quarta-feira, 25 de maio de 2016

NU


NU
Por João Octávio Barbosa

Vou lhe contar duas coisas que você não sabia sobre o dia de hoje, 25 de maio. Primeira: hoje é dia da costureira. Há não muitas décadas, seria o dia de você parabenizar a sua mãe ou avó. Atualmente, eu acho que não faria muito sentido você ir à C&A pedir o telefone da vietnamita que costurou a blusa que você está vestindo. Segunda: hoje é também o dia da toalha. Aquele pedaço de roupa que nos enxuga quando estamos...


... Nus. Geralmente, quando se retrata Adão e Eva, eles aparecem nus. A Bíblia revela que até o momento em que comeram o fruto proibido essa nudez era de alguma forma imperceptível. Gênesis 3:7 diz “Então foram abertos os olhos de ambos, e perceberam que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Dali em diante, pela visão bíblica, no mesmo dia em que o pecado entrou no mundo, andar por aí pelado não era uma coisa bem vista.


O Perfil Sem Curtidas de hoje é sugestão do meu amigo Jorge Felipe. Trata-se do “jovem nu”, citado em Marcos 14:51 e 52 assim:

“E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E o apanharam. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu”.

Só isso, mais nada. A Bíblia não traz mais nenhuma palavra sobre esse jovem. Não sei se algum escritor cristão já escreveu sobre ele, dizendo algo sobre o motivo dessa história estar na Bíblia, mas eu desconheço. Então, nos atendo somente à Bíblia, temos apenas essas informações.

Esse caso ocorreu no exato momento da traição de Judas a Jesus, no Getsêmani. Ali, Cristo foi preso e seus discípulos fugiram, e o apóstolo Marcos cita esse personagem totalmente avulso. Ele estava seguindo Jesus, mas, por quê? Por que se vestia com apenas um lençol? Qual a mensagem que temos ali para nós?


Confesso: nessa figura específica, vou divagar baseado em teorias. Em nenhum dos textos que escrevi até agora, nesta coluna, houve tão pouca clareza sobre a função do personagem comentado, dentro da Bíblia. Mas, por meio da comparação de textos, vamos falar do perigo de estar com a alma desarmada do poder de Deus.

Faremos uso da técnica da parábola. Qual alusão me veio à mente? A armadura de Deus, em Efésios (6:13-17)! Pois sim! O jovem nu queria seguir Jesus, o que demonstra uma coragem que nem mesmo os discípulos tiveram naquele momento. No entanto, ao ser apanhado pelo povo que perseguia o Mestre, deixou o lençol que vestia, aparentemente com pressa, e fugiu, em desespero.

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”
Efésios 6:13-17


Quem anda por aí usando um lençol? Será que se utilizasse a roupa metafórica que Paulo descreve em Efésios ele largaria Jesus? Sim, estamos falando simbolicamente, mas permita à metáfora nos ensinar. Se ele tivesse a fé como escudo temeria os soldados? Se ele mantivesse na cabeça a salvação fugiria com medo? Se tivesse a justiça como couraça não enfrentaria os inimigos? Armado com a espada do Espírito poderia livrar Jesus? Usando as sandálias do evangelho da Paz convenceria a turba? E, desculpe-me a piada infame, mas, se pelo menos usasse o cinto da Verdade não ficaria nu, né?

Eu sei, são alusões infantis, sem embasamento lógico. Mas até que se trata de uma comparação válida, certo? Quantos hoje tentam seguir a Jesus, mas estão com a alma nua! Não estão preparados. É você uma dessas pessoas? Precisa se equipar da armadura de Deus e seus dons, listados aí acima? Então procure Deus hoje, em oração, em leitura da Bíblia. E que Deus o abençoe!
           
Não peço que concordem, espero que reflitam!

Desafio do JOBS: Quem era pai dos 7 homens que fizeram um fracassado exorcismo em Atos?
Resposta semana que vem.
Resposta semana passada: Marcos (14:51 e 52 ).


2 comentários:

  1. Do nada você escreveu um belo texto. Te desafio a escrever sobre "GRAÇA".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer isso as quartas seria muito repetitivo...rs
      E desnecessário, depois de vc.

      Excluir

O que você acha?