quarta-feira, 24 de junho de 2015

A 3ª LEI DA TERMODINÂMICA

A 3ª LEI DA TERMODINÂMICA
(Por Eduardo Santos)

Certa vez, eu estava em uma aula aprendendo sobre as Leis da Termodinâmica. Era uma daquelas matérias que você ouve, se encanta, mas não entende quase nada. Para esclarecer um pouco, a Termodinâmica é um ramo da ciência que estuda a variação de grandezas físicas (temperatura, pressão e volume) macroscopicamente.

Voltando à história da aula, era o dia no qual o professor havia determinado que falaria sobre a 3ª Lei da Termodinâmica. Na aula anterior, ele tinha comentado que, quando fosse falar sobre o tema, provaria se Deus existe ou não.

Esclarecendo, mais uma vez, a Lei da qual falamos neste dia trata do grau de organização das moléculas em uma amostra gasosa. Ela diz que o grau de desordem dessas moléculas tem um valor mínimo quando a amostra alcança o zero absoluto da temperatura, ou seja, valor zero da escala Kelvin.

Sei dizer que saí indignado pela falta de respeito demonstrada pelo professor, mas fui assistir a sua aula seguinte assim mesmo. Durante a aula, ele explicou que alguns haviam tentado alcançar o valor citado de temperatura, mas tinham fracassado. Alguns chegaram próximo de alcançá-lo, mas o zero mesmo, não há registro nenhum.

Já que estamos falando sobre gases... De acordo com a teoria cinética dos gases, numa amostra composta por moléculas gasosas, toda a energia contida nela é de ordem cinética; em outras palavras, de movimentação das moléculas. Com isso, dizer que se deseja atingir o zero absoluto é dizer que se pretende retirar toda a energia de movimento das tais moléculas.

Gastei um tempo maquinando sobre o assunto e a resposta veio um ano depois enquanto voltava pra casa em pé num ônibus lotado. Meu professor estava certo! Conforme Paulo falou em Atos: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.(Atos 17:28).

Paulo deixou claro pra mim que Deus é a energia motora de sua criação. E, para estar completamente sem ela, é necessário estar completamente sem Deus. Logo eu me lembrei de um outro verso: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.(Salmos 139:7-10).

Deus é Onipresente, está em todos os lugares! Minha indignação havia passado; agora, eu esboçava um sorriso no rosto.

________________________________
Referências:

1-    A Terceira Lei da Termodinâmica. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/VictorSaid/teorema-de-nernst-terceira-lei-da-termodinmica>. Acessado em: 28/05/2015.
2-    Ciências dos materiais Multimídia. Disponível em: <http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=15&top=272>. Acessado em: 28/05/2015.
3-    Leis da Termodinâmica. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/leis_termodinamica.htm>. Acessado em: 28/05/2015.

2 comentários:

O que você acha?