ou melhor, tive que parar, sair do carro em plena estrada, e em meio a escuridão Via a glória de Deus! Parecia que o Grande e Maior de todos os artistas num toque magistral jogou "farinha" no Céu, que mais parecia o quadro negro que temos na sala dos teens. Viajei naquela visão. Cantei, orei e me apaixonei mais ainda por Deus. Engraçado! Como pode uma visão como aquela mexer tanto comigo, a ponto de ratificar minha crença, robustecer minha fé e me tornar mais confiante e mais destemido. Como, dizia eu, como posso temer o que vem pela frente se o Deus que sirvo consegue manter lá em cima milhões de estrelas quase coladas uma nas outras, dando um verdadeiro show!!! Desde então, aquela visão não sai de minha mente. Desde então, às vezes me pego atentando para os pequeninos detalhes no interior de uma flor. Parece que Ele pintou uma por uma. Sei lá! São nos detalhes de Sua criação que Deus desperta em nós os mais puros e marcantes sentimentos. Mais uma vez gostei de seu post. Congratulações por isso!! Você me fez lembrar daquela noite na 040. Bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou repetir o que te respondi no WhatsApp:
      Ai, que lindo, isso!!!!!!! Vc deveria comentar lá no blog... As pessoas precisam se inspirar com suas palavras!! Eu me emocionei!!!

      Grande Abraço!! E obrigada por compartilhar com a gente suas experiências...

      Excluir
  5. Gente, o texto e o comentário do Robson Cunha foram espetaculares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? Eu tava certa, Robson Cunha! Você tocou mais um coração (pelo menos)!
      ;)

      Excluir

O que você acha?