sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

- OI, GALEROUS!

- OI, GALEROUS!
Por Denize Vicente

É inevitável, quando se chega aos últimos dias de dezembro, começar a pensar no que foi feito no ano que está acabando e nas novas possibilidades que o ano novo traz... E todo mundo quer essa tal felicidade que tanto se fala e canta por aí.

Dizem que pra ser feliz a mulher precisa de apenas duas coisas: uma boa saúde e uma memória ruim. Ahahaha!! Brincadeiras à parte, todas as pessoas precisam ter pelo menos um pouco de boa memória, porque a memória nos permite o aprendizado. É com o lembrar os erros e acertos de um ano que termina que podemos discernir melhor o presente e planejar o futuro.

No próximo sábado, quando o relógio de Brasília estiver marcando exatamente 19h42min (segundo a clássica e bíblica contagem do tempo, com a marcação de início e fim do dia - Gênesis 1:5-8 e Levítico 23:32), 2017 estará dizendo “Oi, galerous!” e abrindo as portas pra gente entrar.


A tradição e a cultura local falam em meia-noite e em pé direito. Fala-se também em pular ondinhas no mar, caroços de uva, sementes de romã, fogos de artifício... tudo fazendo parte das comemorações da chegada do novo ano, a celebração de um novo tempo. Talvez em meio a tantas formas populares de festejar, superstições, crendices, simpatias, baguncinhas, brincadeiras e festa, as pessoas esqueçam que começar bem o ano não depende exatamente disso... A melhor maneira de começar bem o ano é se lembrando do motivo das comemorações da semana passada (o “Natal”, ok? - só pra fixar), e entregando os projetos, os sonhos, e o desconhecido nas mãos de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo.

Comece o novo ano buscando a proteção, a direção e a companhia de Deus. Vá à igreja. Se você é católico, com certeza a sua igreja estará aberta e haverá uma missa dedicada a isso; se você faz parte de alguma igreja evangélica, certamente estão preparando um culto especial também, para a passagem do ano, e você deveria tomar parte nele. É o jeito mais cristão de começar o ano. Sim, isso faz parte da sua identidade cristã. E se você não crê em Deus da mesma forma que eu creio, eu queria sugerir, carinhosamente, que você experimentasse uma coisa diferente desta vez... Na hora da virada, ou mesmo antes disso, faça seus planos para o ano novo, mas fique aberto e disponível, a partir daí, para o que Deus vai propor também pra sua vida. Não vou enganar você... aceitar o plano dEle não é tão fácil, muitas vezes. Mas também não vou lhe enganar quanto aos resultados: é a melhor maneira de ter um ano feliz. Por duas razões básicas: Ele conhece o fim desde o começo; Ele nos ama.

Então, o que eu peço, mesmo que você não acredite em nada do que eu disse, é só isso: experimente.

Experimente Jesus.


Aos cristãos, eu digo ainda que é tempo de zerar as diferenças, reconciliar-se com Deus, consigo mesmo e com o outro, o seu próximo. Pedir perdão e perdoar são essenciais para qualquer recomeço. Lembre-se disso.

Em síntese... manifeste emoção, faça festa, pule de alegria, mas lembre-se de que nós fazemos ENEM pra conseguir boa média pra entrar na faculdade, fazemos dieta para emagrecer, treinamos na academia pra ficar com boa resistência física (e bonitos, também), juntamos dinheiro para realizar aquele sonho de consumo, mas isso tudo é muito pouco pra quem deseja ser feliz de verdade. Nosso olhar deve estar além dessas coisas, em 2017. Precisamos pensar que o caminho que temos pra trilhar é uma estrada de fé.

Que este novo ano estreite seus laços de amizade com Deus, que vocês enfim se conheçam, ou fiquem mais próximos, se for o caso. Estude pro ENEM, entre na facul, faça sua dieta, treine com seu “personal”, seja "fitness", compre seu celular novo, seu carro, sua casa, mas lembre-se de que tudo, absolutamente tudo na sua vida deve servir para o seu crescimento – físico, mental e espiritual. É o jeito de ver as coisas que faz a diferença. Misture isso à fé e você terá um "shake" perfeito pra sua vida.

Olhe com um olhar diferente para todas, absolutamente todas as situações que você vai viver neste novo ano. Com um novo olhar, pensando no seu crescimento pessoal, você vai poder dizer, diante delas: “Então serve!”.

Feliz 2017!


2 comentários:

O que você acha?