sábado, 31 de dezembro de 2016

2017

2017
Por Jackson Valoni

Já terminou com alguma namorada? Já desfez alguma amizade? Conhece alguém que passou por um divórcio? Você já conviveu com alguém em processo de separação? Por que relacionamentos são destruídos?

Os relacionamentos duram porque há troca de expectativas atendidas. É uma regra básica: a manutenção de uma relação pressupõe segurança (lealdade, fidelidade, amizade, confiança, respeito).

Posso contar com meu amigo se eu ligar pra ele reclamando da vida. Posso contar com minha esposa quando peço pra ela fazer pudim de leite pra mim, hoje (tomara que ela leia este texto e faça o pudim). Nós nos sentimos confortáveis com a pessoa com quem escolhemos nos relacionar.

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. (I João 4:18, 19)

“O temor tem consigo a pena” porque o medo supõe castigo. Se você algum dia foi a alguma igreja, o que o levou a fazer isso? Simples convite, turismo, ou sua convicção religiosa?

Faz uma semana que o mundo comemorou o nascimento de Jesus. Na minha casa, não temos o hábito de trocar presentes na época do Natal, mas a gente come muito. Há quem finja ser um homem acima do peso com roupa vermelha e distribua presentes no Natal. Eu, sinceramente, não vejo problema nenhum nisso.


Um dia Jesus foi convidado pra participar de uma festa de casamento. Os casamentos daquela época costumavam durar uma semana inteira, mas nessa festa houve um pequeno problema: havia acabado a bebida. Seria uma vergonha enorme para os anfitriões da festa e um desrespeito com os convidados se não houvesse mais o que beber. Não se sabe depois de quantos dias de festa a bebida havia acabado, mas, não importa; a tragédia é que tinha acabado a bebida.

Maria, mãe de Jesus, avisa a Ele sobre o fim do suco. Em seguida, ela, literalmente, entrega os problemas nas mãos de Jesus. “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (João 2:5), foi o que Maria falou para os empregados daquela festa.

Quando as festas chegam ao fim os convidados se despedem e vão embora. Foi assim com você, no Natal? Estou falando a respeito de Jesus. Ele mesmo, a “imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15), Jesus, nos ama antes que nós inventássemos qualquer vinte-cinco-de-dezembro para dedicarmos alguns minutos em agradecimento pelas bênçãos do ano inteiro.

Repare, Jesus nos ama. Eu não creio num Jesus simplesmente histórico e morto numa cruz, sepultado. O meu Jesus é vivo, ressucitou, e é meu Amigo e Salvador.

“O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmos 14:2,3)

Mesmo eu e você sendo dessa forma suja, Deus ainda cuida de nós. Julgamos que determinada pessoa é boa ou ruim usando critérios muito subjetivos. Jesus falou para o jovem rico que “ninguém é bom senão um, que é Deus.” (Marcos 10:18)

“Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: ‘De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas’." (Romanos 3:3, 4)

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo (não para condenar o mundo), mas para que o mundo fosse salvo por Ele. (João 3:17)

O que você fez no passado, é com Deus. Peça perdão a Deus, se arrependa, e comece uma nova história na sua vida. “Deus sabe o que vai dentro d'alma, Deus ouve a oração suplicante, Deus vê sua angústia e o acalma.” Podemos recomeçar tudo com Jesus. Podemos renascer.


Há uma semana comemoramos o nascimento de Jesus e amanhã já começa um ano novo. Não deixe Jesus ir embora da sua vida porque a festa acabou. Deixe que Ele seja um hóspede da sua casa, do seu coração. Se você já O mandou embora, Ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”. (Apocalipse 3:20)

Ei, abra a porta. Deixe Jesus habitar em sua vida, você vai perceber que poderia ter se entregado a Jesus há muito tempo. Feche seus olhos agora e peça a companhia dEle durante esse novo ano. Você vai perceber que será a primeira e melhor decisão que você irá tomar em 2017.

“Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”
(Jeremias 31:3)




sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

- OI, GALEROUS!

- OI, GALEROUS!
Por Denize Vicente

É inevitável, quando se chega aos últimos dias de dezembro, começar a pensar no que foi feito no ano que está acabando e nas novas possibilidades que o ano novo traz... E todo mundo quer essa tal felicidade que tanto se fala e canta por aí.

Dizem que pra ser feliz a mulher precisa de apenas duas coisas: uma boa saúde e uma memória ruim. Ahahaha!! Brincadeiras à parte, todas as pessoas precisam ter pelo menos um pouco de boa memória, porque a memória nos permite o aprendizado. É com o lembrar os erros e acertos de um ano que termina que podemos discernir melhor o presente e planejar o futuro.

