domingo, 1 de novembro de 2015

GOTAS DE SABEDORIA – HÁBITOS E CARÁTER


GOTAS DE SABEDORIA – HÁBITOS E CARÁTER

“Um bom caráter é mais precioso que posses mundanas, e a obra de formá-lo é mais nobre obra na qual se possa empenhar os homens.” - Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 545

“É pela repetição de atos que se formam os hábitos e o caráter é confirmado.” - Signs of the Times, 6 de agosto de 1912

“Uma vez formados, os hábitos tornam-se cada vez mais firmemente arraigados no caráter.” - Manuscrito 69, 1897

“O que a criança vê e ouve produz impressões profundas na mente tenra que nenhuma circunstância posterior da vida poderá desfazer completamente. O intelecto está agora tomando forma e os afetos recebendo direção e força. Atos repetidos em dado sentido tornam-se hábitos. Esses podem ser modificados por uma educação severa, na vida posterior, mas raras vezes são mudados.” -Orientação da Criança, p. 200.

 “Na infância e mocidade, o caráter é extremamente impressionável. Deve ser adquirido então o domínio próprio. Exercem-se, no círculo de família, ao redor da mesa, influências cujos resultados são duradouros como a eternidade. Acima de quaisquer dotes naturais, os hábitos estabelecidos nos primeiros anos decidem se a pessoa será vitoriosa ou vencida na batalha da vida.” - O Desejado de Todas as Nações, p. 75.

“Os hábitos de sobriedade, domínio próprio, economia, minuciosa atenção, conversa sadia e sensata, paciência e verdadeira cortesia não se formam sem vigilância diligente e contínua sobre o eu.” - Orientação da Criança, p. 200.

“A formação do caráter é obra de uma existência, e é para a eternidade. Se todos pudessem compreender isso, se despertassem para o pensamento de estarmos decidindo individualmente nosso próprio destino para a vida eterna ou a eterna ruína, que mudança se havia de realizar!” - Nossa Alta Vocação, p. 79

Invista na formação do caráter de suas crianças e se esforce para modificar, no seu, aquilo que precisa ser alterado; pratique atos que mereçam virar hábitos; decida o seu destino. 

______________

Referência:
Todas as citações do texto foram extraídas de publicações da editora Casa Publicadora Brasileira, e são de autoria da escritora Ellen Gold White (1827-1915).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?