segunda-feira, 8 de junho de 2015

O GRITO


O GRITO
(Por Sérgio Mafra)

Ora, Jericó fechou-se e estava fechada por causa dos filhos de Israel: nenhum saía nem entrava. Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó... Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifre de carneiro diante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes; e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se longamente a buzina de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande grita; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si... E sucedeu que, ao sétimo dia... tocando os sacerdotes a sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade! Gritou, pois, o povo, tocan­do os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade.  Josué 6:1-5, 15, 16 e 20.
 
Independentemente de você ser ou não cristão, essa é uma boa história, afinal, temos arqueologicamente evidências da existência da cidade de Jericó. Ela foi descoberta em 1868, a 28km ao nordeste de Jerusalém, perto do Mar Morto. As primeiras escavações foram realizadas entre 1908 e 1910, pelos alemães E. Sellin e C. Watzinger, 240m abaixo do nível do mar. A “cidade da lua”, nome derivado provavelmente da adoração ao deus-Lua - “Yarih” ou “Yerah”. Entre 1930 e 1936 houve uma 2ª campanha arqueológica, dirigida pelo inglês John Garstang; finalmente, entre 1952 e 1959 houve a 3ª e última campanha. 
 
A primeira surpresa surgiu quando se verificou que Jericó seria a cidade mais antiga do mundo, pois foram encontrados restos de uma muralha de defesa (com 6m de largura, com outro muro de 2m de largura pelo lado de dentro e uma torre de 9m, ainda faltando seu topo, de onde se calcula que todo o muro tinha cerca de 9m de altura com as torres mais altas, um pouco), datada de aproximadamente 4.000 a.C. Então, Jericó erguia-se num fértil oásis, de abundantes palmeiras e tâmaras, com copiosas nascentes de água. Os habitantes da cidade enterravam os seus mortos debaixo do piso das suas próprias casas e temos indícios de que ela foi destruída e reconstruída diversas vezes ao longo de sua história.
 
Agora imaginemos a situação, trazendo para o contexto bíblico: um povo que tinha a sua frente uma cidade fechada, com grandes portões de madeira, provavelmente reforçados com ferro, e uma gigantesca muralha. Que desafio, não? E, inusitadamente, Deus dá uma ordem difícil de acreditar: marchem ao redor da cidade e, ao sétimo dia, gritem.
 
Desse texto poderíamos tirar várias aplicações, mas hoje gostaria de abordar, especificamente, uma: o grito.
Sabe quando os problemas, os desafios e obstáculos parecem tão grandes na sua frente que você não consegue enxergar uma saída no meio deles? Eu já passei por algumas situações assim e experimentei a força que tem o grito, seja ele interno ou externo. Chega um momento da sua história em que você precisa gritar, pra você mesmo ou para os outros. A gente precisa dizer “não” para aquele relacionamento destrutivo ou para aquele amigo que só nos diminui, dizer “não” para a preguiça ou o desânimo de estudar, de procurar emprego ou de começar uma vida mais saudável e praticar exercício físico; “não” para o trabalho que toma tanto seu tempo que não permite que você dê valor às pessoas que realmente importam.  E dizer “sim” para a vida, “sim” para o respeito próprio, “sim” para o amor e “sim” para Deus!
 
Qual o grito que você precisa dar hoje? O que precisa ser derrubado?
Confie, marche e grite!
Boa semana e muitos gritos pra você!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?