No próximo sábado, quando o relógio de Brasília estiver marcando exatamente 19h42min (segundo a clássica e bíblica contagem do tempo, com a marcação de início e fim do dia - Gênesis 1:5-8 e Levítico 23:32), 2017 estará dizendo “Oi, galerous!” e abrindo as portas pra gente entrar.


A tradição e a cultura local falam em meia-noite e em pé direito. Fala-se também em pular ondinhas no mar, caroços de uva, sementes de romã, fogos de artifício... tudo fazendo parte das comemorações da chegada do novo ano, a celebração de um novo tempo. Talvez em meio a tantas formas populares de festejar, superstições, crendices, simpatias, baguncinhas, brincadeiras e festa, as pessoas esqueçam que começar bem o ano não depende exatamente disso... A melhor maneira de começar bem o ano é se lembrando do motivo das comemorações da semana passada (o “Natal”, ok? - só pra fixar), e entregando os projetos, os sonhos, e o desconhecido nas mãos de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo.

Comece o novo ano buscando a proteção, a direção e a companhia de Deus. Vá à igreja. Se você é católico, com certeza a sua igreja estará aberta e haverá uma missa dedicada a isso; se você faz parte de alguma igreja evangélica, certamente estão preparando um culto especial também, para a passagem do ano, e você deveria tomar parte nele. É o jeito mais cristão de começar o ano. Sim, isso faz parte da sua identidade cristã. E se você não crê em Deus da mesma forma que eu creio, eu queria sugerir, carinhosamente, que você experimentasse uma coisa diferente desta vez... Na hora da virada, ou mesmo antes disso, faça seus planos para o ano novo, mas fique aberto e disponível, a partir daí, para o que Deus vai propor também pra sua vida. Não vou enganar você... aceitar o plano dEle não é tão fácil, muitas vezes. Mas também não vou lhe enganar quanto aos resultados: é a melhor maneira de ter um ano feliz. Por duas razões básicas: Ele conhece o fim desde o começo; Ele nos ama.

Então, o que eu peço, mesmo que você não acredite em nada do que eu disse, é só isso: experimente.

Experimente Jesus.


Aos cristãos, eu digo ainda que é tempo de zerar as diferenças, reconciliar-se com Deus, consigo mesmo e com o outro, o seu próximo. Pedir perdão e perdoar são essenciais para qualquer recomeço. Lembre-se disso.

Em síntese... manifeste emoção, faça festa, pule de alegria, mas lembre-se de que nós fazemos ENEM pra conseguir boa média pra entrar na faculdade, fazemos dieta para emagrecer, treinamos na academia pra ficar com boa resistência física (e bonitos, também), juntamos dinheiro para realizar aquele sonho de consumo, mas isso tudo é muito pouco pra quem deseja ser feliz de verdade. Nosso olhar deve estar além dessas coisas, em 2017. Precisamos pensar que o caminho que temos pra trilhar é uma estrada de fé.

Que este novo ano estreite seus laços de amizade com Deus, que vocês enfim se conheçam, ou fiquem mais próximos, se for o caso. Estude pro ENEM, entre na facul, faça sua dieta, treine com seu “personal”, seja "fitness", compre seu celular novo, seu carro, sua casa, mas lembre-se de que tudo, absolutamente tudo na sua vida deve servir para o seu crescimento – físico, mental e espiritual. É o jeito de ver as coisas que faz a diferença. Misture isso à fé e você terá um "shake" perfeito pra sua vida.

Olhe com um olhar diferente para todas, absolutamente todas as situações que você vai viver neste novo ano. Com um novo olhar, pensando no seu crescimento pessoal, você vai poder dizer, diante delas: “Então serve!”.

Feliz 2017!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

É PRECISO CORAGEM

É PRECISO CORAGEM
Por Carina Baptista – Texas, USA

Oi pessoal, tudo bom com vocês?

Como passaram o Natal?! Com muito orgulho digo que eu sobrevivi ao meu primeiro Natal sem meus amigos e sem minha família. Foi diferente, mas me senti acolhida; fui para a casa de uma amiga que conheci aqui, a “host family” dela é maravilhosa e nos tratou superbem (eu fui com a minha “host mom”).

Você acredita que estamos na semana do Ano Novo?!
Sério, como esse ano passou rápido! Temos que parar com esse negócio de na segunda-feira esperar ansiosamente pela sexta, porque, desse jeito, daqui a pouco será 2050 (eu espero, de coração, que Jesus Cristo volte antes disso).

