domingo, 2 de abril de 2017

DE CORAÇÃO



DE CORAÇÃO
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis - RJ

“Ser bom por medo de punições não é uma virtude”

Essa era a mensagem de uma imagem da internet que mostrava o que seriam o céu e o inferno. Fiquei pensando:

* Se eu for bom, eu vou para o Céu?
* Ser bom é uma virtude?

Tem gente que respira bondade. Sabe aquelas pessoas que chegam até a fazer você se sentir egoísta por ser prudente demais ao ajudar o seu próximo? Pois é! Tem gente que tem o coração do tamanho do mundo, está sempre bem disposta a “fazer o bem sem olhar a quem”. Em contrapartida, há alguns tão miseráveis e mesquinhos que chega a dar dó; não abrem a mão nem para dar tchau, acham que o problema do próximo nunca é dele. E por que não falar naqueles que são “bons” pra se promover ou apenas porque Deus está vendo suas ações, como na imagem que mencionei?


“... Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
I Samuel 16:7

O que Deus vê em nosso coração? Ele sabe do que se trata nossas atitudes, sabe e conhece nossos egoísmos. Então, tenha certeza de que a Sua justiça não será baseada no que os olhos humanos puderam ver ou do que falaram a seu respeito. Ser “bonzinho” de fachada está por fora.

“Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.
Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.”

Deus quer que sejamos bons, isso é indiscutível! Afinal, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tiago 4:17). Mas ao homem se engana; não a Deus!


A bondade é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Se andamos com Deus, receberemos Seus frutos. A bondade não nos trará Salvação, seja ela de coração ou por medo, muito menos se for por aparência. O que traz a Salvação, o almejado Céu, é única e exclusivamente a graça de Deus, a fé em Jesus (Romanos 6:23).

“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”

Deus transforma a vida de muitos; Seus frutos são vistos naqueles que O buscam de coração.

A bondade interior e verdadeira vêm quando já herdamos o Céu.

3 comentários:

  1. Ótima reflexão! Apesar da bondade "forçada" ser melhor do que não fazê-la, ainda há que evoluir para a bondade "pura". Ando refletindo muito como até mesmo a praticada por medo da punição tem feito falta pra este mundo. Mas não podemos perder a esperança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, amigo! Acredito que temos que dar o primeiro passo. O ideal/o alvo é que seja sempre de coração, com a certeza de estar fazendo o correto.

      Excluir
    2. Isso mesmo, amigo! Acredito que temos que dar o primeiro passo. O ideal/o alvo é que seja sempre de coração, com a certeza de estar fazendo o correto.

      Excluir

O que você acha?