sábado, 20 de fevereiro de 2016

PAGLIACCI

PAGLIACCI
Por Jackson Valoni

O grande espetáculo aconteceria às onze da noite, no vilarejo. Nedda e seu amante haviam planejado fugir exatamente após a participação dela na peça teatral que a equipe de artistas circenses, da qual participava, estava idealizando. A fuga estava marcada para a meia-noite.

Além do amante e do marido, Nedda também recebia investidas românticas de Taddeo, um rapaz corcunda que, por sua deformidade física, era enfaticamente rejeitado pela atriz do circo itinerante, ao ponto de ser até mesmo agredido por ela, devido ao seu modo abrupto de cortejá-la. Cansado de ser humilhado, prometeu vingar-se, como se pudesse conjurar algum tipo de maldição contra ela.

O casal de amantes não sabia, mas, enquanto eles planejavam a fuga inconsequente, Taddeo ouvia sorrateira e atentamente a conversa dos dois. Foi esse o elemento que aquele homem rejeitado utilizou para cumprir sua vingança. Era imperdoável para Taddeo a vergonha sentida pelos constantes escárnios proferidos pela mulher por quem era apaixonado. Possuído pelo sentimento corrosivo da vingança e determinado a envergonhar a mulher que tantas vezes o desprezara, contaria ao marido traído sobre os planos da fuga de sua esposa.

Canio, o marido de Nedda, era um homem declaradamente ciumento. Seus sentimentos de desconfiança aumentavam proporcionalmente aos indícios cada vez mais flagrantes do caso extraconjugal de sua esposa.  Chegando a sua casa após ter cedido ao convite de moradores daquele vilarejo para se divertirem numa taverna local, Canio ouve sua mulher se despedindo de alguém que fugia pela janela.

Possesso de ciúme, de um modo como ninguém ainda havia visto, Canio pula a janela para descobrir com quem Nedda o traía. Já era noite e a escuridão prejudicava a perseguição ao rapaz. Canio, quando voltou para sua casa, ordenou à mulher, com gritos que faziam arder sua garganta, que dissesse o nome do amante; mas ela se recusava a dizer.

A discussão havia tomado outra direção. Enquanto Nedda fazia deboche do ciúme de seu marido, Canio foi em direção à sua mulher com um punhal nas mãos e com as piores intenções. No momento em que o punhal já refletia a imagem de Nedda no metal pontiagudo, um amigo do casal interveio e implorou para que Canio se acalmasse, pois em pouco tempo teriam que representar uma peça de teatro. A peça, ironicamente, contava a história de um palhaço, representado por Canio, que era traído por sua esposa, Colombina, interpretada por Nedda.

Era chegada a hora do espetáculo. A maquiagem do artista escondia seu semblante confuso com o que estava acontecendo. Ele representaria sua própria vida, mas não como a habitual comédia.

O palhaço que chora tinha que fazer o público gargalhar.

Na história, Nedda é apunhalada pelo seu marido, em cena, diante da plateia aterrorizada, que, até aquele momento, não percebera que não havia representação. Como último suspiro, Nedda revela o nome de seu amante, Silvio, que ainda tenta salvá-la, mas que, com um só golpe, também é apunhalado pelo homem traído.

Deus nos fez para sermos vitoriosos, mesmo tendo alertado que teríamos aflições no mundo. A despeito dos problemas, a solução está nEle, porque Ele nos dá forças para vencer (João 16:33).

Gosto muito de ler, na Bíblia, sobre as provações que passamos na vida. Para confiar em Deus temos que ser testados. É por meio desses testes que Deus faz com que nossa relação com Ele fique mais forte (Tiago 1:2,3).

"Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me." (Salmo 27:7)

Homens e mulheres que choram diante de Deus conseguem sorrir diante das aflições. O mundo pode ignorar nossa dor, nossos amigos podem até fazer deboche do nosso sofrimento, mas Deus é suficientemente grande para enfrentar o maior dos nossos problemas.


4 comentários:

  1. Um texto bem oportuno. "Quem chora diante de Deus consegue sorrir diante das afliçoes". E nestes dias estamos orando assiduamente em busca de alivio, pureza e descanso. Obrigado pela mensagem. Feliz Sábado!

    ResponderExcluir
  2. Deus tem um tempo pra responder a nossa oração. É só aguardar o tempo de Deus... e ser feliz. #simplesassim

    ResponderExcluir

O que você acha?