quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PERFIS SEM CURTIDAS

PERFIS SEM CURTIDAS
Por João Octávio Barbosa

Começa hoje uma jornada para nós dois. Uma para mim que escrevo, outra para você que lê. Conto com você, porque não quero ficar sozinho.

Aliás, quem quer ficar sozinho? Isolado, carente, distante? Interação sempre foi necessidade humana básica. Pouco a pouco, embora, recentemente, mais rápido do que nunca, evoluímos para o aumento da comunicação entre as pessoas. Eis a era digital.

Estamos no tempo do Facebook, do Big Brother, do GPS e do iPhone. A propósito, não pedi autorização e nem paguei para citar nenhum desses nomes (espero que este blog tenha um bom advogado). Podemos viver, publicamente, por meio das redes sociais, por exemplo. Podemos sonhar com a fama. Uma foto, um vídeo, um áudio, tudo pode se tornar um viral. E assim ganhamos dinheiro, ou pelo menos o direito de tirar onda com amigos e ver nosso ego inflar.

Ninguém quer que sua foto nova do perfil não receba uma “curtida no face”. De que adiantou malhar se ninguém parece ter notado sua foto com a camisa “No Pain, no Gain”? Começa a guerra da vaidade. “Como Fulana pode ter mais amigas do que eu?”, “Como Sicrano pode ter curtido o vídeo desse cara e não o meu?”, e por aí vai. Meu nome tem que ser lembrado, meu post precisa ser polemizado, meu “textão” tem que ser bombado na base de milhares de cliques.

Eu queria falar de Vitor. Vitor é goleiro de futebol. Não joga no meu Vascão nem no Flamengo nem em outro time da primeira divisão. Ele joga no Londrina, do Paraná. A página do Face dele (se é que ele tem... peraí, vou ver... não, não achei) não tem tantas curtidas quanto a do Neymar ou do Messi. Proporcionalmente, ele seria um perfil sem curtidas. Mas a história é válida para a gente.

Vitor acaba de ser pivô de uma polêmica, após a imprensa descobrir que ele não atua em jogos no horário de sábado. Vitor é adventista do sétimo dia e crê que não deve trabalhar nesse dia da semana. A diretoria do clube, ciente da situação e dos prejuízos que isso pode acarretar, planeja dispensá-lo do time ao fim do contrato, daqui a quatro meses. É do que se tem notícia, hoje, dia em que escrevo este texto. De jogador profissional, ele se tornará um feliz desempregado. “Feliz” pelas próprias palavras dele*.

Vitor escolheu seguir a Deus e abriu mão de um salário bastante razoável, na média nacional, e de uma carreira em viés de crescimento. Baita coragem. Pessoas assim muitas vezes passam despercebidas. A Bíblia tem diversos personagens assim: desconhecidos. Mas com histórias interessantes e enriquecedoras. Semanalmente, vamos falar sobre elas. É a nossa jornada. Partiu?

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para aconselhar, para corrigir, para instruir em justiça.” II Timóteo 3:16        

PS: Falei muito? Vão se acostumando!

Não peço que concordem, espero que reflitam!

Desafio do JOBS: Quantos homens morreram na queda da Torre de Siloé?
Resposta semana que vem.

________________

Referência:

7 comentários:

O que você acha?