terça-feira, 24 de novembro de 2015

"FELIZ SÁBADO" POR QUÊ?


"FELIZ SÁBADO" POR QUÊ? 
(Por Airton Sousa)

Uma das coisas legais de voltar a morar no Rio é aquele encontro em família que temos todas as sextas, no final da tarde. É quando toda a família se reúne pra comemorar a chegada do sábado. No horário indicado, eu fecho a loja e todos começam a chegar à casa da "Vó Maria", ou da "Tia Nanda", ou da "Tia Ieda". Cantamos, oramos, lanchamos (hoje, por exemplo, teve pastel e empadas), não assistimos TV, conversamos bastante. É por isso que toda sexta eu gosto de desejar às pessoas um "Feliz Sábado", porque, realmente, é um dia muito feliz pra nossa família.

O sábado começa no pôr do sol de sexta e termina no pôr do sol de sábado. "De uma tarde a outra tarde." Esse período que passamos juntos é muito especial; quando terminamos as orações todos se abraçam e desejamos uns aos outros um "Feliz Sábado!". A partir daí, começamos a viver as horas sabáticas. Descanso físico, descanso para a mente e descanso para o coração. Para nós, o sábado é uma pausa para contato mais próximo, entre nós, e um pouco mais de contato com o Criador. Assim, todas as demais atividades podem esperar.

Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus ...” (Êxodo 20:8-10). Não é um feriado nem dia de folga, mas um dia santo. Separado para um fim específico. "O sábado permanece como a eterna lembrança de que o ser humano não é o resultado do acaso, de forças impessoais. Também nos relembra de que não fomos criados para a servidão das coisas." (MEMORIAL DA CRIAÇÃO E LIBERTAÇÃO, Sábado, 16 de agosto, 2014)

Aí você me pergunta: Ah! Então vocês guardam o sábado? Não, amigão, nós não guardamos o sábado; é o sábado que nos guarda das ilusões, dos perigos e das tristezas. É um dia de alegria. Um dia que lembra criação e liberdade. Um presente do Criador.

"E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." (Ezequiel 20:12)

E o sábado segue... Pela manhã vamos à igreja, cantamos louvores e nos confraternizamos com as outras famílias. Às vezes, nossa família consegue lotar de dois a três bancos da igreja! No almoço nos reunimos novamente - junta panelas; cada irmã ou sobrinha traz um prato especial ou sobremesa ou suco (a Iêda sempre traz alface porque trabalhou a semana inteira e não teve tempo de fazer nada...), e existe sempre a possibilidade de alguém trazer empadão de frango. E ali passamos quase toda a tarde juntos. Confesso que, normalmente, eu tiro a tarde de sábado para dormir...

É maravilhoso acreditar que Deus nos deu um dia de presente, para que nossa família tenha intimidade com Ele e, mais do que isso, acreditar que Ele nos promete sustento especial, alegria e paz se permanecermos fiéis nesse dia – não, exatamente, por causa do dia em si mesmo, mas pela atitude assumida, de deixarmos de lado nossos interesses pessoais e planos particulares, para seguir os Seus planos e projetos.

Na próxima vez que você ler um post meu no Facebook, desejando “feliz sábado” em plena sexta-feira, vai entender que, aqui, a festa já começou. Sou muito feliz por participar desses sábados com a minha família. Até estendo o convite para você participar de um desses sábado conosco.

Aí, chega o domingo... Uma parte da família vai pra praia; outra, pro "Megaville"; outra, vai almoçar fora... e o bonitão, aqui, trabalhando.

Nota: toda sexta feira, às 19h30 você pode participar com a gente da celebração da chegada do sábado, com o programa "Feliz Sábado", exibido pela TV Novo Tempo - Sky, canal 14; Oi Livre, canal 214; Net, canal 184.

Um comentário:

  1. Eu amo sábado pois é um dia de lembranças! o sábado nos lembra do nosso Deus como criado redentor e Salvador.

    ResponderExcluir

O que você acha?