sexta-feira, 22 de abril de 2016

“NÃO É FÁCIL...” ou “SIMPLES ASSIM.”



“NÃO É FÁCIL...ou “SIMPLES ASSIM.”
Por Denize Vicente

“Rir até doer a barriga, pão quentinho da padaria, receber carta pelo correio, ouvir o alarme do recreio, andar descalço na areia, barraca, lua, uma fogueira, lamber colher do bolo, encontrar moeda no bolso, correr na rua, banho de chuva, sorvete no verão, brincadeira de irmão, orgulho de trabalho bem feito, chegar em casa mais cedo, brincar com seu cachorro, a mãe deixar ficar com o troco, elogiarem sua comida, estar com a família, mensagem de madrugada, música predileta bem alta, cantar debaixo do chuveiro, dançar na frente do espelho, encontrar velho amigo, apertar plástico bolha, ficar um tempo à toa, ouvir histórias de amor, voz de robô no ventilador, olhar nos olhos teus, conversar com Deus, ir para igreja, passear na feira, paz no coração, liberar perdão, abraço inesperado, trabalho voluntário, estar vivo, fazer aniversário...”

Pois é... Quanta coisa boa, né? Dá até letra de música!  - você vai dizer.
E não é que deu mesmo??

Faz alguns meses que eu ouvi essa música pela primeira vez, mas foi há cerca de duas semanas que eu escutei a deliciosa melodia de “Pequenas Alegrias” de novo, e então pude viajar em cada verso da letra.


E foi aí que eu pensei em dividir isso com você, hoje.

A internet, ontem, esteve noticiando as maiores tristezas, incluindo a morte de pessoas comuns, como eu e você, que caminhavam e pedalavam numa ciclovia do Rio de Janeiro inaugurada há apenas quatro meses e que desabou na manhã do feriado; os jornais de hoje continuam tratando de assuntos que nos amarguram e envergonham, como cuspes, corrupção e enriquecimento ilícito; a TV só mostra misérias e não se trata, apenas, de pobreza material - é também a mais terrível miséria humana estampada nas palavras que as pessoas falam, nos gestos malvados e falsos, nas alianças de interesses escusos que firmam e no sorriso traidor.

Como sobreviver a um mundo recheado de tristezas, com cobertura de maldade?
Como vencer o desafio de não se deixar abater com as coisas ruins?

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa otimista por natureza; mas, algumas vezes, eu também fico abatida, desanimada, quase pedindo ao mundo pra parar porque eu quero descer... Sim! Isso acontece até mesmo com pessoas naturalmente otimistas... Acredite! Nessas horas eu paro pra lembrar de coisas que me fazem ou fizeram rir, que me deram alegria, que alimentaram meu coração. Isso me recompõe. Às vezes, é imediato o resultado. Às vezes, demora um pouco. Mas sempre funciona.

“Pequenas Alegrias” é uma canção que nos ajuda a recordar das coisas que nos trazem alegria no decorrer da vida, e reforça a ideia de que se juntássemos essas pequenas alegrias... seríamos felizes todos os dias.

Não vou me esquecer do dia em que mostrei o clipe dessa música para a minha mãe, enquanto estávamos na estrada... Ela começou a sorrir e, de repente, chorou; olhou pra mim e mandou, pensativa: “Por que a gente não faz isso, né?”.

Eu não sou a Carina, a moça das dicas, que escreve neste blog às quintas-feiras; mas eu também tenho uma dica pra lhe dar, hoje, e quero que você pense bem no que eu vou lhe dizer: experimente encontrar alguma coisa boa no balanço do fim do dia e comemore o fato de ter vivido aquilo. Pequenas alegrias são suficientes para nos fazer felizes, se estivermos atentos a elas. Acredite! Mas acredite mesmo!

E eu ainda queria lhe dizer outra coisa: naqueles dias em que tudo der errado e você não conseguir se lembrar nem mesmo das pequenas alegrias de dias anteriores, lembre-se, pelo menos, destes versos bíblicos, que trazem uma promessa incrível, capaz de acalmar seu coração:

“Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém tirará essa alegria de vocês. Naquele dia, vocês não me perguntarão mais nada. Eu asseguro que meu Pai dará a vocês tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.”  (João 16:22-24 – Bíblia - Nova Versão Internacional)

Quer ver o clipe que fez minha mãe chorar? Clique AQUI.
E tenha um dia feliz!




12 comentários:

  1. Pequenas alegrias.... Como é bom poder sentir...

    ResponderExcluir
  2. É nas pequenas alegrias q se encontram os grandes ferros feridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, podia ser melhor... De repente, até nos grandes ferros feridos se encontram pequenas alegrias.
      :))

      Excluir
  3. Muito bacana o texto. Precisamos ter uma mente mais otimista, creio ser este um segredo de pessoas resilientes. O profeta chorão, Jeremias, tinha isso como conselho:"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança...porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lamentações 3:21,22b,23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse verso é lindo, Lucas. Muito lindo!!!

      Excluir
  4. Pequenas alegrias é chegar aqui e ter sempre um carinho. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra pequena alegria é encontrar seu comentário aqui, Su!!

      Excluir
  5. Texto e clip ótimos! Me fez viajar... Lembrei que ontem eu, meu filho e três amigos fomos à padaria tomar café com leite e pão na chapa e fiquei a pensar: daqui a 20 anos iremos lembrar daquele momento: simples, porém, alegre. Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem u'a música do Leoni que diz assim:

      "(...) O que vai ficar na fotografia
      São os laços invisíveis que havia

      As cores, figuras, motivos
      O sol passando sobre os amigos
      Histórias, bebidas, sorrisos
      E afeto em frente ao mar".

      As histórias, o café da manhã, o passeio, os sorrisos, o afeto - em frente ao mar, na padaria, na rua, em casa... isso fica.

      Bons dias, pra você e pra todos nós.

      "Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!" (Romanos 15:13 - NTLH)

      Excluir
  6. Amém! E obrigado por nos brindar com a música do Leoni, que tampouco a conhecia.

    ResponderExcluir

O que você acha?