segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O DOCE SABOR DO DESCANSO

O DOCE SABOR DO DESCANSO
(Por Sérgio Mafra)

Eu já disse aqui algumas vezes e vou me permitir ser repetitivo: uma das coisas em que estou me tornando especialista é descansar. Sabe aquele descanso de verdade, em que você não tem compromisso nenhum, nem tem que ir, obrigatoriamente, a outro lugar, senão para sua casa? Não tem louça para lavar, chão para varrer nem quintal para ser limpo. Descansar é muito mais do que não ir trabalhar; é um exercício de confiança no qual você, simplesmente, para suas atividades físicas e mentais e confia que as coisas continuarão funcionando.

Uma sábia amiga já há muito me dizia: “Sérgio, não se preocupe. O que não tem remédio, remediado está.” Quantos momentos de angústia poderiam ter sido evitados se a confiança nessa afirmativa fosse plena em todo tempo! Cada um sabe o que melhor fazer para descansar: passar o dia na cama, assistir bons filmes, ler aquele livro que comprou na última bienal e ainda não teve tempo, ou mesmo um passeio em meio à natureza. Você sabe o que pode lhe proporcionar descanso. Se ainda não descobriu, experimente, pois assim você vai viver momentos de extrema paz e calma, sabendo que, enquanto sua mente e corpo relaxam, o mundo continua girando e nada vai sair do lugar só porque você se permitiu descansar.

Nosso Deus é tão incrível, que sabia que nós, em meio à vida atribulada e cheia de compromissos inadiáveis, precisaríamos descansar. Ele até nos deu uma dia de presente para isso (Leia Êxodo 20: 8-11)! Mas o melhor é saber que enquanto dormimos, descansamos, trabalhamos, viajamos ou fazemos qualquer outra atividade, Deus continua cuidando da gente.

Eu gostaria de encerrar com um texto que me traz muito conforto e é um dos meus favoritos, seja enquanto descanso ou em meio às dificuldades: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6: 25 e 26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?