terça-feira, 30 de junho de 2015

A CRUZ PROFANADA

A CRUZ PROFANADA
(Por Airton Sousa)

Estava descendo ali no Calçadão de Campo Grande, zona oeste do Rio, quando ouvi de longe os sons do saxofone. Era um músico de rua mostrando seu talento ao tocar “A Mensagem da Cruz”, em troca de uns trocados. O sax é um dos mais belos e inspiradores instrumentos musicais. O hino é o mais lindo do Hinário Adventista, da Harpa Cristã e do Cantor Cristão. Parei pra ouvir e saí dali cantando baixinho “Rude cruz se erigiu / Dela o dia fugiu / Como emblema de vergonha e dor / Mas contemplo essa cruz / Porque nela Jesus / Deu a vida por mim, pecador...”.

Enquanto ele tocava o hino, de forma calma e expressiva, eu pensava na letra e me emocionava com as verdades que se tornavam mais evidentes e convincentes. Sempre que a ouço e quando começo a cantar essa música, meus olhos se enchem de lágrimas ao me lembrar do símbolo de liberdade e de perdão que a cruz representa pra mim.

Estou escrevendo este texto na semana em que aconteceu uma parada LGBT lá em São Paulo, e me chamou a atenção o protesto (ou performance) feito por um participante da parada que apareceu seminu preso a uma cruz, com coroa de espinhos e ensanguentado, fazendo uma referência a Jesus. A Polêmica envolveu políticos, religiosos e alguns segmentos da sociedade que se sentiram ofendidos com a cena. “Respeite nossos símbolos”, “Respeitem nossa religião”; mas, como comentou minha amiga Lídia Sampaio: “Por que se ofendem tanto com o acontecido na Parada Gay? Não me ofendo, não me escandalizo. Se entendessem a mensagem da Cruz, não se escandalizariam com a imagem da cruz.”.
A cruz não deve ser lembrada só quando é profanada. A mensagem da cruz deve ser repetida cada dia em nossa vida. Precisamos entender o sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade. A cruz é o emblema de dor e de loucura. E foi através dessa loucura que Deus decidiu salvar o mundo. Essa loucura foi feita para que nenhum de nós precisasse ser crucificado. E mais ainda, a cruz é o supremo argumento de Deus para que confiemos e voltemos cada dia para Ele. É o monumento maior do amor divino.

Aquela cruz profanada não passa de um pedaço de madeira ou uma obra de arte. A mensagem da cruz de Cristo é para ser lembrada pelo menos uma vez por dia e guardada em nosso coração.
Eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar.
Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” I Coríntios 1:19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?