quarta-feira, 10 de junho de 2015

RECORTE E COLAGEM

RECORTE E COLAGEM
(Por Eduardo Santos)

Provavelmente, você já ouviu aquela famosa frase: “Os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus.”. Comumente, faz-se uso dessa expressão quando se tem intenção de ressaltar as diferentes características encontradas nos respectivos gêneros. A aparente veracidade e a fama ficaram tão grandes, mas tão grandes, que o ditado acabou virando título de livro¹ e dando origem a um título de um filme brasileiro².

Outra máxima muito conhecida é aquela que diz que, no relacionamento, um é a cara metade do outro. Diferentemente da primeira, sobre a qual nunca me preocupei em ter uma opinião, essa eu não aprecio muito. Ela me passa a impressão de sermos seres incompletos, algo imperfeito, e Deus não fez nada incompleto.

Eu poderia citar uma lista quase infinita de frases que fizessem menção a um casal apaixonado, mas achei por bem citar apenas uma, bem especial. Lá em Gênesis 2:18 diz assim: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”. Em seguida, é dito que Deus forma a mulher a partir da costela de Adão.

Gosto da forma como Deus aborda o tema, pois Ele consegue transmitir a impressão de complementaridade, sem dar a sensação de algo pela metade. Pense comigo: faria sentido retirar alguma coisa, que serviria para completar um ser incompleto, desse próprio ser? Acho que não.

Nesse versículo, vejo algumas das preocupações de Deus. A mais destacada foi que a companheira de Adão lhe fosse correspondente e, assim, formou Eva da costela de Adão. Costumam afirmar que existe um profundo ensinamento neste aspecto: Deus escolheu a costela por esta se localizar na lateral do corpo, indicando uma ideia de igualdade no relacionamento, simbolizando a necessidade de respeito, companheirismo, solidariedade.

Quando Adão se deu conta de seu presente, expressou sua imensa gratidão e felicidade no que eu, à primeira vista, chamaria de declaração de amor mais estranha que já ouvi: (...) Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; (...)” (Gênesis 2:23). Mudando um pouquinho as palavras de Adão, creio que ele quisesse externar sua imensa felicidade por ter encontrado uma companhia condizente com ele, que fosse parecida com ele e que lhe desse a sensação de estar completo. É assim que nos sentimos quando encontramos a pessoa a quem amamos; nos sentimos completos.

Mas como passar a ser completo se não éramos incompletos?
Não sei explicar, mas sei que é como a arte que um colega fez para enfeitar a sala da república onde passo parte da semana. Ele possuía duas imagens que sozinhas já apresentavam completamente suas próprias mensagens, ou seja, eram completas isoladamente, mas, após serem recortadas e coladas sobre uma mesma superfície, passaram a apresentar uma nova mensagem, como se ambas tivessem estado juntas o tempo todo.


Referências:
1-    GRAY, J. Homens são de Marte e mulheres são de Vênus. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1996.
2-    Os Homens são de Marte... E é pra lá que eu vou. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?