terça-feira, 7 de julho de 2015

A VIÚVA E O JUIZ

A VIÚVA E O JUIZ
(Por Airton Sousa)

Outro dia, o meu amigo e colega de Blog postou um texto brilhante, como sempre, com o titulo “Petição”. Gostei muito da leitura e, se você não leu, recomendo ir lá neste link e depois voltar para a leitura de hoje.

No mesmo dia desse post, fui encontrar uns amigos que vieram de São Paulo, e na volta eles providenciaram uma carona até o lugar que fosse mais próximo para eu chegar a Campo Grande, bairro onde moro. No carro havia quatro jovens, todos advogados. Falavam sobre leis e outros assuntos jurídicos. Por via das dúvidas, me mantive calado. É bom ter amigos advogados - você nunca sabe quando vai precisar deles -, mas enquanto escutava atentamente a conversa, lembrei-me de uma história que li na Bíblia, em Lucas 18:

Um dia Jesus contou aos seus discípulos uma história para mostrar a necessidade que eles tinham de orar sempre, e mostrar-lhes que deviam continuar orando até vir a resposta."Havia numa cidade um juiz", disse Ele, “homem muito mau, que fazia pouco caso de todos”.Uma viúva daquela cidade vinha frequentemente suplicar justiça contra um homem que lhe havia causado prejuízos.O juiz não fez caso dela durante algum tempo, mas no fim ela o deixou nervoso. “Eu não tenho medo de Deus nem dos homens”, disse ele consigo mesmo, “porém esta mulher está me incomodando. Vou fazer com que ela receba justiça, pois está me cansando com as suas queixas constantes!"Então o Senhor disse: "Se até mesmo um juiz mau pode ser vencido como aquele foiVocês não acham que Deus sem falta fará justiça ao seu povo, que Lhe suplica dia e noite?”

O papo com os advogados não rendeu muito; por mais que eu tentasse entender ou prestar atenção... não entendia nada! Desci em algum ponto da Av.Brasil e fiquei pensando na história do juiz, que de tanto a viúva suplicar, importunar e chatear, resolveu julgar sua causa. A lição principal dessa história é que devemos orar, orar sem cessar, procurar diariamente, buscar a cada dia.

Nunca entenderemos muitas das coisas que se passam conosco, mas é certo que Deus julga cada situação de nossa vida. Ele é o Juiz e tem o poder de promover ou remover, de colocar ou tirar (Salmo 75:7). E tem mais: “Com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres”(Isaias 11:4)

O texto “Petição” terminava assim: “Peço deferimento, em nome de Jesus, mas que tudo seja conforme a sua vontade...”. E eu o reforço, com as palavras de Isaías 33:2: “Senhor, tem misericórdia de nós; em ti temos esperado; sê tu o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo da angústia.”.




2 comentários:

  1. Reli "Petição" de um jeito diferente. Legal ter relembrado esse texto.

    A parábola da viúva e do juiz é interessante e me dá a sensação que conseguimos vencer o inimigo pelo cansaço através da oração constante, através de uma vida de oração.

    Se a oração é a respiração da alma, que Deus seja a razão de nossa inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui de vender, pedir ou insistir, mesmo quando era necessário. Talvez pelo meu temperamento, minha timidez ou até mesmo por não ter uma oratória fluente, com argumentos orais rápidos que as situações merecem.
    Mas meu Deus me diz que preciso aprender a interceder. Por mim e pelos outros. Tem coisas que você precisa fazer! Mesmo que para isso precise desconstruir uma vida de aprendizado social em sentido contrário.
    Faz pouco tempo que comecei a me sentir mais à vontade ao falar em público, ao expor minhas ideias e argumentar a favor delas.
    Devo essa mudança à aceitação de que meu Deus me pede que eu saiba o que quero e lute por isso.

    ResponderExcluir

O que você acha?