Como de costume, nesta última semana do ano, paramos para refletir sobre o que fizemos com o ano que está acabando e o que vamos fazer com o novinho em folha que está vindo. Vi esses dias na internet uma imagem com a seguinte legenda: "90% das minhas metas para 2017 começam com o Se eu ganhar na Mega-Sena". Depois de rir, pensei o quanto o "Se" é presente na nossa vida. Vivemos na condicional: só seremos felizes SE terminarmos a faculdade, SE eu casar, SE eu arrumar aquele emprego, SE eu tiver um carro, SE e mais SE. Quando vemos, a nossa vida passou e não fizemos metade do que poderíamos porque estávamos presos a tudo que poderíamos ser, caso alguma coisa fosse diferente! Complicado? Fazemos isso o tempo inteiro! E por isso estou escrevendo este texto, porque eu mesma precisava ler. 



Antes de vir pra cá (se você ainda não sabe, estou no Texas), estudar fora era um dos meus sonhos e eu batalhei durante um ano para que ele se tornasse realidade. Aqui estou e por alguns dias fiquei pensando: "E AGORA?. O que eu vou fazer? Já estou aqui, conheci lugares e pessoas incríveis, vou começar meu curso em janeiro, passei na prova de direção do Texas, fiz meu social security (tipo um CPF), experimentei comidas deliciosas...”. Fiquei assustada com o fato de não ter "nenhum novo sonho" e isso me fez, mais uma vez, refletir sobre o que estou fazendo. 

Pode parecer bobeira, mas é engraçado o efeito da idade na nossa vida... Perto dos meus 30 (mais perto que dos 20), vejo as coisas com muito mais calma do que via há algum tempo. Aprendi que me desesperar não ajuda a resolver, aprendi a respirar fundo. 


O ano novo está chegando e temos muitas histórias pela frente. Como já é comum ler em textos motivacionais, temos um papel em branco novinho para escrever. Não é fácil, eu sei. Mas começar o ano sabendo onde você quer chegar, vai lhe dar forças para conseguir. Se você está num momento da sua vida em que não sabe o que está acontecendo com ela, tente manter a calma. Pegue um bloquinho e uma caneta e escreva tudo o que o incomoda e tudo o que lhe faz bem. Tente tirar da sua vida as coisas que não lhe fazem feliz e experimente olhar de forma positiva, sempre.


Li esta semana uma lista com coisas para começar o ano melhor. Como o autor não é cristão, não colocou a mais importante: “Ore todos os dias!”. 

Desenvolva amizade sincera com Deus. Converse com Ele como faz com um amigo. Entregue seus problemas e as alegrias nas mãos dEle. Você não vai se arrepender e Ele fará seu ano ser muito melhor do que seria sem Ele.

Dito isso...

Feliz Ano Novo!




quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA 2016


RETROSPECTIVA 2016 
Por João Octávio Barbosa da Silva


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

FELIZ ANO NOVO!

FELIZ ANO NOVO!
Por Airton Sousa

Acabei de escrever meu último post de 2016 - este mesmo que você está lendo agora. O texto está pronto para ser enviado à revisora, o e-mail com as imagens que irão ilustrar o texto também está pronto para ser enviado para o departamento de arte e diagramação deste blog. Eles esperam ansiosamente. Mas eu ainda não estou pronto para enviar.

Foi então que me sentei aqui no meu quarto, que funciona como um escritório, com livros espalhados e um monte de papel rabiscado, e uma ou outra caneca com um chá esfriando... Então, comecei tomando chá e relendo tudo que escrevi... sorrindo agradecido.

Fiquei satisfeito com tudo o que escrevi para o blog durante este ano. Alguns textos eu gostei de ter escrito; outros, mais ou menos. Houve textos que chorei enquanto escrevia, e em outros tive que desembaçar os óculos várias vezes por conta de uma ou outra lágrima mais insistente. O texto do Mefibosete, por exemplo... chorei muito. Teve também o texto do Sansão, o do filho pródigo e o texto da prostituta Raabe. Também me impressionou a história do paralítico que não tinha nome e para quem Jesus disse: ”Filho, os teus pecados estão perdoados...”. Faltou escrever sobre Maria Madalena, Pedro e Davi, mas esses estão lá na pastinha de “Textos em Construção”. Quem sabe, se deixarem, eu mando em 2017.

Se 2015 foi o ano das orações e dos longos textos sobre o poder da oração e da misericórdia de Deus, em 2016 eu conheci de perto a GRAÇA.
Eu vi a graça e ela estava sorrindo para mim.
Então, eu a aceitei e a recebi em minha vida.

Em 2016 entendi a diferença entre misericórdia e graça. A graça vai muito além da misericórdia. A misericórdia deu ao filho pródigo uma segunda chance; a graça deu a ele uma festa.
Bingo!

É isso o que a graça faz: uma festa!

