sexta-feira, 9 de outubro de 2015

EU TENHO UM SONHO


EU TENHO UM SONHO
(Por Denize Vicente) 

Cena I
The X Factor UK. 12ª temporada. Mais um candidato. O nome dele, Simon. Simon Lynch. 23 anos. Mora na Isle of Man, um lugar “bem pequeno, muito verde e muito silencioso”; conta que começou a cantar aos dezesseis anos de idade em festas de Natal e eventos de caridade; e diz algo mais ou menos assim: “De onde eu venho, sonhos permanecem como sonhos, se você faz música... Você pode tocar em lugares legais, mas se quiser levar a sério, tem que sair de lá. Precisa puxar o fôlego e saltar.”.

Pensando bem...
Você tem sonhos? Claro que tem... Talvez guardados numa gaveta empoeirada, misturados a tantas coisas que já não lhe interessam mais... mas são os seus sonhos. Não conheço ninguém que jamais sonhou. A primeira lição que Simon deixou, naqueles dez minutos em que esteve no ar, foi esta: se você tem um sonho e se onde você está seu sonho vai permanecer como um sonho, talvez até empoeirado... respire fundo e dê um salto. Leve seu sonho a sério. Se for preciso arrumar as malas e sair da sua zona de conforto, de seu lugar calmo e quieto, faça isso.

Cena II
É o dia da “audition”. Dia do grande teste para Simon. E ele diz: “Eu estaria mentindo se dissesse que não estou apavorado. Mas você não tem uma chance assim todos os dias...”.

Pensando bem...
Não, não é fácil. Não é nada fácil. Desistir, aliás, é bem mais simples e não causa pânico. Mas sonhos não foram feitos para isso. Pode haver gente que desfaça dos seus sonhos; pode haver quem ria de você. Pode ser também que você esteja a um passo de tornar seu sonho real, mas os instantes que antecedem o grande momento talvez sejam os mais angustiantes, e então você se apavora. Medo de enfrentar os olhares, as opiniões, medo das suas próprias limitações, medo até de ver o sonho realizado... Mas aí vem a outra lição: quando tiver uma chance de fazer seu sonho começar a virar realidade, não a desperdice – lembre-se: você não tem uma chance assim todo dia...


Cena III
Ele começa a cantar. As mãos, segurando o microfone, tremem, discretamente. A voz, incrivelmente melodiosa, toma conta do ambiente, e até o jurado mais temido se rende: “Simon, isso foi fantástico! Você me lembrou o que é cantar... correr riscos... não fazer algo que já ouvi milhões de vezes. Não foi perfeito, mas vejo muito potencial em você!”. Ele obtém a aprovação de todos, e quando se dá conta de que passou para a próxima fase, praticamente chora de emoção. Eu choro junto. Posso dizer, talvez, que igualmente emocionada.

Pensando bem...
Quando você decide encarar seus medos e desafios, pode se sentir assim, também. A experiência de buscar a realização de um sonho pode despertar em outros a alegria, a lembrança de coisas que fazem sentido, pode encantar a vida de outras gentes, pode ser o começo de grandes dias! Você não precisa ser perfeito; basta ser autêntico, fazendo o seu melhor. Quando se trata de realizar sonhos somos todos apenas meninos correndo atrás de pipas. Temos muito que aprender, e às vezes precisaremos de apoio, de mais linha no carretel; de ajuda, de vento no céu; de orientação, quanto à melhor direção; e de instrutores, que ensinem a “dibicar”, cruzar, cortar e colocar no alto. Nem sempre teremos céu azul e aplausos, nem sempre as críticas serão agradáveis ou construtivas, mas não é todo dia que temos uma chance de realizar nossos sonhos... Por isso, continue com entusiasmo até o fim. E mesmo que não seja tudo tão lindo como foi com Simon Lynch, acredite: Deus ainda pode fazer algo espetacular para que seu sonho se torne realidade!  



Você tem um sonho? Não desista dele.
“O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam.” (Hebreus 6:12)

SEI QUE NÃO VOU DESISTIR
(Letra e música: Evaldo Vicente)

“Tenho tanto a fazer, mas em tudo preciso aprender
Se é possível sonhar, é difícil deixar de acreditar
Quando me canso ou quando estou só
Eu lembro que o amanhã vai ser bem melhor

Eu tenho um sonho
Sei que não vou desistir, pois eu luto
E faço o que posso até conseguir
Aquilo que Deus tem pra mim
Nada poderá me abater
Se tenho um sonho

Muito antes de eu nascer, acredito que Deus me escolheu
Pois os sonhos que tenho já não cabem no mundo onde estou
Quando me canso ou quando estou só
Eu lembro que o amanhã vai ser bem melhor

Eu tenho um sonho
Sei que não vou desistir, pois eu luto
E faço o que posso até conseguir
Aquilo que Deus tem pra mim
Nada poderá me abater
Se tenho um sonho

Pode o mundo lutar contra mim
Podem as pessoas desfazer de mim
Uma coisa, porém, ninguém pode fazer
É arrancar de mim essa força e a vontade de vencer!

Eu tenho um sonho
Sei que não vou desistir, pois eu luto
E faço o que posso até conseguir
Aquilo que Deus tem pra mim
Nada poderá me abater
Não! Não! Não! Nada poderá me abater
Se tenho um sonho.”

__________________

Referência:

Isle of Man - http://www.isleofman.com/ - acessado em 1º.10.2015
“Sei que não vou desistir” – Quarteto Encontro – disponível em https://youtu.be/8b_GENdJwOY - acessado em 1º.10.2015

2 comentários:

O que você acha?