terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

NOITE INSONE 2


NOITE INSONE 2
Por Airton Sousa

Enquanto o sono não vem, abro um livrinho que acabei de ganhar do amigo que reencontrei recentemente, o Araguacy que estudou comigo no ensino fundamental. Acho que esse livro é o que será distribuído gratuitamente durante alguma campanha da Igreja Adventista em 2016. Ganhei o livro, comecei a leitura durante o dia e já estou quase terminando. Gostei, pois fala de um dos meus temas preferidos: A Esperança.

Quem tem esperança é feliz; quem não tem, vive à sua maneira. Chico Buarque, por exemplo, cantou: “Aquela esperança de tudo se ajeitar, pode esquecer”, “ou derreter...”. Quem acredita em Deus canta de outro jeito: “Se a vida oferece motivos pra desanimar, a minha esperança está em Jesus...”.

“O próprio Deus afirma: ‘Há esperança para o teu futuro’” (Jeremias 31:17). As promessas de Deus são fonte de esperança e certeza. Portanto, a expectativa daqueles que têm esperança em Deus é tremendamente positiva. ‘Por isso, eles enfrentam os desafios com otimismo e reúnem mais forças em todos os sentidos’. A esperança tem poder.” (1)

Outro dia estava eu lá na fila da lotérica, quando uma moça conhecida me viu, parou e comentou: “Se tu ganhar na ‘Mega-Sena’ divide comigo.”. Não sei se ela estava falando sério ou dando algum tipo de advertência, já que ela me conhece da igreja, e crente não joga, né? O fato é que eu estava ali para pagar uma conta, e pagamento de conta não é, necessariamente, nenhum bilhete de loteria, mas aí uma pessoa que estava na fila, na minha frente, ouve a conversa e inicia um bate-papo comigo. Percebi que as maiores esperanças que aquela mulher tinha na vida estavam na premiação da “Mega-Sena da virada”. Ela iria comprar uma casa para cada membro da família, viajar muito, comprar carros, fazendas, cidades, países... essa era a sua única esperança.

“De fato, a esperança se tornou objeto de estudo da ciência nas últimas décadas, com diversas pesquisas mostrando seus efeitos positivos. A primeira coisa que os pesquisadores afirmam é que a esperança é o resultado de decisão e escolha. E, uma coisa é certa, a esperança tem poder sobre a mente e o corpo.” (2)

No papo de hoje não estou falando de energias positivas ou negativas, nem de pensamentos otimistas; falo de um Deus pessoal que tem todo o poder. Precisamos buscá-lo e basear nossa esperança NELE. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águas, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão...” (Isaías 40:31).

Lá em casa a gente aprendeu a confiar e a esperar em Deus, desde muito cedo. “Oh, que esperança, vibra em nosso ser” era a canção que cantávamos com muito entusiasmo. “Fé possuímos que Jesus nos dá, fé nas promessas que nos fez...”. Daí a gente extraía forças incríveis para enfrentar o dia. A gente fica leve como a águia, corre e não se cansa, caminha e não se fadiga.

Quando iniciei este texto, estava me virando pela cama; parecia que uma insônia iria me atormentar durante toda a noite... mas veja como foi bom: consegui escrever este texto, que foi dividido em duas partes (a primeira você leu semana passada) e não precisei tomar comprimidos nem remédios. A noite passou tranquila e calma e pude escrever e terminar a leitura do livrinho. Isso é possível e o segredo é nunca se esquecer dos ensinamentos do passado, guardar sempre o melhor do que se recebeu, e viver a vida inteira com a certeza de que sua esperança está depositada no lugar certo.

O dia já vai amanhecendo e minha esperança é dobrada, pois as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã (Lamentações de Jeremias 3:22 e 23). É por isso que eu digo sempre: bom dia, mas bom dia mesmo!

______________

Referências:
1-     1. Esperança Viva - Ivan Saraiva . Editora Casa - página 09
2-     2. Idem, p. 7




6 comentários:

  1. Essa madrugada em claro te fez bem demais. Valeu pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Esperança é um dos meus temas preferidos. Gostei muito do texto, amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também meu. E se não fosse esta esperança estariamos fritos.

      Excluir
  3. Foi uma noite memoravel, graças a Deus. 1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo as histórias que envolvem a sua família!!
    E amo papo de esperança e otimismo.
    Boa noite, mas boa noite mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, se prepara que este ano vai ter muita história da família.

    ResponderExcluir

O que você acha?