terça-feira, 23 de junho de 2015

O INVERNO JÁ CHEGOU

O INVERNO JÁ CHEGOU
(Por Airton Sousa)

Depois de seis meses no Rio, depois de ter passado por temperaturas que chegaram a 47 graus, só hoje percebi que não trouxe os edredons e nem roupa de frio. É logico que não estou esperando nenhum inverno como aqueles que enfrentei em São Paulo, mas, à medida que a gente vai se acostumando com a cidade, o que não era frio passa a ser e você descobre que frio é frio em qualquer lugar. Mesmo morando em São Paulo eu não sentia muito frio e usava pouco agasalho - dizem que gordo não sente frio. Nas poucas vezes que me agasalhei “à vera” ouvi as pessoas comentarem: “hoje tá frio mesmo; até o amigão tá agasalhado”.

Gosto das festas do inverno, das fogueiras, das canções e brincadeiras, dos doces de amendoim e das sopinhas e caldos que nos oferecem nessa época. Lembro com saudades daquelas manhãs de domingos de inverno em que aparecia um sol e todos corriam para o Parque do Ibirapuera. O inverno proporciona também um colorido agradável e sofisticado com suas roupas cheias de cor e os sobretudos elegantes, no metrô.

Pois sim, meus senhores, estamos diante da época mais fria do ano e em alguns lugares teremos neve e ausência de fertilidade. Pode ser que também na vida muitos se fechem e fiquem inertes diante das adversidades, e, em alguns casos, literalmente fechados dentro de suas casas e quartos, ignorando o calor dos amigos e familiares, perdendo o entusiasmo e a motivação. O inverno pode ser o símbolo das oportunidades perdidas - ou de muitas vitórias.

Há certas coisas na vida que tem de ser feitas antes do inverno. Uma palavra de gratidão, de amor, um gesto de carinho, um presente. Se não for hoje, amanhã poderá ser tarde.” (Com a Eternidade no coração, CPB, página 175)

Os edredons ficaram por lá e espero não sentir tanta falta deles - afinal, a primavera é logo ali. Que o seu dia hoje seja abençoado e feliz!

2 comentários:

  1. Valeu a lembrança da culinária de inverno, valeu ainda mais o pensamento: perder o entusiasmo e motivação nunca!

    ResponderExcluir
  2. Gosto do calor que a gente é "obrigado" a produzir, pra encarar o inverno e fazer viver os relacionamentos.
    Vamos fazer um sarau aqui em casa, com direito a fondue? Esse é um sonho que carrego há anos! Uma noite inteira de palavras doces, poesia, literatura, amizade, calor humano!!

    ResponderExcluir

O que você acha?