sexta-feira, 10 de julho de 2015

UMA IDEIA BEM SIMPLES PRA VOCÊ QUE QUER FAZER A COISA CERTA

UMA IDEIA BEM SIMPLES PRA VOCÊ QUE QUER FAZER A COISA CERTA
(Por Denize Vicente)

Entro no elevador. Dou “bom dia!” ao ascensorista. Entra mais alguém; mais um e mais outro. Por fim, uma garota ‑ talvez advogada, ou estagiária de Direito. Todos pedem seu andar. A porta se fecha. Em seguida, a menina toca o ascensorista no ombro e lhe pergunta, gentilmente:
‑ Você não trabalhava no prédio da Lavradio?
‑ Sim, eu trabalhava lá; mas agora estou aqui ‑ responde ele, sem nem mesmo virar-se pra trás; mas depois desse curto diálogo e dessa aparente indiferença surgiu‑lhe um sorrisinho discreto, no rosto, como quem fica feliz da vida por ter sido reconhecido tal qual um famoso; por ser notado.
Ela desceu no terceiro andar, disse "obrigada!", e ele apenas acenou com a cabeça, sem conseguir furtar‑se ao sorrisinho que insistia em se manter estampado noseu rosto.
Desci três andares depois, e vou lhe contar uma coisa: o moço ainda sorria! Aquele sorriso de cantinho de boca. Do térreo ao sexto andar!

Como é simples alegrar o dia de alguém! Tão simples!

“Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis,
porém os maus estão sempre ofendendo os outros.”1

“Boa fama é melhor do que riqueza,
e simpatia vale mais do que ouro e prata.“2

(Provérbios 22:1)

Faça alguém sorrir, hoje. Não custa muito. Posso até dizer que não custa nada. E é tão simples... Faça alguém sorrir. Isso ajuda a fazer um mundo melhor.

A maioria das pessoas vive tão absorta em seus problemas particulares que não se liga em colocar um sorriso no rosto de alguém. Mas se você quiser fazer a diferença, basta se desligar um pouquinho de si mesmo e olhar ao redor: o ascensorista, o estagiário, a vendedora da loja, o porteiro do prédio, a manicure, o caixa do supermercado, a florista da esquina, o colega de trabalho, seu filho, sua mãe, seu chefe, a médica, a enfermeira, o vizinho, uma criança, o carteiro, a doméstica, o cara sentado ao seu lado no ônibus, a noiva, o namorado, o padre, o pastor, o mendigo, o taxista... Há milhares de possibilidades!

Não sei quais eram os problemas e as dificuldades que aquela garota estava enfrentando, naquele dia. Ninguém está livre disso. Não sei se eram grandes as suas preocupaçõese não sei o tamanho dos desafios do seu dia. Mas ela foi lá e fez. Fez uma coisa simples e agradável. Foi gentil. Mostrou ao moço que ele não era invisível. Não sei nem mesmo se ela percebeu o bem que fez. Mas eu vi o resultado. E se fez bem até pra mim, imagina pra ele que sorriu de felicidade já no começo do dia! Imagina pra ela, que fez a coisa certa!

Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. (...) A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.3

Sejamos bondosos!


Referências:

1-    Provérbios 10:32
2-    Provérbios 22:1
3-    Tiago 3:13, 16-18

4 comentários:

  1. Lindo texto! Vi uma experiência parecida.
    Um chefe de departamento, ao ser exonerado, enviou por e-mail um agradecimento a cada uma das cento e vinte pessoas que trabalhavam com ele. A menina do café, o motorista, o boy, cada pessoa dos setores... Enfim, para cada um que foi citado, foi destacada uma qualidade pessoal. O interessante é que aqueles que não conseguiram acesso ao e-mail, e souberam do texto, pediam a alguém que tinha recebido para ver se o seu nome estava lá. E estava! Como ficaram felizes em saber que alguém que parecia apenas administrar e cuidar da gestão de coisas e instituições estava atento a pequenas características pessoais.
    É isso, não precisa de muito para fazer o bem.

    ResponderExcluir
  2. Pois e', Deize. Nao e' tao complicado fazer a diferenca na vida de alguem...
    Obrigada por compartilhar com a gente essa experiencia. Que nos sirva de inspiracao!

    (desculpe-me a ausencia de acentos e sinais... estou usando um teclado diferente, num computador diferente... e eu nao sei onde estao as coisinhas aqui... rs)

    ResponderExcluir
  3. A humildade que nos faz tratar o próximo como um igual, nos ajuda a ter empatia, nos faz ver que o próximo também precisa de atenção, que tem problemas, que um sorriso faria bem, ou que apenas um "bom dia" simpático pode e faz diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Pamela. O orgulho nos atrapalha demais...

      Excluir

O que você acha?