segunda-feira, 2 de abril de 2018

DE DOMINGO PRA SEGUNDA?


DE DOMINGO PRA SEGUNDA?
Priscila Pahim – Rio de Janeiro/RJ

Sabe aquele sentimento de pós-Páscoa? Ontem, provavelmente, você deve ter comido alguns chocolates... Se foi como eu, “enfiou a cara nas besteiras” e aproveitou toda a oportunidade que teve pra comer um chocolatinho sem se preocupar com a dor de barriga de hoje nem com as espinhas que irão aparecer no decorrer da semana.

Por falar em Páscoa... e se alguém dissesse que Jesus ressuscitou na segunda-feira?


Foi assim que eu e uma galera entramos num debate na última quinta-feira (29/03), na festa de casamento da nossa amiga. Quando cheguei em casa fui pesquisar sobre isso, e de fato, os relatos que temos na internet sempre dizem a mesma coisa: “Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festa religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário.”¹. Então, se formos contar, “três dias depois” de ter sido crucificado, é exatamente um dia como hoje, uma segunda-feira.

Bem, um detalhe importante para atentarmos é a hora em que tudo aconteceu...

A Bíblia relata que a Terra começou a escurecer ao meio-dia, ficou por três horas na escuridão, e por volta das 15 horas Jesus gritou: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?” (“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”), entregando a Deus o Seu espírito (Mateus 27:45). No sábado os sacerdotes foram até Pilatos pedindo que o sepulcro de Jesus fosse guardado, pois “em três dias” Ele ressuscitaria (Mateus 27:63). A história é essa; existem mais detalhes, e se você tiver interesse, pode ler os capítulos 26, 27 e 28 do livro de Mateus (clique nos links).

Para os Judeus os dias são contados (início e fim) de um jeito diferente do nosso. Podemos entender melhor com a criação do mundo, como está relatada na Bíblia. Todo final de dia era encerrado com esta frase: “Passaram-se a tarde e a manhã...”. Um dia completo era contado de um pôr do sol a outro. Jesus morreu antes do pôr do sol de sexta-feira, antes da preparação para o sábado, que é o dia do descanso, e ressuscitou no domingo. Nessa contagem de dias, a sexta-feira é levada em conta, para os cálculos, e em três dias Cristo iria ressuscitar. Logo, foi no domingo mesmo!

Graças a esse sacrifício, hoje podemos ter a esperança de que a morte é apenas um descanso e que um dia iremos todos morar com Cristo no céu.

“... Queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.

Que Certas Coisas da vida se tornem coisas certas!

Até a próxima segunda ;-)


_____________________________________________

Referência/Fonte:

¹ Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?