sexta-feira, 5 de junho de 2015

HOJE VOU FALAR BEM POUCO

HOJE VOU FALAR BEM POUCO
(Por Denize Vicente)

A propósito dessa ideia, lembro-me de um texto que li ainda criança, na revista Seleções:
“Se você quiser ser incisivo, seja breve; com as palavras se dá o mesmo que com os raios de sol: quanto mais condensados, mais queimam.”
E é nessa linha que faço o post de hoje. Vou ser breve.

Pedro de Lara trabalhou na TV por muitos anos, e eu diria que era um homem esquisito, engraçado, chato, praticamente um filósofo, divertido, implicante, rabugento e querido... Uma vez, filosofando, ele disse: "É melhor doer na carne do que arder na consciência".

Eu e você sabemos: manter a consciência limpa não é fácil. Às vezes, envolve mudança de hábitos, consertar um erro cometido, prestar contas... E isso, geralmente, dói.

Jó, o homem mais paciente do mundo, também uma vez disse para os seus amigos:  
“Enquanto eu tiver vida em mim, o sopro de Deus em minhas narinas, meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso. (...) Minha integridade não negarei jamais, até à morte. Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.” (Jó 27:3-5)

Manter a consciência irrepreensível às vezes dói.
Mas é sempre melhor.



Referência:

Pedro de Lara - Pedro Ferreira dos Santos – ator e humorista, nasceu em 25.02.1925 em Bom Conselho, PE; morreu aos 82 anos, em setembro de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?