quinta-feira, 26 de maio de 2016

QUANTO MAIS DEMORAR... MELHOR!


QUANTO MAIS DEMORAR... MELHOR!
Por Carina Baptista

Oi pessoal, tudo bem??
Ainda falando sobre os frutos do Espírito... o fruto desta semana não é muito usado, infelizmente. Tem a ver com suportar coisas, muitas vezes impossíveis para a maioria, em prol de outras pessoas. Esse fruto é a longanimidade! Uma palavra pouco conhecida e, o mais triste, algo pouco praticado. A longanimidade define alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo; uma pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Esse termo está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso

Em algumas versões bíblicas, esse fruto é descrito como “paciência”, pois a longanimidade também pode ser definida como a "paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos”. O significado livre da palavra, de origem hebraica, é: "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor. Na versão grega da expressão (makrothymía), o significa literal seria "longura de espírito".

"De acordo com os ensinamentos de Deus, registrados na Bíblia, o longânime (pessoa que pratica a "longanimidade de Deus") pode parecer aos olhos dos infiéis um fraco, mas na verdade usa-se do discernimento e sensatez para resolver as adversidades sem usar a força física ou de maneira irracional. Na realidade, para a doutrina cristã, a falta de longanimidade é uma das grandes responsáveis pela intolerância e violência na humanidade." 




Eu precisei primeiro recorrer ao meu amigo dicionário/google para me inteirar do significado dessa palavra - eu já a conhecia, mas não entendia sua grandeza e profundidade. Incrível! O mundo seria indiscutivelmente melhor se as pessoas fossem longânimes.

Bem, vamos pensar em algumas situações. Estamos no trânsito, um camarada faz uma ultrapassagem incorreta e ainda lhe dá uma fechada, para ficar melhor! Seu amigo do trabalho que sempre chega atrasado, engana na hora do almoço, e nunca entrega os projetos no prazo, foi promovido porque é amigo do chefe. Você está desempregado, as contas não param de chegar, a comida está precária e sua família cobra de você uma solução. Você entra no ônibus, dá bom dia para o motorista e ele responde de forma bem ríspida: "Só se for para você!".
O que você faz ?



Não é fácil ter paciência com as pessoas nem é fácil não se enfurecer em situações de conflito. Não temos paciência para esperar um vídeo carregar no YouTube nem para ler um texto com mais de 144 caracteres, que dirá ter paciência com as pessoas, ainda mais com as que nos maltratam. Mas devemos trabalhar todos os dias o desejo de sermos cada vez mais longânimes! Um exercício bom para isso, e que tem funcionado comigo, é se colocar no lugar do outro. Quando estiver ajudando alguém ou sendo gentil e a pessoa não retribuir, pense que pode ter acontecido algo ruim com ela e ela talvez não saiba reagir a isso; ao invés de ser rude, retribua com amor. Se estiver passando por uma situação adversa, pense no seguinte: "Um dia vai passar...".

Quando eu era pequena e tinha que ir ao dentista, ficava com muito medo da anestesia. Para amenizar a dor, pensava sempre que, após sair do consultório, provavelmente, ganharia um sorvete. Pensar assim me ajudava a passar pela dor de forma mais leve. Faço isso até hoje e, olhe, posso estar me "enganando"... mas funciona! Levar a vida de forma "leve", se colocando no lugar dos outros e sempre procurando dar o seu melhor é tão bom que todos deveriam querer fazer também! 



E então? Vamos ser longânimos?! No final, ficaremos muito mais felizes! :)

Um beijo e até semana que vem!

_________________________


Referência:

<http://www.significados.com.br/longanimidade/> - acessado em 17 de maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?