quarta-feira, 29 de julho de 2015

PP, P, M, G OU GG?

PP, P, M, G OU GG?
(Por Eduardo Santos)

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome". (Mateus 6:9)

Interessante, a forma como Cristo inicia o modelo de oração que está ensinando a seus discípulos. Como em todas as coisas, ou em quase todas, a forma como se começa define muitas coisas, e, creio eu, Ele teria uma lista de motivos para iniciar desse modo.

A clara exaltação ao Deus do universo na afirmativa "santificado seja Teu nome" me faz pensar em alguns trechos bíblicos que nos ensinam a verdadeira realidade sobre Deus: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (Êxodo 20:7) e "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá." (Gálatas 6:7) Mas devo dizer que nenhum desses textos que citei acima toma o lugar da história contada em Êxodo 19 e 20, mais especificamente de 19:16 até 20:19. Quando leio esse momento da história do povo de Israel consigo ter ideia do que é a santidade de Deus.

Leia o relato inteiro e foque no versículo 19 do capítulo 20. As demonstrações do poder de Deus eram tamanhas que o monte onde Ele havia se manifestado quase se desfazia, ao ponto de o povo solicitar que apenas Moisés permanecesse na presença de Deus. Nessa história também vemos que Deus é um ser tão santo que nós, em nossa pecaminosidade, seríamos consumidos diante de Sua presença.

Apesar disso tudo, há um aspecto discreto na oração do Pai Nosso. Já de início, somos apresentados a um conceito de graça que transcende nossos parâmetros de medida, pois, mesmo sendo pecadores, temos acesso a esse Deus tão santo. Mais do que isso: podemos chamá-lo de pai; e se temos essa permissão, é porque Ele nos considera Seus filhos (João 1:12).

Isso é graça! Um Ser santo que nos recebe sem merecermos, nos considera Seus filhos. O que mais me impressiona nesse assunto é que tem pra todos os tamanhos, mas o mais importante de tudo é que, independentemente da nossa necessidade de graça, ela sempre sobra!
Vou lhe contar um segredo: ela é nossa, só precisamos pedi-la.

Abraços.

2 comentários:

  1. Muito bom saber que tem para todos os tamanhos me sinto incluído...rsrs Estou gostando muito desta série porque oração é meu assunto favorito e minha prática diária também.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...também me senti incluído!!
      Gosto muito de falar sobre oração, parece ser um tema de aprendizado inesgotável! Estou bastante empolgado com a série, Vamos aproveitá-la juntos, tenho certeza.

      Excluir

O que você acha?