terça-feira, 10 de julho de 2018

PIPA AVOADA



PIPA AVOADA
Airton Sousa – Direto de Paciência – Rio

A Copa terminando e por aqui no bairro só se fala em pipas. A minha rua parece um grande festival de pipas. Há pessoas em cima das casas soltando pipas e há crianças correndo para lá e para cá atrás de pipas avoadas e tem até marmanjo no meio da molecada. E tem até pipa perdida, aquelas que vêm voando e caindo na sua direção.

Soltar pipa é uma arte. Não tem como explicar uma paixão que começa na infância e se prolonga pela vida. Todo mundo tem uma boa história pra contar.

Nunca fui um bom soltador de pipas... Meu irmão, sim, era ótimo com pipa, mas eu dava minhas dibicadas e empinadas. Eu era um ótimo caçador de pipas e também era eu quem fazia as pipas da molecada; passava a manhã inteira fazendo armações com varetas de bambus, rabiolas, cerol, e à tarde ficava em cima da casa soltando pipa com os amigos, e se deixasse eu ficava o dia inteiro!

Mas tinha que ter vento, senão não subia. Até havia um ritualzinho para chamar o vento: "Vem vento, caxinguelê, cachorro do mato quer me morder...".

Nos bons dias com muito vento acontecia de ter muita pipa avoada, e nesses dias a gente voltava pra casa com as mãos cheias. Geralmente as pipas estavam rasgadas, mas era só trocar o papel e elas ficavam novas para brincar no dia seguinte. A gente tirava a linha do carretel e enrolava em uma lata de óleo - ficava mais fácil na hora de "dar linha" com a pipa lá no alto.

Uma maneira legal de verificar a qualidade da linha era ficar trocando de lata. No final do dia a gente costumava fazer apostas para ver quem tinha catado mais pipas e quem tinha o maior carretel (lata) de linha. Era um arsenal: pipa, linha, rabiolas... Que trabalho que dava tudo aquilo!

Agora mesmo, enquanto vou criando este texto na mente, o João está aqui sentado no chão enrolando umas rabiolas. Amanhã será um grande dia!

Nunca mais soltei pipa, mas me lembro bem dessa fase e tenho saudades desse tempo em que a minha única preocupação era acordar, abrir a janela e ver se estava ventando para poder soltar pipa.
Hoje ouvi uma canção meio engraçada, meio comédia. O cara aparece no YouTube cantando e dançando: ”eu era piiiiiiiiiipa avoada”. É bem provável que você já tenha assistido este videozinho... No início eu ri bastante, mas depois fui ver a letra e é um daqueles casos crônicos, de letra boa dentro da melodia errada.
Mas ‘tá valendo.
Ele canta, que era uma pipa avoada, mas que foi “aparado pela graça”. Eu gostei mesmo dessa música!

“Eu era pipa avoada.
Fui aparado pela graça, pelo sangue de Jesus.
Hoje não ando nas trevas. Hoje encontrei a luz.”


Aparado: segurado, recebido com (as mãos ou algum instrumento); diz-se do que foi atirado ou caiu sustentado.

Como uma pipa, você já foi aparado pela graça? Já foi mudado pela graça? Sustentado pela graça? Recebido pela graça?

A graça de Deus é abundante. Superabundante como uma pipa que pega a outra por baixo e cruza pela linha e vira de ponta cabeça numa guerra contra o vento. A graça vem em sua busca. Ela apara pelas pontas, pelos bicos, pela rabiola. Ela envolve e salva. Suave.

A graça é a voz que convida a mudar, e assim nos dá o poder de sermos bem-sucedidos e cairmos em lugar seguro.

Uma vez que você é aparado pela graça, nunca mais será o mesmo.

Sensacional, isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?