A Misericórdia de Deus nos perdoa. A graça de Deus nos capacita.


Veja a história de Zaqueu...
Zaqueu era um baixinho trapaceiro e vigarista. Um homem muito rico (Lucas 19:2). Era cobrador de impostos. O governo romano permitia que os cobradores de impostos ficassem com tudo que conseguiam ganhar por fora. Ele ganhou muito por fora, e com seu caixa dois tornou-se um homem milionário. Porém, odiado. Sem amigos. Um dia Jesus passou na sua rua. Ele desejou ver Jesus. Como a multidão atrapalhava e ele era um nanico, resolveu subir em uma árvore bem alta e de lá ver Jesus passando com Seus amigos e a multidão que O seguia. Ele nunca imaginou que Jesus iria olhar para ele. Cristo olhou. A multidão olhou. Um mico e tanto!
Jesus disse:
- Zaqueu, desce daí; quero passar esta tarde com você, na sua casa.


Zaqueu nunca mais foi o mesmo. Jesus lhe ofereceu bondade e perdão e ofereceu graça.
- Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém roubei alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. (Lucas 19:8)

A graça aconteceu com Zaqueu, aconteceu comigo e pode acontecer com você. E quando acontecer com você, todas as áreas da sua vida vão sofrer uma reviravolta radical no momento em que você perceber que Deus e Sua graça estão mais envolvidos no seu dia a dia do que você jamais imaginou.

Obrigado por ter me seguido e lido os meus textos. Espero que você tenha gostado e que tenha valido a pena.


Feliz ano novo! E que Deus abençoe a sua família! 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

OS DIAS SEGUINTES


Depois de um final de semana de festa, diante da mesa farta e em meio a abraços e sorrisos, comece a semana repartindo um pouco do muito que você tem com aqueles que nada ou quase nada têm. Nós podemos fazer mais.


Que as ideias e a história do Homem que mexeu com as ideias e a história da humanidade, não sirvam apenas para reflexão; que elas nos levem à ação. Todos os dias. Podemos fazer mais.


"Amar é um ato de coragem."
(Paulo Freire)

 "Quem tem fome tem pressa."
(Betinho)
  

Se você quiser doar roupas, alimentos, livros e brinquedos hoje e ao longo do ano (http://adra.org.br/doe/), se precisar de alguém para buscar (http://igrejas.adventistas.org/), se quiser conhecer o trabalho desenvolvido pela ADRA (http://adra.org.br/quem-somos/), se quiser se atualizar com as últimas notícias da ADRA Brasil (http://adra.org.br/categoria/noticias/), ou se desejar ser um voluntário (http://adra.org.br/vagas/), acesse os links que estamos disponibilizando neste post ou fale conosco.

Sabemos que na maioria das vezes as pessoas querem fazer mais, só não sabem como. 

Que o seu coração generoso e solidário faça a diferença na vida de quem está carente de amor.

Divulgue: http://adra.org.br/divulgue/

Revista Superinteressante - Clique AQUI: Edição 368-A / novembro de 2016

domingo, 25 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL!


FELIZ NATAL!
Por Pamela Henriques Moreira

Quando você ouve o famoso jingle de uma loja dizendo que já é Natal, quando vê nas telinhas da TV aquele monte de artistas cantando que a festa é sua, mas também é deles, você se dá conta de que o ano está encerrando.


É quando você pensa nas guloseimas das festas, naquela famosa rabanada da tia, no arroz com passas que todos “amam” (ah, eu amo!), no panetone, nas trocas de presentes, nas inúmeras mensagens de felicitações que você não enviou o ano todo.

Pois é, fazer o quê? O ano está chegando ao fim! Um ano de lutas, de conquistas, de tristezas, de felicidades. É quando paramos e fazemos mil promessas, desejamos frutos bons e muita paz para o ano seguinte, porque o ano atual já foi difícil demais.

Hoje é um dia em que a maioria das pessoas se reúne com seus familiares. Hoje é dia de festa. Hoje comemora-se, mesmo que simbolicamente, aquele dia em que a estrela brilhou no céu e a seguinte pergunta foi feita: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo! Mateus 2:2


Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.Isaías 7:14

Não sabemos quando foi, mas o nascimento mais esperado por um povo sofrido, que buscava paz, aconteceu. Jesus, o Messias tão aguardado, veio, nasceu para que aquele povo, eu e você tenhamos paz e esperança. Nasceu para que amemos como Ele amou, para que não nos sintamos sozinhos, pois temos um Salvador que nos prometeu consolo.

Hoje é dia de felicidade! Hoje eu sou feliz porque Jesus vive e reina para todo o sempre!

Feliz Natal! Que tenhamos a paz que só Jesus pode nos dar!!