domingo, 28 de agosto de 2016

LOUROS DA VITÓRIA

LOUROS DA VITÓRIA
Por Pamela Henriques Moreira

As competições olímpicas aqui no Rio acabaram na semana passada. Recordo-me da alegria de uns e das manifestações contrárias de outros antes mesmo da abertura oficial da Olimpíada. Quem não se lembra das tentativas de apagar o fogo da tocha?

Os Jogos Olímpicos tiveram origem por volta de 776 a.C., na Grécia. Dentre as competições havia: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Em 2013, tive a oportunidade de visitar o Estádio Panathinaiko, em Atenas, na Grécia. Esse estádio foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em mármore. Em 1895 foi reformado para a realização dos Jogos Olímpicos Modernos que aconteceriam no ano seguinte.


Quanto tempo um atleta leva para atingir o seu melhor? Um dia antes de escrever este texto, vi o filme "Everest". O filme conta a história de grupos que subiram a montanha mais alta da Terra. Os alpinistas tiveram que adaptar seu corpo à alta altitude antes de tentar alcançar o objetivo principal: o cume da montanha. Eles tinham que ter certo preparo físico para suportar o esforço que seria necessário para a subida.

"Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio." (I Coríntios 9:24)

O apóstolo Paulo, quando escreveu para a Igreja de Corinto, falou do esforço que os atletas tinham que fazer para alcançar a tão almejada coroa de louro - coroa essa que não dura muito. Ele fala também de uma coroa que jamais se deteriorará, e nos chama para nos esforçarmos para obtê-la - a coroa da Salvação (I Coríntios 9:25).


Às vezes, abandonamos nossa batalha espiritual, deixando-nos ser vencidos. A vida cristã, a vida "certinha", não é fácil, mas recompensa igual nunca existirá. Corra, se esforce. Somente a fé em Cristo nos levará aos Céus, e essa mesma fé nos movimenta, nos fortalece e nos aproxima do Pai.

"Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela." (I Coríntios 9: 26-27)



_______________________________

Referências:

http://m.suapesquisa.com/olimpiadas/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Panatenaico


3 comentários:

  1. A tradução que li desse trecho mantem o sentido, mas é bem diferente, e nao fala de boxe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão usada foi a NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
      “Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.”
      ‭‭1Coríntios‬ ‭9:26‬ ‭NTLH‬‬
      Dá pra acessar on line neste link:
      http://bible.com/211/1co.9.26.ntlh

      Excluir

O que você acha?