sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SUA VIDA NÃO É UM ROMANCE

SUA VIDA NÃO É UM ROMANCE
Por Denize Vicente

Outro dia eu conversava com as meninas sobre “mentirinhas”. “Mentiras brancas”. A gente aprendeu a dar nomes mais charmosos a coisas que, se chamadas pelo seu próprio nome, ficariam muito pesadas, não é?

Pra não se entregar na preguiça e provocar um terremoto dentro de casa, por exemplo, a gente mente explicando pra mãe que “esqueceu” de lavar a louça. Para evitar ser tido como X-9, a gente diz que não viu aquilo que o Chefe perguntou pra gente se aconteceu. Pra não magoar, a gente não admite pro outro que o encanto acabou, que era paixão, não amor, e que por isso vai terminar o namoro. Pra não parecer descaso, a gente fala que tinha uma blitzen no caminho e que foi esse o motivo do atraso. Pra não ter as dificuldades de uma vida de verdade, a gente enfeita as palavras e vive a de mentirinha...

Mario Vargas Llosa tem um livro chamado “A verdade das mentiras”; nesse livro ele diz uma coisa muito interessante: “Os homens não estão contentes com o seu destino, e quase todos – ricos ou pobres, geniais ou medíocres, célebres ou obscuros – gostariam de ter uma vida diferente da que vivem. Para aplacar – trapaceiramente – esse apetite, surgiu a ficção. Ela é escrita e lida para que os seres humanos tenham as vidas que não se resignam a não ter.” (p.16, 2ª ed., Editora ARX)

Para além de revelar sua constatação de que o homem não está satisfeito com o rumo que dá a sua vida, desejando outra, diferente da que vive, o escritor nos diz que a ficção foi criada para que, por ela, o ser humano inconformado tenha a vida que queria ter...

Llosa defende os romances sustentando sua importância, porquanto revelam a materialização das obsessões humanas, “com acréscimos sutis ou grosseiros à vida”. Inevitável concluir que as mentiras criadas pela ficção e pelos romances, os “acréscimos sutis ou grosseiros” que materializam nossos desejos e sonhos, têm duração limitada. 490 páginas, cinco semanas, dois meses, três horas por dia... mas não a vida inteira. Duram enquanto dura a leitura. Por outro lado, alguns de nós vivemos a vida toda como se a nossa própria vida fosse uma obra de ficção.

A vida que você tem em suas mãos não é um romance. Não acredite que por acrescentar ou enfeitar situações e fingir motivos você terá, daí em diante, a vida transformada em “perfeita”.

Se é fato que os homens não estão contentes e que gostariam de ter uma vida diferente da que vivem, eu e você não precisamos nos resignar com soluções “trapaceiras” para aplacar esse desejo. A par dos romances e das ficções, há um recurso muito mais edificante e que também foi escrito “para que os seres humanos tenham as vidas que não se resignam a não ter”.

É um livro, também, mas cheio de histórias reais, de homens e mulheres como eu e você, que encararam desafios e situações semelhantes às que nós enfrentamos. Há histórias de quem venceu e histórias de quem se arruinou; de quem mentiu e se deu bem por um tempo, mas acordou a tempo de não se dar mal para sempre, e de outros, que firmaram parceria total com a mentira e pagaram um preço alto por isso. Um livro repleto de experiências e cheio de orientações, escrito pelo maior Autor de todos os tempos: Deus. Sua Palavra é a verdade. E nEle não há mentirinhas.
Deus não é homem para que minta,
nem filho de homem
para que se arrependa.
Acaso ele fala e deixa de agir?
Acaso promete e deixa de cumprir?
(Números 23:19)

Llosa acredita que “não se escrevem romances para contar a vida, senão para transformá-la, acrescentando-lhe algo.” (ib., p. 17). Diz ele que no coração de todos os livros de ficção “chameja um protesto”. E complementa: “Quem os fabula o fez porque não pôde vivê-los, e quem os lê – e neles acredita, durante a leitura – encontra, em suas fantasias, os rostos e as aventuras que necessitava para ampliar sua vida...” (pp. 21 e 22).

Hoje eu queria que você pensasse nisso. Sem relegar a importância desse gênero literário, quando se trata de preencher as insuficiências da vida você precisa sair de si mesmo, ser outro, e nunca menos do que sonhou, mas inspirado em histórias reais, de gente tão real quanto você, cujas lágrimas e bocejos, alegria e desespero, dores e êxtase se comparam às que você também experimenta.

Sua vida não é um romance. Ela não precisa estar recheada nem coberta de mentiras. A verdade liberta.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
(João 8:32 – Bíblia - Nova Versão Internacional)

2 comentários:

  1. A vida não é um filme, vc não entendeu
    De todos os seus sonhos não restou nenhum

    Ninguém foi ao seu quarto quando escureceu
    Só vc não viu não era filme algum

    ResponderExcluir

O que você acha?