sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CAUSA OU EFEITO?


CAUSA OU EFEITO?
(Por Denize Vicente)

Imagine que mal começou o dia e, tão cedo, as coisas começam a dar errado. Você acordou e na hora de tomar seu banho o chuveiro queimou. Só tem banho frio. Você pergunta: - “Por que justamente agora?”.

Mais tarde, quando chega ao trabalho, seu chefe chama você, comunica que já não precisam mais dos seus serviços, na empresa, e pede que você assine o aviso prévio. A pergunta que lhe vem à mente não é outra: - “Por que eu?”.

À noite, em casa, seu filho mostra o boletim e você percebe que todo o investimento financeiro que tem feito desde o primeiro ano de estudos do menino não tem servido de nada, porque será mais um ano de reprovação. E ao deitar você se pergunta: - “Por que ele faz isso?”.

Os dias, na nossa vida, seguem cheios de situações desconfortáveis que nos desassossegam; e no meio da agonia geralmente perguntamos: - “Por quê?”.
Em busca de quietação insistimos em ter respostas... para as perguntas erradas.

Mario Quintana dizia que “a resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas11, e ele estava muito bem acompanhado, porque Salomão, o homem mais sábio do mundo dizia assim: “Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas...2.

Talvez gastemos tempo e energia demais fazendo as perguntas erradas, em busca da resposta certa, da causa de tudo o que nos sobrevém. Há mais sabedoria, contudo, em querer saber “para que” as coisas acontecem, do que em buscar “o porquê” de tudo o que nos atinge e não nos faz bem no mesmo instante.

Fazer a pergunta certa exige que você se disponha a enxergar além do imediato; é uma questão de manter o foco na observação e não no julgamento; no aprendizado e não no domínio, no direito de reger. É não se colocar como o centro dos acontecimentos, mas como parte de um plano, peça de uma engrenagem, e entender a finalidade de cada movimento.

A sabedoria está em interessar-se mais em saber com que finalidade (“para quê?”) se está passando por certas situações, na vida, do que em compreender por que alguém é submetido a experiências negativas.

Então, a cada manhã, não importando quão fria esteja a água que sai do chuveiro, encare a realidade que o aguarda mesmo sem saber por que ela veio ao seu encontro, mas buscando compreender que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus; resta saber como.

Cabe-nos continuar semeando a nossa semente (Eclesiastes 11:6), dia após dia; e mesmo não sabendo o caminho do vento nem conhecendo as obras de Deus, que faz todas as coisas (Eclesiastes 11:5) - afinal, somos de ontem e nada sabemos (Jó 8:9) -, é sinal de sabedoria buscar compreender a razão das coisas – com que propósito elas estão aí e nos atingem. Encontrar a resposta certa nem é o mais importante; mas, se você estiver fazendo as perguntas certas, o exercício de inquirir e buscar a razão das coisas, o fim determinado, fará de você alguém muito mais sábio e feliz do que aqueles que insistem em fazer as perguntas erradas...

Experimente mudar o foco.

__________________________________________

Referência:

1-    "Do Caderno H", Editora Globo - Porto Alegre, 1973
2-    Eclesiastes 7:25 – (Bíblia – Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?