domingo, 3 de setembro de 2017

A COMPARAÇÃO É O LADRÃO DA FELICIDADE


A COMPARAÇÃO É O LADRÃO DA FELICIDADE
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis /RJ

Das futilidades da internet, as que mais me alegram são as piadas sem graça, os vídeos de animais e os de crianças. Outro dia, vi um vídeo que me deixou embasbacada!


Duas gêmeas, provavelmente com menos de 2 anos, imitavam a cena de um desenho. As crianças são verdadeiras esponjas – absorvem facilmente as coisas – e mesmo considerando isso fiquei pasma, pois foi uma cena inteira, e as duas estavam bem fiéis ao desenho, cada uma fazendo uma personagem. Eu achei magnífico, de um lado, e preocupante, do outro, mas esse outro lado vai ficar para o texto da semana que vem.

Ainda não tenho filhos, então fico admirando os dos outros. Como criança aprende rápido as coisas, cresce e fica tão esperta! E é quando vêm as comparações... São dicas e comentários de todos os lados: “meu filho já andava nessa idade”, “talvez ele não faça isso ou aquilo porque você não estimula”, “por que você não dá isso para ele?”, “minha filha é muito esperta”. Talvez possa soar soberbo, mesmo quando representa apenas orgulho, pode parecer intromissão quando apenas era uma tentativa de ajuda.

Meu marido uma vez escreveu sobre a comparação ser “o ladrão da felicidade” - vale muito a leitura (clique AQUI) -, mas não vou falar aqui sob aquela mesma perspectiva, o fato de sermos “únicos”; quero atentar para o fato de cada coisa ter o seu tempo. Não só quando falamos do desenvolvimento infantil; falo de nós adultos, que achamos que as coisas devem acontecer no mesmo tempo que acontecem pro vizinho ou pro amigo. O namoro, o casamento, a compra da casa ou do carro, idade certa para se formar na faculdade ou aquela viagem que parece nunca acontecer.

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” Eclesiastes 3:1-8


A comparação é o ladrão da felicidade porque tentamos nos igualar aos demais, sem perceber que cada um tem seu tempo para conquistas. Deus tem preparado algo para nós, em momentos de vida que diferem do tempo das demais pessoas. Ele tem um plano na vida de cada um e um plano para toda a humanidade, cada um com seu tempo.  Que possamos confiar e esperar.

“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” Eclesiastes 3:11 NVI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?