quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O CORAÇÃO E AS PALAVRAS


O CORAÇÃO E AS PALAVRAS
Vinicius Mendes

E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Mateus 5:22

É incrível perceber como um teclado e a aparente impessoalidade da internet confe­rem a algumas pessoas uma “coragem” impressionante. Criticam abertamente, xin­gam, ofendem e discriminam sem o menor pudor. Escondidos atrás da tela do computa­dor, alguns perdem a noção da realidade e assumem uma postura que dificilmente teriam se, em vez de escrever no conforto de seu quarto, tivessem que falar olhos nos olhos.


Fora do mundo digital, juízes de futebol (e suas pobres mães), jogadores do time adversário, políticos, pessoas que pensam e se comportam de formas diferen­tes, via de regra são vítimas de toda a sorte de injúrias. Nos estádios, nas ruas, na internet, pessoas “escondidas” no meio da multidão revelam a verdadeira natureza de seu caráter e permitem que o suposto anonimato dê vazão aos mais terríveis pecados que estão escondidos atrás das máscaras sociais que vestem.

O fato é que, no mundo virtual ou ao vivo, os xingamentos não devem, nem de longe, fazer parte da vida do cristão. De acordo com Jesus, quem vive ofendendo as pessoas, quem não perde uma oportunidade para ironizar, zombar e agredir ver­balmente, e não se arrepende, terá a mesma punição de quem tira a vida de alguém porque suas palavras revelam um estado de perdição.

Jesus escava a superfície de nossa personalidade e se aprofunda nas motiva­ções do coração. Ele disse certa vez: “Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12:34). As palavras que falamos ou escrevemos apenas denunciam o que somos.


Por outro lado, os salvos buscam se parecer com Jesus usando as palavras de maneira certa: “Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:18-20, ARA, itálico acrescentado). Enquanto os perdidos ofendem os outros com xingamentos, ironias e críticas mordazes, os salvos são enchidos com o Espírito San­to porque usam sua boca para edificar os outros com a Palavra de Deus.


Decida hoje usar sua língua como um salvo. Submeta seu coração à influência do Espírito Santo, e suas palavras revelarão o seu destino: a vida eterna ao lado de Jesus.



Vinicius Mendes - Siga o Mestre - CPB - 2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?