sexta-feira, 19 de junho de 2015

“QUANDO TUDO FALHA”

“QUANDO TUDO FALHA”1
(Por Denize Vicente)

Eu devia ter uns 15 anos quando li um livro chamado "Quando tudo falha". Sei que ele narrava diversas histórias, mas confesso que não me lembro de nenhuma delas, o que, de certo modo, é estranho. Mas não me lembro, mesmo. Por outro lado, é curioso como eu jamais me esqueci das últimas palavras publicadas naquele livrinho. Depois de todas aquelas histórias emocionantes, estavam lá, antes da contracapa, as palavras que marcaram minha vida, desde então. Palavras que vêm a minha mente sempre que estou confusa, sem forças, ou a ponto de desistir das coisas em que preciso acreditar... 
Estava lá:
"Viva a sua fé; e quando tudo falhar ela o fará viver."

Neste mundo agitado em que vivemos, frequentemente enfrentamos momentos de tensão, problemas de saúde na família, dificuldades no trabalho, ou em razão do desemprego... momentos em que as coisas parecem não estar funcionando, sensação de fracasso, vontade de desanimar, desistir... a noção exata e perfeita de que não podemos fazer mais nada!

"A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver." 2 Em síntese, é isso: quando tudo falha, é a fé que nos faz viver.

Talvez você esteja vivendo uma fase tranquila, na vida. De boa, na paz, “relax”. Este é o tempo de viver a sua fé, de aperfeiçoá-la, de moldá-la para outros tempos. Viva a sua fé. Viva a sua fé mesmo que ela seja pequenininha. Miudinha, miudinha. Do tamanho de uma sementinha de mostarda...

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.” (Lucas 17:5-6)

Talvez você esteja, como eu já estive, e como talvez eu volte a estar em algum momento, naquele ponto em que sabemos que o que nos fará viver é, unicamente, a fé. Então, será preciso tê-la vivido. Quando as soluções humanas já não servem mais, quando nosso jeito de resolver falha, surge a oportunidade pra Deus, especialista em coisas incríveis, fantásticas e extraordinárias. “Viva a sua fé. E quando tudo falhar ela o fará viver.”


Referência:
1-    Belz, Rodolpho. Quando tudo falha – Ed. CPB
2-     Hebreus 11:1

2 comentários:

  1. "Neste mundo agitado em que vivemos, frequentemente enfrentamos momentos de tensão, problemas de saúde na família, dificuldades no trabalho, ou em razão do desemprego... momentos em que as coisas parecem não estar funcionando, sensação de fracasso, vontade de desanimar, desistir... a noção exata e perfeita de que não podemos fazer mais nada!"

    Dê esse trecho você escreveu especialmente pra mim né? Minha vida está de ponta cabeça, desempregada, papai com a saúde ruim, mamãe vive nervosa, até minha irmã que é a mais cabeça fresca do mundo, andou com problemas de saúde...confesso que tem horas que quase desisto de tudo. Por diversas vezes sinto minha fé indo por água abaixo....mas logo Deus me traz de volta para a fé cotidiana. Sempre oro pedindo para que Ele renove a minha fé a cada dia, porque se tá difícil com ela, imagina sem???
    Enfim....andando com fé eu vou porque a fé não costuma falhar né mesmo? Uma hora as coisas vão melhorar!

    Obrigada por esse texto! Uma maravilhosa sexta pra ti!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilica, neste sábado eu ouvi uma coisa que me fez pensar nisso tudo, outra vez: "Crer é confiar."
      Sabe, nossa fé tem que ver com confiança. Às vezes é tão difícil confiar, Lilica... Tão difícil! Mas é porque nossa visão das coisas é limitada. Não conseguimos ver além de um palmo adiante do nosso narizinho lindo... Se tivéssemos uma visão mais ampla, se víssemos o que há mais à frente, o que nos aguarda... humanamente falando seria mais fácil.
      Por outro lado, há uma espécie de segurança que só a fé pode nos dar. Sabemos que existe Alguém que vê o fim desde o princípio, e que é o Dono do tempo. Em parceria com Ele, tudo dá certo, na hora certa. E do jeito certo. É uma questão de fé. Uma questão de confiar.

      Outra coisa maravilhosa da fé é que ela nos une.
      Então, a partir de hoje (e até você "me dar alta" - rs) vou interceder por você e sua família, para que venha o emprego (um bom emprego!), para que a saúde do papai volte a pleno vapor, que a mamãe se acalme e tenha paz e sossego em seu coração e em sua mente, e que sua irmã também recupere sua saúde, plenamente.
      Não desista.
      Este é um mundo de aflições. Mas não desista. Temos quem cuide de nós. Embora não O vejamos, Ele está fazendo o Seu trabalho.
      Um beijo!! E boa semana!!

      Excluir

O que você acha?