segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

VIVAM AS DIFERENÇAS!


VIVAM AS DIFERENÇAS!
Por Sérgio Mafra

Quando fomos criados, Deus se preocupou em nos fazer diferentes uns dos outros. Apesar da inserção do pecado no mundo, modificando tudo de belo que Deus criou, ainda podemos perceber os detalhes tão importantes que nos fazem únicos. Uns mais altos, outros mais magros, alguns ruivos, outros negros; alguns de nós são tímidos, outros tagarelas, mas aquilo que realmente importa é que somos criaturas de um Deus de amor.

Durante minhas últimas férias pude conviver um pouco mais com algumas culturas bem diferentes da minha. Uma delas é a de um povo receptivo e muito querido, os gaúchos lá do interior do Rio Grande do Sul. Terra histórica e heroica, retrato de um Brasil trabalhador e que tem orgulho de sua gente, o RS é “um caso à parte”, quase um país dentro de outro, mas, por ora, ficaremos com as nuances dessa gente agradável e hospitaleira.

Dentre muitas risadas, comidas maravilhosas e belezas naturais, conheci um povo que em sua maioria descende dos alemães que vieram para o Brasil em vários períodos de dificuldade atravessados pela Europa. Gente trabalhadora, da terra, que não teme a verdade e procura sinceridade no olhar e na expressão. Gente que observa, fala com os gestos e o coração. A despeito dos já consagrados “tchê”, “trilegal”, “baaahh” e “capaz”, assim como outros jeitos de falar que não entendemos muito - como chamar pão francês de “cacetinho” ou doce de leite de “mumu” -, percebi um grupo que está aberto ao novo sem abrir mão de importantes princípios e valores.

Reforcei com eles minha crença no respeito às diferenças e na valorização do outro. Não deixe que nada nem ninguém desmereçam você ou diminuam seu valor. Deus o criou e ama você do jeitinho que você é. De igual maneira, respeite as diferenças do seu semelhante, pois nosso Deus também o ama muito.

Grande abraço e feliz semana!

Um comentário:

O que você acha?